quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Na acalmia

As noticias sobre as presidenciais vão deslizando para dar lugar ao futebol, ao orçamento, às surpresas bancárias, enfim, ao quotidiano. A política pura e dura continua nos bastidores, mas  já não nos entra pela casa dentro. É uma fase de acalmia que permite ir vendo algumas boas séries que andam por aí.
Por mim, sempre que posso oiço a Paula Moura Pinheiro, que continua a divulgar um Portugal que muitos desconhecem. É um gosto ouvi-la.
Estava a seguir a série Terapia que nos vinha revelando excelentes actrizes e um Virgílio Castelo no seu melhor. Mas, por algo que não percebi ainda, os dois últimos episódios pareceram-me a deslizar no conteúdo.
Continuo no Fox Crime a seguir atentamente o inspector Morse e seu ajudante Lewis, de que estou a gostar bastante.
Fora isto "zapeio" pelos noticiários e vou mudando logo que eles vão para os "frente a frente", agora com caras novas, ou quando começam a relatar as desgraças que vão pelo mundo, desde a India até à Europa.
Não vejo telenovelas, mas vejo teleculinária e no momento acompanho, com alguma regularidade, uma senhora muito agradável, simples e bem disposta, que tem um programa intitulado Os Segredos da tia Cátia. Felizmente não nos fala de cátedra, não aparece como chef e mistura as receitas com ensinamentos para recuperar objectos.
Por fim, quando me preparo para ir dormir, vejo e oiço o Mezzo que é quase sempre uma dádiva divina e a receita ideal para bons sonhos. Vantagens, portanto, do período de acalmia que sopra sobre as nossas cabeças!

HSC

13 comentários:

Paulo Abreu e Lima disse...

A série a que se refere protagonizada por Virgílio Castelo não será "Terapia", Helena? Não precisa publicar...

Anónimo disse...

Mezzo :-) estamos na mesma onda

:-)

Anónimo disse...


Helena
Também vejo os programas com a Paula M.Pinheiro muito bons.
Não conheço a Utopia com Vígilio Castelo, não será a Terapia?
A terapia é série que vejo sempre, os actores são excelentes, a jovem paciente Sofia ontem fez um papel mágnifico. Poderá ouvir no RTP1 Play os episódios. Os segredos da Tia Cátia em que canal dá e quando?
No dia a dia cozinho coisas simples, à base de grelhados, cozidos,sopa numca falta, ao fds tenho mais tempo capricho mais.
Gosto de cozinhar.
Depois da terapia, é com um livro que termino a noite.

http://www.rtp.pt/play/p2200/terapia

Carla

Anónimo disse...

Paula Moura Pinheiro a não perder.Gralhas aprecia

Gralhas

Virginia disse...

Verifico que os seus gostos são bem semelhantes aos meus. Não sou muito apologista de séries portuguesas, mas dizem que Terapia ( terá confundido com Utopia??) é boa. Ainda não me tentou. Continuo fiel ao Lewis, mesmo no papel de coadjutor do grande Morse. As histórias às vezes são macabras, mas ontem, por exemplo, era bem interessante! Guerra e Paz tb é aliciante.
Vejo uma telenovela, mas acho a história um perfeito disparate e de uma incongruência total. Nada daquilo é possível, nem as pessoas andam a matar as outras a toda a hora. Se tivesse filhos pequenos proibia-os de ver. Os meus netos não têm TV, graças a Deus. Faz pena é que bons actores sejam desperdiçados em chachadas e lixo!! A TVI adora garbage!!!

Quanto ao Mezzo vejo a toda a hora, só tenho pena que dêem tanta ópera e menos concertos, mas sou fã dos Intermezzos.

A miséria dos TJ é que me assusta. Mais valia durarem meia hora e só darem as notícias mais importantes, mas não há um canal que consiga ser conciso e as conversas arrastam-se por minutos sem fim, repetidas até à exaustão.

Gosto muito de ouvir música sem imagem....ainda é a melhor maneira de passar o tempo. Eleva-me.

