segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O pré anúncio


“...Marcelo (o facto de ser conhecido por "professor Marcelo" e não por "professor Rebelo de Sousa" é algo que deve ser ponderado) é uma figura única no panorama público português. À sua notoriedade corresponde um evidente registo de simpatia. Consegue ser popular sem ser popularucho, talvez porque o qualificativo de "professor", isto é, de alguém "que sabe" (ao que quer fazer parecer, sabe um pouco de tudo), introduza sempre uma certa distância face àqueles que o contactam e o ouvem. Ao encontrá-lo na rua, as pessoas sentem que está ali alguém que lhes entra pela casa dentro com regularidade, são naturalmente tocadas por uma espécie de distanciada intimidade, na sensação de que, no fundo, o conhecem, tantas vezes e tão obsessivamente o ouvem falar de tudo e de alguma coisa.”

                 In http://duas-ou-tres.blogspot.pt/

É verdade que o Prof. Rebelo de Sousa já esteve outras vezes na Festa do Avante. É verdade que, na actualidade, a crispação relativamente ao PCP é já muito reduzida – muito se deve a essa genuína figura de Jerónimo de Sousa, de quem é muito difícil não se gostar – e que são muitos os visitantes que não partilham da ideologia que está por detrás dela. E é verdade que aquele espaço merece ser visitado e tem cada vez maior presença.
Mas também é verdade que, nesta altura de pré campanha eleitoral, a visita do Professor acompanhado por uma câmara de televisão, não deixa de ter um significado político preciso, depois de Santana Lopes ter abandonado o terreno e de Rui Rio não ser claro. E esse significado só pode ser o de um pré anúncio da sua candidatura a Belém...


HSC

23 comentários:

Anónimo disse...

Uma pessoa com quem facilmente se cria empatia e, por isso mesmo, alguém que entra no coração dos seus iguais com uma facilidade enorme.
Goste-se ou não da sua opção política, Marcelo Rebelo de Sousa é, inquestionavelmente, alguém que agrada. Na faculdade, na zona onde mora, na vida e até nos mergulhos.

Sempre disse que Marcelo, o professor, é um homem com a palavra 'táctica' no seu pensamento. Não espanta, por isso, que tenha surgido na Festa do Avante acompanhado por uma câmara de televisão. Apesar de ter sido a 10ª vez que Marcelo visitou a Festa, este ano juntou-se o útil ao agradável.
Pode ter acontecido, nesse dia, o 'pré anúncio da sua candidatura a Belém' mas a verdade é que nunca, ao longo de vários meses, colocou de parte essa sua intenção.

Anónimo disse...


Boa tarde Helena
Seja qual for a intenção de Marcelo, há muito que não temos uma mulher na presidência, gostava de ver uma lá.

Carla

Maria do Porto disse...

Penso exactamente o mesmo. Não foi inocente a sua ida à Festa do Avante. Veja-se o espectáculo que ele estava a dar, a chamar a atenção sobre si, a própria indumentária, de boné, não precisava de lá ir para"poder melhor falar da Festa"!
Se já lá foi algumas vezes conhece o ambiente , de certeza. Mas é também significativo que não tenha lá ido há 4 anos. Foi agora, vejam lá a coincidência... São todos iguais quando toca a eleições...
Bjs

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois eu também acho que desta vez ele vai...
Estou à espera.
Cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...

Marcelo versus Maria de Belém?

João Menéres disse...

Mal o vi com aquela descontracção toda e a forma como foi recebido, pensei : Já se decidiu a ser candidato a P. R. !
Todos os outros, de qualquer quadrante político, podem arrumar as botas !

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Pois eu acho-o demasiado fala barato. Por mim, nem pensar! Outro Cavaco!

Virginia disse...

Não disfarçou nada, foi por demais evidente....

Unknown disse...

Olá,

Tenho pelo prof.Marcelo uma grande admiração. Sou sua fã há muitos anos, embora de área política diferente. É um bom comunicador, fala para que todos entendam o que diz (nem sempre isento), vê-se que está na sua praia!
No entanto, ainda não manifestou a sua intenção, até tem baralhado muito as opiniões dos outros comentadores e não só! Como tal, aguardo serenamente e espero que tome a decisão certa!

Um abraço,

Anónimo disse...

Um ilustre professor.E Santana Lopes fez bem,só mostrou o quanto é íntegro.Duas almas de grande nobreza no país.Eu acredito que são homens de boa vontade,assim como o Dr.Paulo Portas que é genial.
BC

Anónimo disse...

