sábado, 27 de abril de 2019

A minha revolução


Resolvi ir a Valinhos de Fátima comemorar o meu dia 25, acompanhada de mais duas amigas. Uma é católica mas não conhecia aqueles frondosos terrenos, onde se diz terem ocorrido as duas das aparições feitas aos pastorinhos. A primeira em 1916, do Anjo de Portugal (ou Anjo da Paz) e a segunda, da Virgem no dia 19 de Agosto de 1917
A outra amiga é ateia, mas tem o espírito aberto característico das mulheres que são muito inteligentes. Talvez por isso, não é a primeira vez que me acompanha porque, diz, o silencio do local lhe retempera a alma.
Faço esta visita normalmente duas vezes por ano. Uma entre o fim de Abril e o principio de Maio e a segunda quase sempre em Novembro. O ritual não se altera, vá sozinha ou acompanhada. 
Chego a Fátima e vou à Tia Alice almoçar e dar-lhe um beijo. A Tia Alice é uma senhora dona de um espaço de restauração belíssimo, de quem eu gosto muito e que, creio, também gosta de mim. Depois, vou à cozinha cumprimentar todos os que preparam aqueles maravilhosos repastos.
Terminada a refeição sigo, então, para Valinhos, onde fico a tomar consciência de mim, de quem sou e do que posso fazer para ser melhor. Perco muito a noção do tempo, naquele imenso manto de verde, onde até o silêncio se pode ouvir. Da ultima vez segui, o caminho da Via Sacra. Este ano escolhemos o caminho da Loca do Anjo, que é mais curto.
Voltei refeita por dentro e por fora. E contente com o que fiz do meu dia 25 de Abril. É que acredito cada vez mais que as revoluções mais importantes se fazem por dentro. Foi o caso!

HSC

8 comentários:

João Menéres disse...

Nunca fui a Valinhos...
O carro vai até perto ?


Melhores cumprimentos.

Virginia disse...


Só uma pergunta, Helena.
Será que as pessoas agnósticas e inteligentes têm de ser abertas no que se refere ao "milagre de Fátima"? Preferia ir a outro local para retemperar forças e para me conhecer a mim própria : Serralves, por exemplo...ou ao Gerês. O comércio de Fátima sempre me chocou, mesmo quando era crente fervorosa. Agora que já nem no Menino Jesus acredito, custa-me cada vez mais ver a lavagem ao cérebro que a Igreja exerce neste caso. Mas é claro que a sua Amiga gosta de estar consigo. Para isso não precisa de ser muito inteligente, penso eu.

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro João
Não deixe de lá ir. Fica a 5Km de Fátima, é considerado um centro de forte energia geodésica e não tem nada que ver com a Fátima que conhecemos. Tem dois caminhos lindíssimos com imagens todas brancas, sem qualquer adorno. O da Via Sacra tem uma imagem por cada estação, é difícil de se fazer porque é a subir com a trilha muito asseada entre um imensidão de oliveiras com caules velhíssimos. Uma paz total sem qualquer ruido.
O outro caminho mais curto e também muito bem tratada é da Loca do Anjo e é também belíssimo. Se puder não deixe de lá ir. Faz muito bem à alma!

Helena Sacadura Cabral disse...

João
O carro vai até mesmo ao principio dos caminhos. Vá com tempo e suba até onde conseguir. Por norma se vou almoçar faço sete estações.

Anónimo disse...

Helena
A primeira vez que fui a Valinhos fui a seu conselho há alguns anos. Numa das vezes vi-a lá e parecia feliz. Estava sozinha.
Sempre que lá torno, lembro-me de si e fico-lhe grato. Ajudou-me muito a superar a morte da minha mulher. É tempo de lhe dizer obrigado pela sugestão que me deu!

Pedro Coimbra disse...

Não é a Fátima comercial, é a espiritual.
O meu pai foi durante muitos anos o contabilista das Irmãs que têm aí a sua base.
E sim, tem toda a razão, a verdadeira revolução começa e acaba em nós mesmos.

João Menéres disse...

Muito obrigado pelas informações, HSC !
Mas com esta idade já me custa imenso tais caminhadas,
Ainda por cima, há um dedo do pé que me impede de tentar.

Mas registo as indicações para os filhos o fazerem.

Melhores cumprimentos.

Isabel disse...

Numa altura em que a vida parecia ter se esquecido de mim fiz esse caminho com meninos da igreja onde dava catequese.Hoje ainda me lembro do quanto fui feliz ali e de como a vida voltou a lembrar se de mim.Estou viva e cada vez mais crente.Bem Haja D Helena