domingo, 19 de julho de 2015

A dimensão da tragédia


Com surpresa, na posse do seu novo governo, vejo Tsipras sem o seu habitual sorriso nos lábios. E vejo, também, os ministros gregos a tomarem posse com juramento perante a Igreja Ortodoxa, ao contrário do que, há uns meses, pela primeira vez acontecera.
As interpretações poderão ser múltiplas. Mas foi a minha vez de ficar triste e perceber bem a dimensão da tragédia.

HSC

10 comentários:

Anónimo disse...

É, não tenhamos dúvida, um péssimo momento para a Grécia e para os gregos, diante de uma humilhação ditada por uma Europa sem chama.
Os alemães, grandes impulsionadores desta tragédia, ainda não se libertaram de outra humilhação, quando em 1919 foram enxovalhados pelo Tratado de Versalhes.
Cumprimentos, estimada Helena.

Anónimo disse...

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Os-80-bilhoes-que-a-Grecia-precisa-estao-na-Suica-u226-e-sao-gregos-/6/34011
MP

M.Ferreira disse...

Olá,
Quando estudava, quando fiz teatro amador, sempre que se falava de "Tragédia" a palavra "grega" estava sempre ligada.Mas, eu especialmente, via sempre como coisa do passado.Nem me passava pela cabeça poder assistir a esta - ao vivo!
Sim, porque nas costas dos outros, vemos as nossas.
Tsipras perdeu o sorriso e tem razão para isso. Por cá ainda não, mas seria bom que o sorriso fosse verdadeiro e não irónico!
Também estou triste e vamos aguardar a sua real dimensão.

Um abraço,

Anónimo disse...

A dimensão da tristeza é a tristeza não ter dimensão.Por isso venho pedir-lhe para não ficar triste e ligar o seu televisor no canal 1 - RTP pelas 18h horas e por momentos esqueçer as tragédias e vibrar com a nossa grande equipa de futebol de praia que está na final e joga hoje com o Tahiti.
Felizmente que o jogo não é a horas trágicas como tem infelizmente acontecido até que se dignem mudar isto.
Oiça o Hino de Portugal e sinta a alma e o coração dos nossos guerreiros a lutar contra as "floresdo Tahiti"por uma medalha de ouro.
Por Portugal e com a Nossa Selecção rumo á Vitória.Sorria que o verde é a nossa esperança.
Sempre Juntos! Que hoje seja um dia grande para Portugal.
Fãs de Portugal e do Sporting
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚

Dalma disse...

O Le Monde de 16 de Julho trazia um artigo de uma página inteira sob o título
" Des comptes bien peu orthodoxes: alors que l'Etat grec, ruiné, est sommé de pratiquer une fiscalité rigoureuse, les richesses de l' Eglise restent intouchables"

Depois de ler o artigo conclui que pouco sabia sobe o passado de 200 anos da Grécia, sim porque a Grécia moderna só tem mesmo esses anos! Fiquei também a saber que o poderio da Igreja Ortodoxa é imenso, aliás é um estado dentro de outro estado! A Constituição grega, sic "la Constituition est écrite au non de la Trinité sainte, consubstantielle et indivisible!!
Acrescento ainda, porque li no mesmo artigo, que não obstante toda a riqueza da Igreja Ortodoxa, quem paga os salários e pensões de todo o clero é o Estado grego!!!

Imagino que a HSC sabe isto tudo, ao contrário de mim e de com certeza a grande maioria dos que a lêem ...

Portanto, e para concluir, não é de admirar o sorriso amarelo do Sr. Tsipras!!

Anónimo disse...

E Portugal é Grande e temos os Melhores do Mundo.
Sensacional a alegria desta modalidade que com grandes sacrifícios alcançou a Taça Mundial
Parabéns Portugal - Somos Campeões - Somos os Maiores.
Hoje o dia é nosso Heróis do Mar...Orgulho Orgulho Orgulho.
💚❤️
Fãs de Portugal

João Menéres disse...

DALMA

Eu, pelo menos, não sabia...
Agradeço a informação.

TERESA PERALTA disse...

Quanto a mim, uma palhaçada… No entanto, "tudo", incluindo o Referendo, serviu para inaugurar a sua vitimização. Não podemos esquecer que, em todos estes anos, nunca cumpriram grande parte das medidas impostas e que dificilmente este estado se vai inverter, quer através do sistema instalado quer através do novo governo, que precisava de um chefe bem diferente.
Pena, mesmo muita pena, tenho eu, dos mais pobres, os "desgraçados", aqueles que, em boa verdade, não chegam a ter voto sobre nenhuma matéria.
Beijinho :)

Anónimo disse...

Heróis do Mar e principalmente da areia.Bonito.
André

Anónimo disse...

Os Gregos precisam é de umas aulas com o nosso governo.Temos bons políticos.E sabem sorrir apesar das tragédias pessoais.
Se calhar também andou por lá um Sócrates e sua trupe,digo eu e não só.
José Gonçalves