Valha-nos a elegância,apesar de dizerem que o PSD/CDS comem tudo.E no fim das contas - almoçaradas e jantaradas - quem acusa é que tem uma enorme pança.
Reparem:
PS = Pança Saliente ou Pança Soberba ou Pança Satisfeita ou Pança Sarcástica,etc e tal...mas de passar fome é que não é!
A imagem também conta nestas contas para termos a tal de Confiança.

Anónimo disse...

Uma presença vale por mil promessas...

Anónimo disse...

Boa noite Dra. Helena,
O Prof. Marcelo é um excelente professor de Direito, prosador e dotado de todas as outras qualidades que lhe são atribuídas, mas infelizmente como tantos outros tem sede de poder.
Claro que foi o pré anuncio.
Respeitosos cumprimentos.
es.

Anónimo disse...

um ser que lá vai derrapando até ao ridículo. Não like!

Anónimo disse...

No momento actual é um dos poucos capazes de representar Portugal condignamente.
ESanto

Anónimo disse...

Professor Marcelo tem razão quando diz que o Costa ganhou no debate.Também acho que ganhou mas foi no insulto e em mostrar o veneno de que é feito.
Tirem-me deste filme deste homem que bolsa ódio.Chiça,que é mesmo azedo!Até Sócrates enrolava melhor que ele,esse sim mestre nos enredos.Bem diz o outro que Costa não há-de passar de presidente de câmara.
Daquelas pessoas com má energia que causam mau ambiente á sua volta,tipo vampiro de energia.
É que nem um escorpião,mas um dia pode morder a língua...e até a falar parece que tem papas na língua.

A calma e ponderação de passos falou mais alto.E sabe sorrir e dispõe bem.Gostei da energia que passou.
Acredito que não foi de sua vontade todos os sacrifícios que nos impôs mas sim para salvar o país de pretensos " Syrisas".Falam muito e não fazem nada.

Não sou indeciso nem me vou abster dia 4 de Outubro para que os megalômanos não voltem a afundarem-nos.

Nem ele tem confiança no que diz ,foi a impressão que passou.E depois da rasteira ao Seguro quem tem?!

Anónimo disse...


Passos e não passos.As minhas desculpas.
Claro que falo do 1 Ministro de Portugal.
23:33

Anónimo disse...

As medidas de austeridade da Coligação foram e são duras para os Portugueses.Mas Costa diz "que o que é duro é que é desafiante".Eu até aqui concordo...o que é mole nào reage.
Então em que é que ficamos?! Apoiamos ou condenamos a Coligação?!
Acho que nem ele,Costão do barrigão do Beirào,sabe o que diz!
Cada frase,cada tiro no pé! Cuide-se,Sô Costa!

Anónimo disse...

Há pois é!

http://expresso.sapo.pt/blogues/blogue_sem_cerimonia/teixeira-dos-santos-confirma-tudo-eles-sabiam-e-nao-quiseram-agir-costa-estava-la=f919710

Fiquem bem!

Pedro MS

Anónimo disse...

espero que o Marcelo tenha percebido o sinal ( mais uma vez). e que fique lá na televisão a armar-se em sedutor fala barato.

Anónimo disse...

O Professor Rebelo de Sousa tem de saber que quem faz as coisas bem feitas e com consciência não precisa de se exaltar tipo Costa.E isto não é jogar para empate,é só tranquilidade e confiança no que se fez e se pretende fazer pelo país.
Estar calmo não é sinónimo de perder o debate.
Antes de se ser político,somos humanos,e,não sendo piegas, penso que a vida pessoal do nosso 1 Ministro deve estar a ser um momento de extrema dureza.
E papéis e pastinha e gráficos para mostrar em directo é só para tapar o sol com xadrez.A bancarrota espreitava e o 1 Ministro e seu Vice inverteram a situação.
E Xadrez é um lugar onde o Sr.Costa não quer ir para ver o seu grande aliado e amigalhaço.
E eu não percebo nem gosto nada de política,mas gosto de educação.

O tempo dos gritos e dos berros já lá vai...
Temos de parar de dar um exemplo esquizofrênico e de insultar o próximo á geração vindoura.
Falo por mim ,que sempre gostei de ouvir os professores que me explicavam e ensinavam a matéria com mestria,sabedoria e calma e não,com prepotência e exaltados tipo Costa.A esses nem os ouvia...

Mas cada um é livre de escolher os vencedores e ter a sua opinião,felizmente!


Anónimo disse...

Quem aponta o dedo ao adversário geralmente tem três apontados para si (Costa).

Quebra cabeças
Quem faz uma patifaria é? Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=20xrfcA-USw&sns=em

Anónimo disse...

Sr Professor

Quebra cabeças
Quem faz uma patifaria é? Vejam http://www.youtube.com/watch?v=20xrfcA-USw&sns=em