sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

A falsidade na politica


A internet possibilita-nos o que há de melhor e de pior no mundo. Hoje recebi uma mensagem que atribuía ao nosso Cardeal Tolentino de Mendonça uma declaração de natureza politico partidária que, para quem o conhece, só poderia ser falsa. Fiquei tão indignada que lhe mandei a mensagem. Minutos depois, tive a resposta não só da confirmação da falsidade da noticia, como tive conhecimento de que a mais dois altos representantes da Igreja, acontecera o mesmo. E enviou o link respectivo:

https://agencia.ecclesia.pt/portal/portugal-declaracoes-de-cardeais-portugueses-sobre-eleicoes-presidenciais-sao-falsas/

Que a esquerda ou a direita se sirvam de um homem como Tolentino de Mendonça para atacar a Igreja já será uma heresia. Mas que se sirvam do respeito e funções que o mesmo merece, para lhe atribuir declarações que visam um determinado partido, revela bem a natureza da política em Portugal. É tão baixo e tão vil o acto, que só lhe dou publicidade, por denegrir um membro da Igreja à qual pertenço, um homem que tem honrado Portugal como erudito que é e, enfim, porque se trata de um amigo ao qual devo o sentido da palavra "aceitar" e arriscaria dizer "perdoar".

Só faço um pedido. Que todos aqueles que acreditaram numa alarvidade desta natureza, façam tudo o que esteja ao seu alcance para que a verdade seja reposta. 

HSC

14 comentários:

Anónimo disse...

É uma VERGONHA!

João Menéres disse...

Postei o desmentido no meu blog às 20:07.

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Acredito que é a própria extrema direita a lançar estas notícias falsas e a fazer a encenação de falsos distúrbios de rua, na campanha, para se vitimizar e para acusar outros candidatos perante a opinião pública.

Conceição Pereira disse...

Boa tarde Dra. Helena. Já conhecia essas notícias falsas, pelo menos a 4 membros da Igreja. Desconfiei logo de tudo isso, e já li o desmentido. Aliás esse desmentido foi também feito na TV. Repudio tudo que são notícias falsas.Mas as redes sociais vieram mostrar o que o ser humano tem de mau. Desejo um bom fim de semana apesar do tempo.

Anónimo disse...

Ainda bem que o padre Tolentino de Mendonça não se pronunciou sobre nenhum dos candidatos. Não que eu alguma vez tenha regido as minhas opiniões políticas pelo que dizem os padres...

Silenciosamente ouvindo... disse...

Vale tudo drª. Helena!
Estamos a lidar com pessoas sem escrúpulos...
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...

Recebi o suposto comentário de TM porque, embora não seja crente nem praticante, os amigos sabem que gosto de TM, um ser humano excecional.

Fiquei na dúvida, porque o líder do Chega se afirma estrategicamente como MUITO cristão, mas o que afirma, o modo como se comporta, e o programa do dito partido mostram inequivocamente o contrário ...

Mas não dei muita importância, nem enviei a ninguém.

Agradeço o seu esclarecimento.

Mas será que a Igreja tem sido neutra ao longo da história?

De modo nenhum, sempre foi conivente com as direitas.

Rodrigo

Anónimo disse...

Eu não concordo,mas não me choca. Quando certo candidato diz num debate que se deviam cortar as mãos, é o quê??? Aceitável pela Igreja? Não foi isso que me ensinaram.

Anónimo disse...

Senhora,quando o seu coração ficar partido...Let It Be...

https://youtu.be/NjCJ2lRnBQg

Ambrósio

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Em noite de resultados e comentários aos resultados eleitorais, que bom e pedagógico, como é costume, ouvir e ver aquele senhor que é o seu filho Paulo. O Miguel Sousa Tavares, igualmente qualificado, culto e inteligente, já é definitivamente antigo, frente ao seu filho. O mesmo assunto, tratado por um e outro, são duas gerações de grandes jornalistas. E assim é de facto. Ainda bem que os escolhidos esta noite para estarem connosco foram eles e, em rectaguarda, Rui Moreira e Medina.
Muita saúde para si e para o seu filho e todos os seus. Que falta nos faz a todos o Miguel, que me ensinou a apreciar devidamente o nível do irmão Paulo.

Pedro Coimbra disse...

Já não é só má-fé, é algo que o recato e a boa educação me impedem de dizer.
Boa semana

Anónimo disse...

o vigarista diz que o seu partido é formado pelas «pessoas de bem» (é demais!), as mesmas que «cortariam as mãos aos ladrões» (se forem pobres claro, porque os ricos mesmo que ladrões, são «pessoas de bem» para este aldrabão).
e o que fariam eles aos aldrabões?!
toda esta manipulação e embuste é tão grave como a covid-19.
é muito grave e desolador.
não me chocaria se Tolentino M se manifestasse, acho mesmo que deveria manifestar-se, o papa muitas por várias vezes já o fez.
eles não vivem numa redoma.

Helena Sacadura Cabral disse...

O Pap como sabe pronuncia-se sobre os grandes problemas da Humanidade. Não sobre este ou aquele indivíduo que diz ser cristão. Aliás há vários católicos em partidos de esquerda. Nem Deus o partido os exclui.Tolentino de Mendonça sempre expressou posições como teólogo e poeta. Como cidadão que te uma posição de alto membro da Igreja, julgo que faz bem em unir e não em dividir, com opiniões pessoais que podem ser tomadas como posições da Igreja