sábado, 27 de janeiro de 2018

Igreja: O Papa e o Padre Tolentino (16)

Muitos terão lido a notícia. Mas aqui fica o registo, para quem possa não o ter feito. O "meu" Padre Tolentino vai orientar em  Ariccia, perto de Roma, os Exercícios Espirituais da Quaresma para o Papa Francisco, que têm inicio agendado para 18 de Fevereiro e conclusão prevista para 23 do mesmo mês.
O tema escolhido foi o "Elogio da sede", que abrangerá dez meditações, descritas abaixo, as quais dão uma ideia do que possa vir a constituir a vivência deste período tão especial na vida da Igreja Católica, do seu Papa e dos fiéis. Assim, serão abordados as seguintes questões:

1. Aprendizes do assombro
2. A ciência da sede
3. Percebi que estava com sede
4. Esta sede de nada
5. A sede de Jesus
6. As lágrimas contam uma sede
7. Beber da própria sede
8. As formas do desejo
9 Escutar a sede das periferias
10. A bem-aventurança da sede

Vale a pena dizer quem é Tolentino de Mendonça. Trata-se de um jovem que foi ordenado padre aos 24 anos e se doutorou em Roma na área da Teologia Bíblica. Torna-se professor e investigador das disciplinas bíblicas na Universidade Católica, da qual virá a ser Vice Reitor. 
Poeta, ensaísta e tradutor, tem mais de duas dezenas de livros publicados e é colunista residente do semanário Expresso. Para além deste currículo, é actualmente o responsável pastoral da Capela do Rato em Lisboa e foi o primeiro director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que tem como um dos principais objectivos o diálogo da Igreja com o mundo da Arte e do pensamento contemporâneo. Possui vários prémios literários e é Comendador da da Ordem de Sant'iago da Espada.
Vale ainda a pena lembrar - para aqueles que acreditam -, que a Quaresma, tempo de preparação para a celebração da morte e ressurreição de Cristo, começa na quarta feira de Cinzas, a !4 de Fevereiro e termina na tarde quinta feira Santa, a 29 de Março próximo.
Tenho para com o Padre Tolentino uma dívida de vida. Sem o seu apoio, dificilmente teria aguentado a morte do meu filho. Mas, e talvez mais importante que tudo, sei e sinto que enquanto cá ficar, estarei sempre sob a sua proteção.

HSC



7 comentários:

Anónimo disse...

O Padre Tolentino faz mais pela Igreja do que muitas sumidades juntas!

Tété disse...

Querida Helena, tenho andado fugida por razões várias entre elas a colocação do meu filho numa unidade de saúde de uma aldeia perto de Lisboa onde tenho uma casa. Assim sendo e enquanto ele lá esteve andava cá e lá pois sempre sabe bem um apoiozinho pontual. Com a minha tia institucionalizada as visitas são também duas vezes por semana e o tempo que sobra tem sido pouco. Venho aqui visitá-la de vez em quando mas não tenho comentado pois acho sempre que tudo o que nos conta merece comentários atentos. Agora, já de regresso, ao chegar aqui deparei-me com esta notícia que me encheu de alegria pois ela vem, mais uma vez, confirmar o grande valor, em todas as vertentes, do Padre Tolentino. Tenho o prazer e a felicidade de o conhecer de perto desde os seus primeiros anos na Igreja de Santa Isabel e é de alma e coração que lhe desejo as maiores felicidades em mais esta etapa que sairá certamente muito mais valorizada com a sua prestação. Para si aqui deixo o abraço amigo do costume.

Anónimo disse...

Que grande alegria esta noticia me dá. Só quem tem a sorte de conhecer o Padre Tolentino e apreciar o ser humano que ele é pode avaliar o que este desígnio representa.

Anónimo disse...

Ainda acredito que Deus existe e, se tal acontece, é porque a Igreja tem no seu seio pessoas como o Padre Tolentino, que tanto tem aproximado e promovido o diálogo inter religioso.

Anónimo disse...

🌷

Pedro Coimbra disse...

Tolentino de Mendonça, Anselmo Borges, Frei Bento Domingues, acima de todos o ser humano excepcional que é o Papa Francisco, fazem-nos bem a nós que somos crentes.
Mas também fazem bem aos não crentes que os escutam, aos crentes de outros credos que os querem ouvir e abraçar.
Boa semana

Anónimo disse...

Helena
Leio sempre as crónicas no expresso, tiramos de lá sempre algum ensinamento, as suas palavras sabem onde tocar.
Há pessoas que não sendo terapeutas o são sem saber ou sabem, por isso tem uma forma especial de ver o mundo e do que o rodeia .

O seu "padre" também um pouco nosso deve estar contente por esta bonita homenagem, devemos dizer as palavras em vida e não póstumo, esta aprendi já tarde.

Abraço forte
Carla