quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A sujidade inexplicável

Lisboa era um oásis em Agosto, antes desta horda de turistas virem minimizar as dívidas que temos. Hoje tive a triste ideia de renovar passaporte e bilhete de identidade - que, infelizmente, passou a ser cartão de cidadão - o que me obrigou a deslocar ao Chiado e à Av. da Liberdade. 
Má decisão, a minha, está de ver.
No Chiado andei verdadeiramente aos encontrões com a "turba" militante. que parava em todo o lado para fotografar nem se sabe bem o quê, desde pessoas a lojas. O chão era um nojo de pastilhas elásticas, copos de plástico e latas de bebidas. Felizmente a aragem sempre ajudava a afastar o cheiro a suor dos corpos que transportavam pela mão, maletas de rodas como se fossem crianças. Enfim, um espectáculo só complementado pelos indigentes de mão estendida, sentados na calçada.
Esbaforida saí dali, a pé, para a Avenida da Liberdade. Esta não devia ser limpa há muito tempo, a avaliar pelo monte de folhas mortas que cobriam inteiramente os passeios, levantando imenso pó e provocando quedas que podem ser graves, sobretudo para crianças e idosos.
Quando cheguei a casa, enfiei-me num duche, tal a noção de sujidade que tinha agarrada a mim. E nem quero pensar que terei de voltar a este périplo para levantar os documentos solicitados.
A Lisboa tranquila de Agosto, pela qual tanto ansiava, não existe mais. Tenho dela uma saudade imensa. E até quase adivinho que quando tiver partido, a língua oficial, muito possivelmente, já não será o português...

HSC

5 comentários:

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Senti o mesmo a semana passada! A Baixa e o Chiado, porcos e cheios de pedintes!Concordo com a reabilitação dos edifícios, mas com tanto lixo,quase que nem se nota. Em certas zonas,o chão está negro de sujidade! Lixo...uma tristeza. Para a semana vou ao Porto,vou reparar como está. Quando regressar vou enviar um e-mail para a C.M.L.Eu voto,exijo a Cidade onde nasci Limpa.

Anónimo disse...

Lisboa a cidade dos passeios sujos e das avenidas cheias de folhas !
É de lastimar que durante a temporada de verão, com o imenso calor , cheio de turistas , sejam eles nacionais ou estranjeiros os passeios das nossas ruas se encontrem tão sujos, as pedras das calçadas têm um tom muito duvidoso no que diz respeito a limpeza !
Não bastava isso agora temos a Av da Liberdade perigosamente cheia de folhas secas ! estava sentada num banco da Av. acabei por assistir à queda de uma criança que escorregou nas folhas caiu de costas bateu com a cabeça no chão ! Foi um milagre o miúdo não ter partido a cabeça ou pior !
Não dá para perceber onde andam as pessoas responsáveis pela limpeza . Não era hora de almoço, eu não vi nenhum funcionário de limpezas da rua !
Às vezes vejo um a trabalhar e o outro ao telemóvel, outras vezes vejo um andando pensativamente a fazer o seu trabalho ... mas desta vez não vi ninguém!
Realmente é de lastimar ! Acho que os nossos funcionários das limpezas das ruas deveriam ir a Londres para aprenderem e perceberem que a limpeza tem que ser executada correctamente .
Compreendo bem o que descrevem sobre a limpeza na nossa linda cidade de Lisboa, estou plenamente de acordo .

MPR

Anónimo disse...

É isso mesmo. Estamos a ser invadidos aos poucos...

Anónimo disse...

Aprecie a serenidade do Mar de Agosto que canta com gosto.

https://youtu.be/e3lYlq_p6hY

:-)