terça-feira, 12 de abril de 2016

O joelho


A semana passada uma dor instalada num joelho há mais de dois meses levou-me ao hospital. O meu relacionamento com estas instituições é delicado. Num morreu-me um filho. Noutro o outro filho esteve entre a vida e a morte. Num terceiro uma grande amiga havia de falecer. 
Assim, há anos que apenas os frequento para ver amigos ou familiares, e o estado em que de lá saío não é, por norma, de grande alegria.
O meu neto mais velho havia sido operado a uma anca há quatro meses e nessa semana seria operado à outra para corrigir dois defeitos congénitos.
Foi, portanto, a pior altura para eu me meter a tratar de mim, tanto mais que a minha anja protectora não podia estar presente.
Da dor do joelho resultaram uma ressonância, uma série de radiografias e uma densitometria óssea, para além de variadíssimas e variadíssimas análises. Salvou-se o enfermeiro que me tirou o sangue sem eu dar por isso e que era um bonitão com idade para ser meu neto.
Resultado descobriram-me uma série de imperfeições e o médico, logo à partida, disse-me que teria de abater 6 quilitos. O resto seriam tratamentos e mais exames que farei na próxima semana.
Estão a ver no que pode dar uma mulher decidir saber porque é que lhe doi o joelho?!

HSC

21 comentários:

João Menéres disse...

Uns lanches a menos com as amigas, digo eu...
E um poucochinho de dieta, também digo eu...

Que melhore e que o joelho se porte bem, são os meus votos.

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

🌹🌹🌹

Anónimo disse...

Pois Dra Helena quando lá vamos queixar-nos de uma descobrem-nos 50 doenças. É a vida. As melhoras.
Teresa Silva

Cristina Moura disse...

Queridíssima amiga(permita que assim a trate,pois a sinto como tal)

Não podia deixar de lhe dar umas palavrinhas,nesta situação que está a passar.
Compreendo bem o estado emocial com que sai dos hospitais,como compreendo!
Quanto ao problema do seu joelho e dos exames,não há-de ser nada de cuidado,se Deus quiser e creio que Deus quer!
Há alturas, em que por um motivo ou por outro,vamos adiando aqueles exames e análises de rotina que deviamos ter feito há uns bons tempos,e por mim falo,e um pequeno "susto" pode ser benéfico,afim de evitar algo mais grave.
Receba um beijinho com muito carinho

Cristina

Unknown disse...

Senhora Dra. Helena Sacadura Cabral,

Os joelhos e os "quilitos a mais" não são compatíveis, mas vai correr tudo bem!

Tenha uma boa noite
Nadir Azevedo

Anónimo disse...

Forever Young - You are

http://youtu.be/Z30ZP0AoAdU

:-)

Virginia disse...


Já há uns 15 anos que sofro do joelho direito. O peso é vital, na altura emagreci 6 kgs, mas mesmo assim nunca fiquei bem. Já fiz duas artroscopias, n sessões de fisioterapia e mesmo assim, tenho sempre algumas dificuldades em andar.
Talvez a fisioterapia lhe faça bem....é sempre agradável, acho eu.

ss melhoras.

Anónimo disse...

Hand in hand.

A

Anónimo disse...

Dama de Ouro

Como se fosse um pintor
Quero pegar sua dor
Que bate que nem tambor
E transformá-la em flor
E com todo o meu ardor
Devolver-lhe a cor
Para fazer furor
Com o seu belo esplendor
E tão nobre amor
Nas notas de um cantor
Ou na poesia de um actor

Gralhas ( com insônia)

Anónimo disse...


Helena
As rápidas melhoras, os kilitos a mais também agravam as dores.
Miminhos do infante e anja não curam mas ajudam.

Abraço caloroso
Carla


Anónimo disse...

O meu pai sempre disse que se deve evitar os médicos a todo o custo.
Entramos no consultório com uma dor e saímos com 5 doenças desconhecidas. As melhoras.
Beijinhos
Inês

maria isabel disse...

É por isso que se diz que a ignorância é amiga da felicidade.Mais vale não se saber do que ter a certeza que está tudo mal.
Estou a brincar,claro. Espero que se resolva tudo bem e rapidamente.
Abraços e as melhoras.Cuide bem da sua saúde, precisamos muito dos seus escritos
Maria Isabel

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Essa dor de joelho, pelos vistos, é bem pior do que a "dor de cotovelo" eh eh eh eh
Desejo-lhe breves melhoras, Dra. Helena!

