sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Bela e o Paparazzo

Gosto de uma história divertida. Gosto muito do António Pedro de Vasconcelos. Como pessoa e como realizador. Conheço-o ha muitos anos. Até já trabalhámos juntos num seu Curso de Cinema, onde eu leccionava Guionismo e Escrita Criativa. Estivemos sempre do mesmo lado da barricada.
Este intróito explica o que vou escrever. Fui à ante estreia do seu último filme, "A Bela e o Paparazzo". Só ele é que me arrastaria a um destes happenings em que luzes e passadeira vermelha fazem parte obrigatória do decor.
Um dos meus infantes, que adora cinema, mesmo a meio da discussão do Orçamento de Estado (O.E), com imenso esforço, também deu lá uma saltada. Mas fomos por separado, como é hábito, para evitar a foto familiar. Tanto eu como ele, fugimos de ser apanhados, em pose, juntos. O outro facilita mais. Para piorar este lado privadíssimo, um dos meus netos também entra no filme e... estava lá.
Enfim, uma verdadeira saga, recheada de surpresas e, sobretudo, de uma chuva de telefonemas para o infante por causa do malfadado O.E. Ou, dito de outro modo, um fita privada num filme público. É a minha vida...
Vamos ao último. É uma comédia deliciosa, tipicamente portuguesa, cheia de ritmo, com actores muito bons e muito bem dirigidos. É o retrato de uma certa geração que todos conhecemos e por quem o realizador mostra bastante compreensão e, até, ternura. Com Lisboa, lindíssima, em pano de fundo e numa excelente fotografia.
António Pedro sabe fazer filmes de que todos podemos gostar. Não os faz para um circuito fechado. E, não menos importante, sabe contar uma história. Sem jamais se colocar no pedestal do realizador de "filmes de autor". Felizmente. Vão ver porque se divertem muito e o cinema nacional merece!

HSC

5 comentários:

Raúl Mesquita disse...

I shall follow the tip, Helena. Raúl.

mike disse...

Sabe contar uma história, sim senhora. E a Helena sabe escrevinhar como poucos.

mike disse...

Voltei aqui para lhe dizer que gostei do fio de prumo.

Anónimo disse...

muito boa noite,

o filme parece-me interessante! o facto da personagem principal ter o meu nome entusiasma-me, é raro encontrá-lo numa personagem de cinema :) e tenho curiosidade quanto ao nuno markl (que tem a sua graça) e, principalmente, acho o ivo canelas brilhante. foi acima da média no call girl... também esse um bom filme: tenho mesmo muita pena por ter sido, na minha modesta opinião, publicitado duma maneira que, infelizmentem não mostrou o que o filme realmente valia... o call girl era bem mais do que parecia, tinha uma mensagem envolvida muito mais forte do que aparentava à primeira vista... e principalmente no trailer, que era bastante redutor, no meu entender.

creio que fiquei de lhe responder: o livro de cozinha que a minha mãe tem seu é, salvo erro, 'a minha cozinha': mas não será certamente o primeiro. :)

Mariana de C.

Anónimo disse...

ME 2, querida "sogra"... só de a ler já me estou a rir! A saga familiar é divina! Viva Portugal!! Ainda é a " sagrada" família que nos vai salvar a todos! Parabéns pelo blogue e pela dedicação, quero copiá-la em tudo mas faltam-me as forças! A Nora intemporal LOPA