segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A ajuda da geringonça !


Durante muitos e muitos anos não tive casa própria. Acabei por tê-la contra vontade. Mas ao adquiri-la obedeci aos critérios dos especialistas, procurando uma que fosse virada na sua maior parte para sul a fim de poupar energia e tendo alguma vista. A vista foi muito relativa e sol de pouca dura, com uma construção clandestina no prédio da frente, que me deixa apenas ver uma parte do que via. Por estes dois factores e um lugar de garagem paguei, para a época, um balúrdio. 
Depois de me divorciar, decidi divorciar-me da casa também. Mas aí, veio o muro das lamentações dos dois filhos em uníssono, que encaravam ser possível, depois da minha ultima viagem, partilharem a casa. Sempre me pareceu pouco provável, mas eles insistiam que era possível dividi-la de forma independente e manter comum salas e cozinha. Quem era eu para falar de utopias, quando estava perante dois mestres?!
Assim, mantive, a contra gosto, esta casa que é sem dúvida, muito bonita, porque foi arranjada com muito sacrifício, mas com o maior carinho. O IMI nos últimos anos quase dobrou, as despesas de condomínio aumentaram, os condóminos iniciais ou venderam ou alugaram, e o pequeno prédio tornou-se, para mim, muito caro. 
Eis senão quando a geringonça me veio dar a mão e me disse que se eu queria ter sol - que antes me tinham aconselhado para ajudar energeticamente o país - então iria correr o risco de pagar até mais 20%, só de sol, já que o terraço é cobertura do prédio. Estava encontrada a solução contra a qual, agora, nem filho nem netos se pode opor, ou seja, a venda do andar, antes que tomem conta de toda a minha reforma. 
E com a venda, alugo um T2 em Campo de Ourique, o meu velho sonho, e deito fora metade das minhas tralhas que só existem para decorar uma vida que já não é a minha. Eu sabia, tinha mesmo a certeza que este novo governo havia de governar bem. Está provado, apesar do Dr Marques Mendes, ontem, quase ter estragado o meu plano, ao dizer que a determinação era ilegal por lhe faltar a consulta aos municípios!

HSC

Em tempo: Lembrei-me agora se o governo terá pensado no que significa ter vista e um terraço no inverno? É que sol e vista vão à vida e o terraço dá um trabalhão para o escoamento de águas não entupir com a queda das folhas...

22 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou a pensar seriamente ir morar para ao pé de um cemitério e o governo que me faça a troca.Tem a obrigação já que quando comprei o meu andar não estava o "sol no pacote".
Sempre prefiro ter por companhia as almas PENADAS e pagar menos,do que ficar neste com sol e transformar - me numa alma DEPENADA.
Será que ter vista para o céu e ver as estrelas qualquer dia também leva com taxa.
LES MISERABLES!
Pedro

Anónimo disse...

Eu estou a pensar seriamente ir morar para ao pé de um cemitério e o governo que me faça a troca.Tem a obrigação já que quando comprei o meu andar não estava o "sol no pacote".
Sempre prefiro ter por companhia as almas PENADAS e pagar menos,do que ficar neste com sol e transformar - me numa alma DEPENADA.
Será que ter vista para o céu e ver as estrelas qualquer dia também leva com taxa?!
LES MISERABLES!
Pedro

Anónimo disse...

Smile...just smile...cause the deram is inside you.

https://youtu.be/Yko8iLJPG2o

:-)

Anónimo disse...

Mimoso lar.
Maria

Virginia disse...



Não deixe de vender a sua casa, se não a acha adequada para si. Liberte-se das ideias dos outros, mesmo sendo filhos, e faça o que lhe der na real gana. A minha Mãe viveu dez anos a mais num apartamento do Restelo que comprou caríssimo e nos ultimos anos, sentia-se a pessoa mais só e infeliz do mundo, pois não tinha senão árvores à volta e nem sequer conseguia ir sozinha a Algés, de que ela gostava muito.

Vim viver para o Campo Alegre por causa da minha filha - andares altos nunca mais - mas ainda tenho saudades do apartamento que deixei ao meu filho mais novo com uma vista sobre metade do Porto e mar a toda a volta. Todos os dia se vêem pores do sol sobre o mar naquela casa...tenho pena.

Faça o que entender, seja o IMI aumentado ou não!! E viva ONDE gosta.
A propósito, essa varandinha é linda......

Anónimo disse...

O sol quando nasce não é para todos! Uma boa opção, alugar ao invés de comprar.

João Menéres disse...

Sem comentários à Geringonça !
Miseráveis !!!

Dalma disse...

Tinha a vaga ideia de já nos ter dito que se mudara para Campo de Ourique! Se calhar li mal e nessa altura era só a sua intenção.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Drª. Helena não se admira de a Associção Nacional de Municípios ter
ficado calada, se por lei, tinha direito a ser ouvida?
A verdade é que o IMI é um imposto que dá o dinheiro às Câmaras
Municipais e todas querem mais dinheiro.
Quanto a vender a s/casa se é esse o seu desejo concretize-o.
Os meus cordiais cumprimentos.
Irene Alves

Arakné disse...

