De acordo com o noticiado pelo Finantial Times, a Alemanha quer que a Grécia abdique da soberania sobre as decisões orçamentais, transferindo-a para um “comissário do Orçamento” da Zona Euro, para que Atenas receba um segundo resgate de 130 mil milhões de euros.
Alguém tem dúvidas de que esta posição é a antecâmara da saída da Grécia da zona do euro?
HSC
1 comentário:
Ou seja, para a Alemanha a Soberania da Grécia vale 130 mil milhões de Euros. A mesma Alemanha que se esqueceu de ressarcir a Grécia após a II Guerra Mundial (em muitos milhões de USD à época), que ela, Alemanha, tinha destruído, a mesma Alemanha que hoje é também um produto da Antiga Civilização Greco(-Romana). Uma Alemanha que está aos poucos a tentar reconquistar o que adquirira (e veio a perder) por via militar, hoje pela via economico-financeira? Uma Alemanha que, hoje, já vai tendo pouco em comum com a nova Alemanha que Adenauer ajudou e bem a reconstruir?
Será esta Alemanha de hoje um resquício da velha Prússia, o único país que até hoje foi extinto por decreto, após a derrota da Alemanha em 1945, por decisão daquelas mesmas Forças Aliadas?
Quero crer que esta Alemanha é conjuntural e que tal como a França de Sarkozy deixará, em oportunas eleições, de existir. Há, na Alemanha de hoje, gente que acredita na Europa - que sabe que sem ela, não terá razão de ser, política, economica, cultural e socialmente.
A Grécia não vai fraquejar. E a Alemanha vai ter que mudar de atitude. Oxalá prevaleça algum bom senso. Tenho, ainda, alguma, esperança.
Um muito oportuno Post!
P.Rufino
Enviar um comentário