sábado, 2 de junho de 2018

À espanhola



Aproveitando os efeitos da sentença do caso Gürtel, o bonitão Pedro Sánchez, que vinha perdendo terreno nas sondagens, lançou mão de uma moção de censura que lhe permitiu, com alguma facilidade, chegar a Primeiro-Ministro de Espanha.
Apesar de apenas ter 84 dos 350 deputados do parlamento espanhol, os socialistas conseguiram reunir o apoio de um total de 180 votos, que incluem os representantes do Unidos Podemos (Extrema-esquerda, 67), a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, separatistas, nove), o Partido Democrático e Europeu da Catalunha (PDeCAT, separatistas, oito), o Partido Nacionalista Basco (PNV, cinco),o Compromís (nacionalistas valencianos, quatro), o EH Bildu (separatista basco, dois), e a Nueva Canarias (nacionalista, um).
Albert Rivera, por seu lado, desesperou por não ter havido eleições, já que todas as sondagens lhe davam o primeiro lugar. Mas, na política como na guerra, há o velho ditado de que quem com ferros mata com ferros morre.
Sanchez e a difícil solução que forjou estão longe, creio, de revelarem gabarito e unidade suficientes para enfrentar os melindrosos problemas que têm pela frente. Veremos, por isso, até onde conseguirão chegar. Porque, convém lembrar, esta espécie de geringonça espanhola nada tem, felizmente, a ver com a nossa...

HSC

6 comentários:

Anónimo disse...

"Guardado está o bocado para quem o há-de comer" (…)

Pedro Coimbra disse...

Começam a aparecer os derivados da "geringonça".
E pensar que essa solução foi imaginada por Jerónimo de Sousa ("O PS só não será Governo se não quiser").
Tempos modernos.
Boa semana

Silenciosamente ouvindo... disse...


Vai ser realmente muito difícil governar sem

que haja novas eleições. Teremos que aguardar

para ver.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

Para mim são ambas uma porcaria.

Dalma disse...

Tanta coisa tem acontecido sem a HSC nos ajudar a refletir sobre elas!!

Anónimo disse...

Sim... A portuguesa tem mestrado em manigâncias.Como ficou o caso do roubo do material de guerra de Tancos?
É só um exemplo.