domingo, 31 de julho de 2016

A consciência tranquila



"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." 
                                 
                                              Guimarães Rosa

Quando toda a gente sai da cidade para férias, eu entro no meu período de felicidade, com a capital por minha conta. Este fim de semana tinha tanto trabalho meu e do novo escritório, que nem a bica pude tomar ao ar livre, sentada na esplanada da Cristal.
Mas o trabalho administrativo tem que se fazer e eu não quero o meu filho ocupado com esse tipo de preocupações. Logo, qual formiguinha, tratei de pôr os dossiers todos em dia e quando me fui deitar nem sabia de que terra era.
Tomado o duche noturno, enfiei-me em vale de lençóis e peguei num livro que ando a ler . A primeira frase que me surgiu, foi a que acima reproduzo. Pousei-o em cima do peito e fiquei a pensar em quanta verdade ela continha.
Fiz, por isso, uns minutos de meditação. E hoje, acreditem, acordei como nova, com o livro ao meu colo, no mesmo lugar. Quer isto dizer que, não tugi nem bugi durante o sono. Abençoados sejam Deus e a minha consciência!

HSC

Hoje há receitas

14 comentários:

João Menéres disse...

Um justo sono reparador.

Melhores cumprimentos.

Silenciosamente ouvindo... disse...

E que assim possa continuar - pois merece.
Os meus cumprimentos
Irene Alves

Anónimo disse...

🌷

artnis disse...

Perdoe-me, qual é o significado de ... "bugi"!?

Anónimo disse...

O sonho foi bom,só pode...
Francisco

Helena Sacadura Cabral disse...

Vem do arcaico verbo bugir que significa mexer, movimentar-se.
É usado na expressão " não tugi nem bugi" que significa que a pessoa ficou "muda e queda". Ou seja não falou nem se mexeu.
Na minha terra usa-se ainda com alguma frequência e eu continuo a usá-lo. Sou velhota, por isso, lembro-me de expressões de que gosto mas a maioria não conhece...

Anónimo disse...

(cont.) conheço ainda um outro verbo, "Bulir"que também caiu em desuso e significa "mexer,tocar, movimentar-se". Talvez tenha a mesma origem de "bugir".
A nossa Língua é muito colorida, rica e expressiva, com os seus vários cambiantes e regionalismos. Faz bem em os cultivar para que não se tornem num arcaismo...
Mas aqui o que interessa deveras mesmo :) é que teve um sono tranquilo a ler o Guimarães Rosa de que tanto gosto.
Uma boa semana!E continue assim nessa azáfama que tanto a preenche!
A.

Anónimo disse...


Helena
Há sonos que nos deixam renovadas, após um dia de cansaço.
Posso saber que livro está a ler?
Levei-a comigo nas férias, terminei o Amor é Díficil,gostei muito. Numca pensei que existisse tantos desencontros, encontros, estórias que nos fazem pensar. O amor é mesmo díficil, o mais fácil é o outro, o amor incondicional.

Carla

artnis disse...


Cara Senhora,

grato pelo tempo que dedicou à resposta e a sua excelente explicação. É como diz, a maioria não conhece. Antes de a questionar estranhei o desconhecimento da 'Infopédia' e do 'Priberam'. Ao chegar a casa vou procurar na Diciopédia e no velhíssimo Dicionário Torrinha, ainda do tempo de meu pai.
Velhota !? ... Não se deixe enganar pelo Cartão de Cidadã (!?!) :-))

Quem ri à gargalhada, com tanto gosto e tal brilho no olhar, como a Senhora faz, não envelhece.

Helena Sacadura Cabral disse...

Carla
Leio sempre dois livros ao mesmo tempo. E volts não voto caio nos meus poetas preferidos como Guimarães Rosa e Eugénio de Andrade.
Mas o que agora estou a ler, de um académico que sigo há muito, Jean D'Ormesson, chama-se "Je dirai que malgré tout que cette vie fut belle". É muitíssimo bom!

Anónimo disse...


Helena
O título apelativo, interessante.Fiz uma pesquisa parece-me um livro com ensinamentos de vida.Gostava de o ler mas não em francês, confesso que não é o meu forte.
Já há algum tempo, que aplico a filosófia de vida conforme frase abaixo, para isso foi preciso treino, uma aprendizagem com literatura e profissional. Interiorizar teorias, aprendi a controlar a mente, e não deixar que ela me controle. Saber que o é benéfico para o nosso dia a dia. Tudo coisas que nos fazem viver a vida com outro sabor, apesar das adversidades, com estas ferramentas conseguimos melhorar significamente a nossa vivência.

Je me souviens du passé avec désinvolture. Je prépare l’avenir avec une sorte de nonchalance. Je ne vis que dans le présent ».
Jean D'Ormesson pagina 26

Carla

Anónimo disse...

Na minha terra diz-se "não tugi nem mugi", mas vai dar ao mesmo.
Cumprimentos

Anónimo disse...

:-)


:-)

Cristina Moura disse...

Querida Helena

Só para desejar uma ótima semana!

Grande beijinho