Neste momento estou em convalescênça duma operação à coluna e cansa-me ter a TV aberta durante o dia.

Virginia disse...

Só uma achega. A Tia Kátia foi concorrente do masterchef e não ganhou o concurso, mas ficou muito popular. Já vi a apresentar coisas muito bem

Helena Sacadura Cabral disse...

Caros comentadores
Assim se vês o estado em que esta gripe e as presidenciais me deixaram...
Claro que é a Terapia. Vá lá saber-se a razão do acto falhado das Utopias. Para quem como eu fez análise até está a rir com o trocadilho, porque, como é evidente, ele tem causa própria.
Obrigada a todos que deram pelo erro. Gente fiável, esta que me comenta. Sou uma mulher de sorte! Bem hajam!

Helena Sacadura Cabral disse...

Virgínia desejo as suas rápidas melhoras e que fique óptima. Qualquer dia, vou eu. Ando a adiar esta operação há 30 anos...
Não sabia esse pormenor da Cátia. Mas gosto de a ver, sem pretensões, com um avental como qualquer de nós, falando uma linguagem de mãe de família e fornecendo receitas para todos os gostos.

Anónimo disse...


Helena
Fiquei a saber que a Terapia está a ter baixa audiência, segundo um jornal a percentagem da audiência é de 4%. Penso, que a maioria dos portugueses desconhece a análise, a psicoterapia, logo o seu desinteresse. Preferem os reality shows que a meu ver, são deprimentes, vazios, onde as pessoas se expoem no seu pior.Mas gostos, são gostos e não se descutem.
A Terapia vai ter 45 episódios, muito interessantes já sei como terminam alguns, vi a série americana. Estou fascinada com este mundo, falo por experiência própria, a psicoterapia, como a análise abre novos horizontes, desbrava caminhos, é um conhecimento sobre o "eu" tem sobre "si mesmo". A visão da vida, passa a ser outra, como o nosso "eu", passa a ser o "eu" genuíno sem preconceitos do que os outros possam pensar. Tenho pena que muitos não possam ter acesso a esta ciência " cura pela fala " dá resultados.
Hoje Mario vai à supervisora, os terapeutas são pessoas como nós, não estão no pedestal, imunes a tudo precisam de orientação apesar do longo treino a que foram sujeitos.

Abraço
Carla


Anónimo disse...

🌷

Helena Sacadura Cabral disse...

Carla
Tenho seis anos de análise em cima. E muitas vezes aqui tenho dito que sem ela não teria aguentado o meu barco.
Vi a série americana que era excelente e cujo actor principal Byrne é um dos meus favoritos.
È pena se a série nacional acabar antes de chegar ao fim. Mas a adaptação nestes dois últimos episódios - O Alex não me convence muito - pareceu-me mais fraca. Mas pode ser mera impressão!

Anónimo disse...


Helena
Tenho 3 de psicoterapia, ainda não terminei. Foi fundamental para superar um desgosto ou minimizar, ele fica lá mas com menos intensidade, como aprendi outras coisas para o nosso dia a dia. Sinto que fiquei mais forte, aguento melhor as adversidades, dou mais importância a umas, relativizo outras.
Gabriel Byrne é um homem charmoso, gostei muito da sua interpretação.
Virgílio Castelo também o é, penso que a série não vai terminar antes do tempo, nem deve. Hoje é dia do Alex, Nuno Lopes já teve umas sessões bem fortes, gosto dele.
Estou a ler A Psicólogia do Amor, são histórias veridícas onde só muda o nome dos pacientes, só foram publicadas com a autorização dos próprios e depois de as terem lido. Aqui Irvin o psicoterapeuta ( psicoterapeuta profissional) expõe as sessões feitas com os pacientes, sem pudores, sem restrições.

http://www.fnac.pt/A-Psicologia-do-Amor-Irvin-D-Yalom/a520074

Carla

Anónimo disse...


Helena
Hoje a sessão com Alex vai ser intensa, não perca.

Carla