quarta-feira, 22 de agosto de 2018

E os 400 euros diários?


Agora que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) pretende ter acesso a dados que lhe permitam ficar a par de levantamentos em dinheiro acima de 50 mil euros, uma das medidas do novo plano estratégico de combate à fraude, não seria também de rever a determinação do máximo de levantamento de 400 euros por dia?
Esta importância, datada de há uma série de anos, representava um poder de compra muito diferente daquele que tem hoje. De facto, basta pensar as razões pelas quais ela foi tomada para avaliar da sua desactualização.

Posso estar a ser muito pessimista, mas julgo que estas medidas de controlo da vida económica privada pouco atingem os que visam atingir – que sabem sempre como contornar a lei – e acabam, na maior parte dos casos, a fragilizar a classe média, que vive do seu trabalho. Oxalá me engane!

HSC

4 comentários:

Sandra disse...

Oxalá esteja enganada. EhEh! Mas, infelizmente,não me parece.
Beijinhos, muitos.

Pedro Coimbra disse...

Acredita que não sabia da existência desse limite diário de levantamentos?
Viver fora de Portugal às vezes faz-nos descurar estes pormenores.
Que até pode revelar-se importantes quando aí vou.

Anónimo disse...

No seu último parágrafo estou plenamente de acordo, pois "ele há tantas formas de matar pulgas"...Quanto ao máximo de levantamento diário de 400€, entendo que esse limite tem que ver, sobretudo, com possíveis burlas no âmbito do cartão, limitando assim prejuízos mais avultados.

Os meus cumprimentos,

Anónimo disse...

Nem duvide, isto é p'ra controlar o zé povinho, os amigalhaços vão poder continuar a levantar os milhões (roubados) à vontade.