Anónimo disse...

__bjo*____*bjo*___*bjo*_____*bjo*bjo*bjo*______*bjo*bjo*bjo*
_*bjo*___*bjo*____*bjo*____*bjo*_____*bjo*____*bjo*_____*bjo*
_*bjo*__*bjo*_____*bjo*___*bjo*_____________*bjo*
_*bjo*_*bjo*______*bjo*____*bjo*_____________*bjo*_
_*bjo*bjos*_______*bjo*________*bjo*bjo*________*bjo*bjo*
_*bjo*_*bjo*______*bjo*____________*bjo*______________*bjo*
_*bjo*__*bjo*_____*bjo*___*bjo*_____*bjo*__*bjo*_______*bjo*
_*bjo*___*bjo*____*bjo*____*bjo*____*bjo*____*bjo*____*bjo*
_*bjo*____*bjo*___*bjo*______*bjo*bjo*_________*bjo*bjo*

Kiss Day

:-))

Sandra disse...

Desejo que tudo lhe corra bem.Um beijinho especial no «dia do Beijo».

Dalma disse...

HSC, para quem gosta de cozinhar, não vai ser fácil! Que eu saiba, os chefes cozinheiros nunca são magros!

Anónimo disse...

Desejo a sua rápida recuperação.As melhoras.
Maria

Helena Sacadura Cabral disse...

Caros comentadores
Muito obrigada pela vossa simpatia e atenção. Bem hajam!

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Arnica, garra do diabo e frankincenso em gel combate a inflamação e alivia a dor aguda e crônica. Este trio de plantas são consideradas uma boa terapia complementar para doenças inflamatórias crônicas, como artrite e artrose. A arnica de qualidade - Garra do Diabo/Devil’s Claw- Olíbano/Frankincense gel é usado para o tratamento externo e recebe-lo móvel em nenhum momento. Ele regenera e estimula a circulação, absorve rapidamente, não quente e tem um cheiro agradável de ervas. Ácido Hilaurônico: Injeções com ácido hilaurônico ajudam a aliviar a dor. Os componentes do ácido hilaurônico são semelhantes aos componentes do líquido sinovial.
www.infoescola.com/anatomia.../liquido-sinovial/
Condroitina e glucosamina para dores nas articulações ...
Tratamento Conservador das Lesões de Cartilagem | Dr ...
tirico.com.br/cartilagem/tratamento-conservado

www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/condroitina-gl
Lama vulcânica Lama vulcanica
Propriedades: É excelente no combate da acne, cravos, acúmulo de gordura, pele oleosa, rugas, sardas. Possui grande capacidade de absorção e troca de temperatura Estimula e equilibra o metabolismo celular ativando a circulação sanguínea e reestruturando a pele.
Aplicações: Utilizada para a desintoxicação da pele e do corpo, e para aliviar sintomas de dores de reumatismo e artrite. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular.
http://quintadasplantas.blogspot.co.uk/2013_11_01_archive.html

Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu preciso. (Salmo 73:26)
Li algures, que a fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível: Há momentos em que nos sentimos frágeis, sem forças e com pouca alegria para viver. É difícil termos motivação se a saúde não é aquilo que esperamos e as dificuldades/desanimo nos atormenta. Mas nem sempre estamos sós nas nossas batalhas. Temos a Deus e aqueles que verdadeiramente nos amam (os ausente e os presentes). Quando temos pessoas que não nos esquecem em ocasiões como estas, sentimos vontade de lutar e reconfortar-nos.
Santuário de Nª Sra. d'Aires, em Viana do Alentejo.

Dra. Helena Sacadura Cabral, no seu coração de mae, avo e amiga, há uma fonte de esperança, amor e jovialidade que jamais terá fim. Enfin! No seu coração ‘HUMANO’ há uma fonte de esperança que jamais terá fim. Agarre-se à e vida com todas as forças e faça da sua fé uma chama viva. Você é uma pessoa forte que não desiste facilmente nas suas lutas. Se mantiver uma atitude positiva de sempre, Em breve você perceberá que esta fase foi passageira e acabara por terminar.

Os meus sinceros desejos de rápidas melhoras.!

Maria Isabel