sábado, 14 de janeiro de 2012

Manobras concertadas

Afinal aconteceu aquilo que muitos já anunciavam como possível. A agência de notação "Standard & Poor's" baixou o "rating" da França que, assim, perdeu o chamado "triplo A". Outros países europeus, nomeadamente Portugal, também viram descer as suas respectivas notações.

O mais grave de tudo isto, é que pode estar seriamente comprometido o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. O que se traduziria numa péssima noticia para Portugal.

Esta sentença da agência de notação, parece-me, nesta altura, uma manobra da libra e do dólar contra o euro... De facto, não deixa de ser estranha uma tal decisão em vésperas de uma reunião na qual a salvação do euro se poderia vir a decidir.

E quais poderão ser os países mais interessados em que isso se não dê? Não tenho teorias conspirativas mas, para além dos tradicionais especuladores - pouco interessados na estabilidade do euro -, creio que a Grã Bretanha e os EUA não devem ter lamentado muito o que se passou...

HSC

6 comentários:

Alcipe disse...

Sinceramente julgo que se deve mais à acção interessada de agentes não estatais, isto é, os especuladores financeiros, do que a uma manobra programada, que acabaria por voltar o feitiço contra o feiticeiro. Mas não sei...

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro Alcipe acredita que estas agências são totalmente alheias aos movimentos especuladores?
Não acha estranho que isto aconteça nas vésperas de uma reunião que poderia salvar o euro?
Quais são os países mais interessados em que isso não aconteça?
Não serão os EUA e a Grã Bretanha?

Alcipe disse...

"Cui prodest scelus, is fecit" dizia o Séneca.

Talvez tenha razão, Helena.

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena:

Concordo plenamente consigo. O Reino Unido foi sempre, em primeiro lugar, aliado dos EUA; os britânicos foram sempre "desconfortavelmente" europeus. Para quando agências de notação europeias fortes ou para quando um jogo em que elas percam o impacte? Há desde 2008, decididamente, uma guerra aberta ao Euro. Ah, De Gaulle, De Gaulle…

Raúl.

Julia Macias-Valet disse...

No passado sábado, a Clara (6 anos) passeava de mao dada com o pai quando de repente lhe perguntou :

- "Papa, il est très grave que la France ait perdu son triple A ? "

Este é o mundo que deixamos às nossas crianças ! Cheio de angustias e de preocupações...

patricio branco disse...

todos com ar de fartos, cansados,aborrecidos, com cara de não saber que mais inventar