sábado, 13 de julho de 2019

Mudar de vida


Há já algum tempo que me andavam a convidar para participar de uns Pequenos Almoços denominados "Breakfast Girls Just Wanna Have Fun" que se realizam mensalmente, sob inscrição, num grupo criado no Facebook pela jornalista Sandra Nobre. Impedimentos de agenda só agora tornou possível essa ida, num dia desta semana.
Foi uma experiência muito curiosa. Na minha geração, mudar de vida, de estado ou de profissão, era pouco frequente, para não dizer inaceitável, quando aplicado ao mundo feminino. E, quem, como eu, o fez no dealbar dos 30 anos, sabe bem do que fala.
Surpreendentemente, uma parte das 14 mulheres que ali estavam reunidas, eram mais novas e foram a este encontro por vontade própria, para falarem das razões porque o haviam feito. E eu tive a nítida sensação de como  as mulheres se souberam transformar nestas duas ultimas décadas.
Não foi só o acesso ao mundo do trabalho, a independência financeira, as quotas ou a pílula libertadora. Foi tudo isso, mas foi muito mais. Foi, sobretudo, a tomada de consciência de si próprias, dos sonhos que nem sempre podem ser partilhados, enfim, de que "ser" e "existir" não são a mesma coisa, embora a sociedade nos empurre a considera-los como tal.
Na orgânica de uma cidadania consciente e à semelhança do que se já faz noutros países, estes grupos de reflexão existem, são ouvidos e têm um legítimo poder representativo. Possivelmente, até já existirão entre nós, outros que não conheço. 
Se assim for, dêem-se por favor, a conhecer, contem o que fazem e porque o fazem, já que não serão só as mulheres a agradecer. É o país que fica mais enriquecido!

HSC

4 comentários:

João Menéres disse...

Parabéns por ter participado, HSC !
Sinal de confiança e juventude.

Melhores cumprimentos.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Muito interessante. Desconhecia.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...

Como é possível alguém ter essa sua vitalidade? Faz-me sempre lembrar um escritor de quem ambos gostamos muito, o Jean D' Ormesson. A senhora e ele são pessoas que bebem a vida com alegria e prazer, apesar dos desgostos que já possam ter tido.
Como eu gostava de ser assim, de apreciar todas as pequenas coisas que me acontecem ou me rodeiam!

Tiago

Helena Sacadura Cabral disse...

Tiago
Nem sempre se nasce assim. Às vezes também nos transformamos. No meu caso a genética deu u jeito. Os Sacadura são gente habituada a vencer dificuldades...