quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Política de A a Z


Pedro Correia foi e é, manifestamente, alguém que gosta de política. E arriscaria até dizer que “acredita” nela. Como se pode deduzir, estamos perante o oposto da autora destas linhas. Felizmente para nós que é um homem culto e se interessa por muitas outras coisas e mundos.
O seu último livro POLÌTICA DE A a Z, é uma espécie de glossário sobre a matéria, escrito de parceria com Rodrigo Gonçalves. Na sua badana fascinou-me, logo, uma frase de Jorge Luís Borges, que jamais esqueci, porque me identifico inteiramente com ela.
De que se trata? Da resposta dada pelo escritor ao seu colega Mario Vargas Llosa, quando este lhe pergunta o que é para ele a política. A resposta veio incisiva e directa: “é uma das formas do tédio”!
O livro, que vai da Abstenção ao Zé Povinho - ou seja todos nós -, consegue a façanha de percorrer, sem falhas, todo o jargão político conhecido, sem sequer lhe faltar a célebre “gerigonça”, sempre atribuída a Paulo Portas, mas cuja paternidade pertence, de facto, a Vasco Pulido Valente que a criou num momento de particular inspiração.
Eu que li o livro porque sou amiga do Pedro, só posso aconselhar a sua leitura. É que se eu, que sou nula no assunto, aprendi com gosto várias coisas, que prazer não irá ele provocar em quem seja um adicto na matéria?!


HSC

5 comentários:

Virginia disse...


Acabei de ver ontem uma série magistral sobre os meandros da política - esta a nível autárquico. Gerard Depardieu é o principal suspeito e só ele vale a série inteira, mas está muito bem acompanhado. Fascinante, mas "degueulasse" ( não encontro equivalente em português. O Netflix é fantástico para variar da televisão convencional.
Isto tudo para dizer que concordo inteiramente consigo no sentimento que nutre pelo tema. O que não quer dizer que não compre o livro.
Mas dou graças a Deus por nenhum dos meus filhos ter alguma vez pensado em flliar-se num partido. Saem ao Pai e ainda bem.

João Menéres disse...

Ficarei atento quando for a uma livraria.
Se mo sugere...

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Que bela surpresa me pregaste, caríssima Helena. Um abraço muito grato e reconhecido. De A a Z.

PC

Anónimo disse...

Gosto do P

P- Paulo Portas

Anónimo disse...

Gosto do M

Miguel Portas