sábado, 11 de setembro de 2021

Sentimentos

Já aqui vos contei que a pandemia me havia permitido descobrir - é o termo justo - alguns aspetos meus que estavam, ainda, bem escondidos. Lembro-me que durante o período em que fiz análise, o meu médico me ter dito que, quando ele a desse por terminada, eu iria progressivamente lobrigar em mim aspetos dos quais eu nem me dava conta. Tinha razão.

Com efeito, ou a pandemia mudou muito a sociedade em que vivo, ou eu tive a tal oportunidade rara de me olhar de forma algo diversa. Felizmente, isso foi muito claro no ultimo ano e meio. E acabou por ser completamente confirmado, com o "retiro aberto" que fiz esta semana, com o Cardeal Tolentino e que versou sobre as "crises" por que todo o ser humano passa para recomeçar.

Os que convivem mais de perto comigo, pressentem essa diferença, mas não a sabem clarificar. Dizem-me "estás diferente , mas não sei explicar o que é"! E eu respondo que é muito cedo para eles compreenderem, a fundo, a minha transformação, e que um tempo virá, apesar do pouco tempo que me possa restar, em que eles irão perceber a força que acontecimentos exógenos podem ter sobre nós.

Ainda não é o tempo. Ainda não senti que, sem uma explicação, os amigos deixariam de me entender. Mas, creio que esse tempo virá, antes do meu acabar!

HSC

6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Os chineses têm uma dimensão e noção de tempo muito diferente da nossa.
Que se reflecte no comentário de Zhou Enlai quando lhe pediram para analisar a Revolução Francesa.
"Só passaram duzentos anos, ainda é muito cedo para análises."
Devemos aprender um pouco desta sabedoria confuciana.
Tenha uma semana muito feliz

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Pedro Coimbra
Tenho dois amigos que seguem essa prática religiosa. E confesso-lhe que me surpreende sempre o rigor com que vivem essa prática. Há bastante tempo que me interesso por conhecer outras religiões e já vou tendo uma pequenas luzes sobre budismo.

Anónimo disse...


Dra Helena fiz um curso so0bre as a interligação entre as várias religiões e confesso-lhe que aprendi imenso. Para quem seja ateu ou agnóstico, então, o curso seria de grande utilidade.

Sebastião

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Friends for ever ... God bless you

https://youtu.be/gJj0GXBSaYs

Ghost

Anónimo disse...

Dama D'oiro

S
U
P
E
R
C
A
L
I
F
R
A
G
I
L
I
S
T
I
C
E
X
P
I
A
L
I
D
O
C
I
O
U
S

:-)))