Por acaso não é pagar até + 20% de IMI, mas sim o aumento de até 20% de um dos vários itens de um dos vários parâmetros de que decorre uma avaliação patrimonial do imóvel: "localização privilegiada" / "eficiência energética", ... não creio que tal se possa traduzir em um aumento de 20% no valor a pagar no total
do IMI. Modesto contributo que vale o que vale!...

Anónimo disse...

* Dream.

:-)

Anónimo disse...


Helena
Impressionante como inventam impostos, num país com sol já não se pode ter uma casa com sol. E no inverno quando não há , vão baixar o IMI por causa da chuva?!
É a maneira mais fácil de retirar dinheiro sem fazer muito alarido, há muitas pessoas, incluíndo idosos que vão pagar sem saber o que estão a pagar.
Se reparar na descrição da fatura da água já existe tanta taxa, um roubo. Antes ainda tirava as ervas do meu passeio, deixei de o fazer a autarquia que o faça, as minhas contribuições são para isso.
Vejo que já decidiu vender a casa, caso não consiga vender e pense em alugar, a taxa do IRS sobre as rendas é de 28%, é dose.

Carla



Fatyly disse...

Agora são estes mas outros que estivessem fariam a mesma coisa...ó se faziam.

Com o anterior milhares perderam as suas casas, alguns com penhoras devido a dívida às Finanças e conheço dois casos que deviam tão pouco...minha nossa.

Vieram estes e o "jotinha" que colocou o sol e vistas, deveria estar com uma soneira ou à procura de Pokémones:)))

Nunca tive casa própria, levei com os aumentos da nova extraordinária/magnífica/eficaz lei do arrendamento e com isso outros milhares perderam a casa e viraram caracóis (de trouxas às costas).

Se a Geringonça funciona mal, o Tanque de Guerra anterior não era menos nocivo e nunca acertou uma.

Resumindo e concluindo: estão todos anestesiados pelo feito da bola, pelos banhos e sol das férias e pouco incomodados com os fogos porque a história repete-se todos os anos e como sempre quem mais sofre?

Enfim...para mim já não acredito nos políticos e como sempre Portugal pára em Agosto e a nível da função pública a coisa fica a funcionar ao relantim.

Goze a vida, faça o que melhor achar antes que estes ou outros que venham taxem a gargalhada e o sorriso...ui...ui:))))

Um bom dia

Anónimo disse...

Oh Sra.D. Maria Helena vá dar banho ao cão!

Anónimo disse...

🌷

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma
É para lá que irei viver. E sim já tinha uma casa em vista, mas o proprietário. à ultima hora resolveu dá-la à filha que engravidou.
Retornei ao inicio e é uma das zonas onde é mais difícil encontrar casa. Continuo a procurar...

Dalma disse...

Campo de Ourique é um bairro muito simpático! Acho que é mesmo um bairro no sentido antigo da palavra, daqueles em que a vizinhança ainda dá pela falta, quando as pessoas estão uns dias sem aparecer!

Helena Sacadura Cabral disse...

Fatyly
Nunca me ouviu ou leu a tecer elogios ao governo anterior. Bem pelo contrário. E quanto a este tenho-o poupado bastante porque quero que ele dure muito e esteja até ao final da legislatura!

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 15h 35
Não tenho cão. Mas se tivesse decerto que lhe daria banho. Como espero que faça com o seu!

Anónimo disse...

Ah,como eu tenho saudades da Caranguejola...e mais do que esta saudade é a vontade da sua presença.De vê-los lindos e formosos,os bons meninos.
Agora arde tudo...o país,o dinheiro,a saúde,
É verdade!Parabéns á Ponte Salazar pelo seu aniversário.Tchim!,tchim!
JG

Fatyly disse...

Sim a sua postura é sempre igual a si própria e louvo-a por isso. Falei do anterior, como poderia falar do anterior, do anterior do anterior, do anterior etc, etc, lá muito para trás:) e não tome isto como um ataque pessoal porque sempre soube separar as águas.

Agora temos o inferno do fogo e há quantos anos existem relatórios, estudos e mais estudos? Milhões deitados na fogueira...culpa do actual governo, do anterior, do anterior do anterior etc e tal.

Uma palavra de apreço única e exclusivamente a TODOS OS BOMBEIROS!

Receba um abraço sincero e respeitador

Anónimo disse...

É assim mesmo!
Na velhice temos direito a simplificar tudo.
Também eu perdi um r/c de 2 ass em Campo de Ourique.
Mas não desisto da ideia. É, sobretudo, um bairro friendly e plano (o que é bom para não darmos quedas nas calçadas very typical, mas más para nós. E tralha temos demais.. Ligações afectivas a casas e tralhas também já chega..
Saúde, muita, para si e sorte em descobrir o tal apartamento em Campo de Ourique, onde há tudo, até pessoas simpáticas.