sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O leitão, essa iguaria!



Aproveito quase sempre as viagens que faço por esse país fora com vista a sessões de autógrafos,  para ir descobrindo as maravilhas gastronómicas que possuimos e que começam, felizmente,  a ser divulgadas e conhecidas por esse mundo fora.
Há um ano, numa sessão de autógrafos nos CTT de Coimbra - onde acabei por conhecer um blogger de Lisboa de quem vim a tornar-me amiga - havia de ter uma conversa sobre leitões com o Luis Costa dos CTT de Leiria. Ele defendia uma casa e eu defendia outra. Acabámos por aprazar um almoço, para que eu comprovasse que a dele concorria com a minha, que já era conhecida de ambos.
Pois bem, foi ontem a almoçarada que contou, entre outros, com a presença do vice presidente da Junta de Freguesia de Santa Eufémia/Boa-Vista, Paulo Felício, em representação própria e do seu Presidente, ausente no estrangeiro. É uma pessoa encantadora e que me deu a imagem de um poder autárquico próximo das populações.
Começaram por chegar umas batatinhas às rodelas, finíssimas, como aquelas que, antes, fazíamos em casa. E, logo a seguir, um inesquecível leitão, já cortado com sabedoria, em pedaços pequenos que satisfaziam tanto os que gostavam de costela, como os que gostavam da carne mais alta. A pele, em crosta, fazia lembrar o pato lacado. O tempero, esse, era divino. Tudo impróprio para o colesterol e tensão alta. Deitei às urtigas um e outra e servi-me por quatro vezes, sem qualquer cerimónia, tal a iguaria. A acompanhar, um vinho frutado da região, pareceu-me ótimo. 
Calculo que já estejam a querer saber onde se come esta preciosidade. Aqui vai. Foi no Café Centro - a tradição em leitão - na Rua Nossa Senhora das Dores nº120, na Boa-Vista/ Leiria, a cinco quilómetros da cidade e com o telefone 244 724 824. É preciso reservar porque ali não se guarda leitão de um dia para o outro. Quando acaba, não há mais!
Para culminar, Paulo Felício, teve a gentileza de me surpreender com uma embalagem de "letchero" para o jantar, que fez as minhas delicias e deve ter contribuido de modo expressivo para o meu arredondamento.
Moral da história. Estou como o Marco Paulo. Ou seja, fiquei com dois amores, o que, convenhamos, para alguém que que gosta de ser fiel, não dá muito jeito...

HSC

13 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Muito obrigada pela informação.
Pena que fique um bocado longe,
mas se tiver oportunidade irei
até porque gosto muito de leitão.
Bj.
Irene Alves

Virginia disse...

Dantes ia sempre comer leitão com a família no dia de Natal na viagem que fazíamos do Porto para Lisboa. Era um ritual, que infelizmente acabou com a morte da minha Mãe e o fim das nossas idas à capital nesta época.
Íamos sempre à Meta dos Leitões na Mealhada, onde já tinha ido frequentemente aquando da nossa passagem pela Sertã durante dois anos.
Só de ler o seu post fiquei com água na boca....as batatinhas...o pão...o vinho ....e o leitão ( gosto mais das costelinhas), é tudo maravilhoso. Agora no Porto já há leitão em muitos locais, mas não tão especiais!!
Não se preocupe com as calorias...há acepipes que nunca engordam ;-)

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! Virgínia as costelitas são também a minha perdição!

Anónimo disse...

...uma batatinhas...
Gralhas

Anónimo disse...

Ele há leitões com muita sorte!
Quem me dera ter nascido leitão para ser "devorado" por quatro vezes por si...

Coelho

Anónimo disse...

Confirmo a sua preferência. Já fui lá 2 vezes e é realmente maravilhoso.
MT

Helena Sacadura Cabral disse...

Coelho
Eu seria muito indigesta se fosse devorada!

Anónimo disse...

Será? Não creio?Mas,como prevenido que sou,tenho sempre Eno á mão. :-)))
Acho que o leitão "devorado" por si deve estar felicíssimo.

Coelho (gato)

bea disse...

Pode sempre ser fiel ao leitão já que o degusta em cada um dos amores:))

CF disse...

Devido a este seu post, estive quase a ir comer leitão... :)

Anónimo disse...

...para o colosterol...

Gralhas(com carinho)

Anónimo disse...

Gosto mais de leitoa. Muito mais saborosa (com batatinhas al dente).

Anónimo disse...

Há acepipes e....alcipes.
Entre os dois, venha o diabo e escolha .