segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Memórias

Como reagir quando, passados trinta anos, uma pessoa que nos magoou muito, nos quer pedir perdão? Pedir perdão não é a mesma coisa do que pedir desculpa. De facto, pode perdoar-se algo, continuando a considerar que o gesto que se perdoa se mantém indesculpável.  

Aconteceu recentemente comigo e, a minha primeira reação, foi nem sequer admitir falar sobre o assunto. Mas perante a insistência, pensei com a cabeça e não com o coração. Este não desejava ser importunado, com algo que o tinha magoado.. A razão entendia que se alguém se queria redimir de alguma coisa, eu deveria permitir essa possibilidade e escutar o que importava que me fosse dito. Demorei meses a tomar a decisão racional, tentando não esquecer o que, na época dos acontecimentos, também tinham sido atitudes de grande estima.

Este domingo, por razões várias, veio-me à mente, a luta interna que tive de travar para aceder ao tal pedido de perdão e a sensação com que fiquei depois de o conceder. Por formação, o perdão é algo que faz parte dos valores em que acredito. Se assim não fosse, não poderia ser católica. Mas também é verdade que, não sendo santa, há traições que me custam a deglutir. Prefiro pensar que a pessoa não existe e não me deixar dominar por sentimentos negativos.

Pois bem, só ontem, domingo, é que tive a consciência plena do perdão que havia concedido há um ano. Mas senti-me tremendamente aliviada. O detonador continuava a existir, mas já não tinha qualquer força. Não retomei a relação no ponto em que a cortei. Não seria possível, nem eu o desejava. Mas deixou de me incomodar que tivesse acontecido e permitiu que eu pudesse relembrar os momentos de alegria que também então vivi!

HSC

10 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gostava que tivesse sucedido comigo
e que eu pudesse ter agido de forma
a ter a possibilidade de escrever um
texto idêntico ao seu. Infelizmente
não aconteceu!!!
Foi bom ter sucedido consigo e ter
resolvido asituação como resolveu.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

João Menéres disse...

Depois de ler o que conta e tudo o que reflectiu e decidiu, HSC, creia que fiquei mais consciente sobre o "PERDÃO".

Muito obrigado.

Pedro Coimbra disse...

Não gosto nada de dar a outra face.
Mas também procuro não me agarrar a sentimentos negativos.
Nessas situações o melhor é mesmo seguir em frente sem dar grande importância à pessoa ou aos acontecimentos que motivaram a zanga.

Fernanda Martins disse...

Drª Helena
o seu texto fez-me lembrar o quanto nesse aspecto sou parecida consigo, relativamente a quem nos atraiçoa.No entanto teria a mesma atitude que a senhora teve.Nunca tinha feito nenhum comentário, mas tenho muito apreço pela senhora.Muita saúde

Sandra disse...

Boa noite,
O meu avô costumava dizer que se uma pessoa nos incomoda, não se deveria falar dela. Mas por vezes tal não é fácil, ficam memórias que quase parecem presenças…mas se alguém quer pedir perdão, aceitemo-lo, não por essa pessoa, mas por nós.
Cumprimentos
Sandra

Anónimo disse...

https://youtu.be/24N0atFxtNY

Anónimo disse...

https://youtu.be/24N0atFxtNY

Anónimo disse...

https://youtu.be/24N0atFxtNY

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Menina Leninha

Assim concede o Zé ...
Perdão,com coração,tem perdão!
Perdão,com manipulação,não tem perdão!