sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dois livros


Costumo ler dois livros em simultâneo. Há muito que o faço e por isso tornou-se um hábito.
Acabei de ler o "Doutor Glass", de Hjalmar Soderberg que é um belíssimo ensaio sobre a alma humana. Não é recente e foi considerado um livro muito bom. É-o de facto.
E já comecei outro, acabado de sair - tem dias -, intitulado "Jusqu'ici tout va mal", de Cecile Amar, uma especialista em faunos da política e que aqui se ocupa de Hollande, depois de já ter escrito sobre Ségolène Royal e Lionel Jospin.
Porquê este último? Porque, por motivos sentimentais, a França é, para mim, uma espécie de segunda pátria e o seu actual presidente constitui, aos meus olhos e parece que aos dele próprio, um verdadeiro enigma.
Se não, vejamos. A obra obra abre com a frase de Hollande "Vous me demandez qui je suis? Ça, c'est une question terrible...".
Será preciso dizer mais?!

HSC

7 comentários:

CF disse...

Raramente leio um livro só, a não ser que o mesmo me prenda ao ponto de eu não pegar noutro. Ao contrário do que se possa pensar, não misturo histórias. Sou eclética nas leituras, e posso, de acordo com a disposição, pegar num romance ou num livro técnico, só porque sim...
Um beijo Helena.

patricio branco disse...

do norueguês tive a boa surpresa de descobrir e ler "o jogo sério",romance citadino, burguês e de costumes, à maneira de eça ou anatole france, com a boa marca do realismo dos principios do sec 20.
2 boas razões portanto para ler agora o dr glass, as notas elogiosas desta entrada e o já conhecer o autor e ter gostado.
um autor recomendavel a quem gosta de ler bons romances

Anónimo disse...

Helena, se não for muito íntimo, seria que podia dar-nos uma lista dos seus livros preferidos? Ou os livros que a marcaram nos últimos tempos.

Peço-lhe isto por curiosidade e porque muitas vezes vou a livrarias e não faço a menor ideia que livro escolher... acabo muitas vezes por ler os clássicos e livros recomendados por amigos em cujo bom gosto confio.

Um bem haja!

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 16h50
Diga-me se só lê português ou se lê outra língua como inglês ou francês, para lhe poder responder.

Anónimo disse...

Bom dia Helena!

Leio em português, espanhol e inglês.

Bem haja e boa semana!

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 16:50
Para já lembro-me de três de que gostei muito
1. As velas ardem até ao fim de Sandor Marai
2. To Know a woman de Amos Oz
3. Lendas da India (poesia belíssima) de Luis Castro Mendes

Anónimo disse...

Olá Helena!

Obrigado pelas sugestões! :)