segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A entrevista


Cristina Ferreira pediu-me, amavelmente, que fechasse a sua série de entrevistas na TVI. Ando, por vontade própria, bastante arredada dos meios de comunicação televisiva. Com efeito, por muita cautela que se tenha, eles são sempre bastante invasivos. Acresce que, por outro, as minhas duas últimas experiências nesta matéria foram, a meu ver, uma prova de que as direcções das estações têm muito pouca consideração por quem lá trabalha. E como não tenho vocação para o martírio, registei o facto e fui à minha vida que, felizmente, tem muito por onde ser ganha.
Assim, quando veio o convite da Cristina fiquei indecisa porque , apesar deste contexto que descrevi, sou muito amiga de pessoas que trabalham nesta área. E a Cristina é alguem que muito estimo, como acontece com o Manuel Luis Goucha, a Fátima Lopes, o Daniel Oliveira ou o José Eduardo Moniz.
À excepção deste último - com quem, confesso, teria gostado muito de trabalhar quando ele me convidou, se tivessemos podido chegar a um acordo - todos me fizeram excelentes entrevistas.
Deste modo, quando veio o convite da Cristina, acabei por aceitar porque entendi que o desafio era grande e que ambas o podíamos ganhar. Julgo não ter errado.
A Cristina com o seu jeito suave de entrevistar conseguiu por-me a falar do privado sem jamais ferir o intimo. Fê-lo de forma impecável e deu à nossa conversa o intimismo indispensável. Por isso lhe estou muito grata.
Entretanto, recebi dezenas de telefonemas a dizerem-me do apreço que a entrevista lhes havia merecido. Este texto serve testemunhar o meu agradecimento à Cristina Ferreira e para relembrar que não há nunca boas entrevistas sem um bom entrevistador, no caso entrevistadora.
Bem haja Cristina, muito do mérito  que tenhamos tido é seu!

HSC

20 comentários:

Anónimo disse...

Não necessito do link. Já a vi duas vezes na TV. Parabéns para as duas. Excelente!

Fatyly disse...

Também vi na tv, assim como a minha mãe. Já revi aqui neste mundo de cabos por duas vezes.

Gostei imenso e não tenho palavras para si, apenas o meu agradecimento pelo que nos dá a ouvir o que considero um testemunho excelente. Claro que quem entrevista tem o seu mérito e a CF neste capítulo de entrevistas esteve sempre muito bem.

UM abraço de boa tarde

Virginia disse...



Vi a entrevista porque quis, pois nem todas me interessam e apreciei a calma da entrevistadora - habitualmente demasiado histriónica para meu gosto - assim como o interesse das respostas e da conversa , em geral. Uma coisa que admiro é a capacidade que a Helena tem de falar de si e dos seus, na medida justa, sem se expôr demasiado, com uma alegria contida por ser o foco das atenções ( meritório) e a simplicidade com que relata episódios da sua vida. Foi uma entrevista que enriqueceu quem a ouviu....parabéns!

Blog da Maggie disse...

Grande Senhora, grande Mãe e uma pessoa tão inteligente e iluminada. Adorei, já sabia que ia ficar fascinada. Obrigada á Cristina e á Helena.
Muitas felicidades


Margarida Ferraz

Unknown disse...

Boa tarde,

Já tinha visualizado a entrevista, assim que ficou disponível e realmente confirma a opinião que tenho de si, uma grande mulher.

Cumprimentos,

Isabel Correia

Anónimo disse...

Que pena! Já não se encontra disponível.
Luísa Santos

Maria do Porto disse...

Gostei muito. Uma entrevista com todos os adjectivos que enumerou, mas também elegante e com classe!
Parabéns!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Eu vi a entrevista e gostei muito.
A Cristina conseguiu fazer uma entrevista muito
intimista e realmente de uma forma muito suave.
Estão, sem dúvida, ambas de parabéns.
Os meus cumprimentos
Irene Alves

Anónimo disse...

Excelente. Vi no dia em que passou. Provou que se pode ser meiga, respeitando a privacidade familiar e divertida. Parabéns.
Ana Bela

Helena Sacadura Cabral disse...

Luisa Santos se no Google escrever entrevista de Cristina Ferreira a Helena Sacadura Cabral vai lá ter!

Isabel Mouzinho disse...

Helena, aqui fica o link para quem não vi. Eu vi e gostei muito. Mas isso já lhe disse. ;)

Beijinho

http://www.tvi.iol.pt/programa/cristina/55f310140cf244f583cbabbf/videos/--/cristina--videos/video/560d82d40cf2288664af9350/1

Anónimo disse...

Como Sempre a Helena Sacadura Cabral esteve maravilhosa! Mas este programa foi, sem dúvida, uma versão rasca do "Alta Definição"!

Unknown disse...

Olá,

Vi e ouvi a entrevista na TVI.Gostei - a Dra.Helena já nos habituou a um certo registo de diálogo -, que nos encanta!
A CF surpreendeu-me pela positiva,pois não é este o seu registo de diálogo.
As duas estão de parabéns!
Pareceu-me que estava em paz, o que é bom!!!

Um abraço,

Luciana Vieira disse...

Sublime, cada vez melhor.

Maria Júlia Sobrinho disse...

Obrigada pela informação. Consegui ver a entrevista. Continua linda, lúcida e a transmitir força e coragem sem pieguices. Bem Haja!

Unknown disse...

Parabéns Helena! Gostei muito de a ouvir. Admiro esta grande Senhora! Bem Haja!

Tété disse...

Acabei de ver e ouvir.
Querida Helena, não é preciso mais nada na vida. Se tentarmos e conseguirmos agir do seu modo, a nossa passagem por cá valeu e vale a pena.
Abraços apertados

Anónimo disse...

Senhora,fiquei a saber que gostava de ter um motorista.E no entanto recusou a oferta do meu serviço.
Um dia doce para si desejando rápidas melhoras.

http://youtu.be/rIBRcQdzWQs

Ambrósio

sofia disse...

Boa tarde;

Gostei muito de ver a sua entrevista. Belas ideias e belos exemplos. Fiquei muito curiosa para ler o seu próximo livro.

sofia

Anónimo disse...

🌹🌹🌹