segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O meu pequeno reino

Festejei, como sempre, o meu duplo aniversário neste radioso mês de Dezembro. Tendo nascido pela meia noite, e na véspera daquele que, durante anos a fio, foi considerado o Dia da Mãe, o meu Pai registou-me a 7, mas a minha progenitora decidiu que os festejos seriam a 8, para que ficássemos assim mais unidas uma à outra.
O tempo foi passando e com ele a instalação do hábito de um dia ser destinado aos amigos e o outro à Família. Este ano, porém, a agenda alterou-se. Os jantares de ambas as datas foram para o clã e os almoços para os que me estimam. O que resultou num manifesto bem estar gastronómico e, julgo, num precioso arredondar do que já era bem redondinho...
A única névoa que toldou os meus dois dias foi a ausência, sentida, do Miguel e do seu humor face a esta mania das grandezas que caracterizara o meu nascimento. Mas quer o meu filho mais novo quer o meu neto mais velho, tudo fizeram para afastar essa neblina de mim, sabendo eu bem como ela estava no meio deles.
Os amigos foram santos porque me pegaram como se fosse num andor. E, confesso, ocasiões houve, em que sendo republicana, me senti a rainha deste meu pequeno reino!

HSC

19 comentários:

Anónimo disse...

UPS!!!!


Desculpe o atraso. Ontem lembrei-me de si, mas depois pensei que a duplicidade residisse entre 8 e 9 e não entre 7 e 8, como de facto acontece e resolvi deixar para hoje (até porque não tendo o pc à mão, já era tarde para lhe formular os votos sinceros de um feliz dia).

Seja como for, PARABÉNS!

Um beijinho,
Vânia Baptista

maria isabel disse...

Que bom que deve ser festejar os anos 2 vezes e não aumentar a idade na mesma proporção.Ainda bem que há essa tribo,que vai dando apoio para tentar diminuir a dor,porque a Doutora merece esse bem estar.
Mais uma vez parabéns

Fatyly disse...

Parabéns e que venham mais anos festejados sempre com o seu clã e amigos.

E por acaso não é RAINHA do seu reino? Não queira perder o título:)

Um abraço sentido pela ausência "de parte de si".

Beijos

TERESA PERALTA disse...

Uma Maravilha das Maravilhas!! Que bonito texto!...
Só uma rainha muito querida, por todos os seus súbditos, consegue ser constantemente (re)coroada no seu pequeno reino.
Beijinho Helena :))

Anónimo disse...

Cara drªHelena,
é esse Reino de emoções puras e verdadeiras,os afectos de quem nos ama,o carinho de quem nos estima,a doçura de quem nos mima,que fazem a - verdadeira - riqueza mais importante da vida.
Quanto á névoa,veja-a como uma Luz que brilha para si e os seus.
Que bom que é ter um Reino assim.
Viva a Rainha Helena e o seu Reino!
Se precisar de um bobo da corte para alegrar,disponha!?
Que bom é sorrir e fazer sorrir os outros :)))
Para mim,o dia 8 de Dezembro é, e será sempre,o verdadeiro dia da Mãe.

Luis Filipe Gomes disse...

Pois que haja sempre Sol nestes seus dois dias. Dias presentes e futuros.

Isabel Mouzinho disse...

Deixo-lhe aqui mais um beijinho, Helena, porque merece todos os mimos que lhe deram e mais ainda. :)

Virginia disse...


Há pessoas que não fazem anos, permanecem jovens toda a vida....assim seja consigo.

maria vitória silva disse...

É um encanto ler estes maravilhosos textos! Os meus sinceros parabéns e... continue com esse sorriso maravilhoso e contagiante!Que os anos vindouros lhe tragam as maiores felicidades. Um grande beijinho Dr.ª Helena

Anónimo disse...

Parabéns em duplicado :)
A Sra. é merecedora de todo o mimo, atenção e carinho que a familia e amigos lhe dedicam!
Um beijinho e muita saúde!
FL

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Drª Helena! Parabéns, um pouco atrasados, mas não deixam de ser sentidos.
Desculpe o meu atraso mas no fim-de-semana também estive em alguns eventos e nem liguei o computador. Mas lembrei-me de si. Até porque tenho um familiar que também conhece a Senhora e fez anos por estes dias, festejou no fim-de-semana e falamos de si e do seu aniversário.
Parabéns!...Que bom festejar assim em dois dias!
Que bom ter um clã à sua volta (mesmo mais diminuído mas com certeza muito bom, foi como Deus quis) e muitos bons amigos. A Senhora merece tudo isso. E esse hábito de festejar nos dois dias também deve ser genial! A sua mãe tinha toda a razão, se a menina nasceu em cima da meia-noite, realmente, no dia 8 é que a sua mãe desfrutou do prazer de a ter nos braços!
Que bonito continuar assim os festejos. Deus lhe dê muitos anos de vida e muitas festas como essas.
Obrigada por partilhar aqui, com estes amigos virtuais, as alegrias desses dias.
Um beijinho de parabéns
Maria M

Fatima MP disse...

Parabéns, cara Helena, atrasados, porém sinceros.
E que muitos Dezembros se repitam e em cada um se renove essa enorme alegria e disponibilidade para a vida, que só os eleitos, afortunadamente, conseguem, sobretudo, e é o caso, "se entre eles e a realidade não há mal entendidos" . E obrigada por essa gargalhada única que imprime o sorriso nos rostos mais sisudos, acredite ...! Beijo grande!

Professora disse...

Também festejo o meu aniversário a dobrar: 29 de Fevereiro e 1 de Março! E cada vez mais valorizo estes momentos de vivências ternas.
Parabéns!
Luísa Moreira

Maria Silva disse...

Fiquei com algum orgulho, em saber que o meu filho mais velho faz anos no mesmo dia.
Parabéns aos dois, a si porque a considero uma ser humano fantástico, a ele porque tem sido sempre um filho maravilhoso.
Beijos de parabéns

Anónimo disse...

Um abraço, muita saúde, essa força, sem papas na língua, até ao último dia.
A ausência do Miguel é matéria para a qual não há palavras de conforto. Mas, para sorrir, há dias cruzei-me com o seu neto mais novo (presumo que a caminho do liceu) e à volta dele e daquele sorriso «à pai», iam cinco ou sei meninas, bonitas, sorridentes, em grande conversa com ele... Claro que me fez lembrar o meu amigo Miguel, de quem guardo sempre a imagem sorridente e louca, aquele abraço e a pegar-me ao colo em pela rua, dizendo como eu estava linda (sou da fornada de 1943...), etc. etc. Lembro-me das nossas conversas, de cumplicidades várias, de como sempre me falou do irmão com paixão e admiração (e respeito). Lá onde estiver, de certeza lhe mandou muitos beijos nestes dias difíceis

Mónica disse...

Sinceros parabéns de alguèm que não tem o privilégio de a conhecer pessoal, mas que a considera como a um verdadeiro amigo.

Bjs

Carlos Duarte disse...

Cara Helena,

Apesar do atraso, os meus votos de (mais) um excelente ano!

Carla Santos Alves disse...

Querida Helena, parabéns!
Tem à sua volta todo esse amor que plantou...e uma estrelinha no céu a brilhar por si!

Beijinho

Manuela Silva Mergulhão disse...

O meu PC resolveu ficar de baixa três dias, felizmente hoje regressou , por isso tarde mas lhe envio os meus sinceros Parabéns, mesmo ausente o seu filho muito deve ter gostado de ver a família reunida em mais este seu aniversário.