segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ainda o JPMorgan


Segundo o Wall Street Journal, as perdas do JPMorgan estão relacionadas com uma operação específica deste banco, que tinha como objectivo protege-lo do risco na Europa.
Foi pensada por Ina Drew, directora de investimentos que trabalhava há trinta anos para aquela instituição, que é, em termos de activos, o primeiro banco norte-americano.
Na quinta-feira, Jamie Dimon, director executivo do JPMorgan, assumiu ter perdido nas últimas seis semanas, mais de 2 mil milhões de dólares em transacções de mercado. Este valor ainda poderá aumentar devido a investimentos de risco em derivados de crédito.
Ina Drew apresentou, por várias vezes, em Abril, a sua demissão. Contudo ela só seria aceite agora, depois de conhecidas os crescentes prejuízos. Outra possível baixa será a de Bruno Michel Iksil, operador francês do JPMorgan na capital londrina, conhecido como "a baleia de Londres" ou "Voldemort", um dos bruxos de Harry Potter.
Admite-se que a saída de um dos braços direitos de Dimmon, possa significar um volte-face na posição de poder de uma das mulheres mais influentes de Wall Street.    


HSC

1 comentário:

Irundina disse...

Como economista, qual é a sua opinião sobre esta demissão?
Válida ou apenas um bode expiatório?