sábado, 7 de dezembro de 2013

E por cá?!

Quem olhar o actual enquadramento político não pode deixar de fazer futurologia e estar atento às mudanças que, passado o ano velho, se irão certamente começar a delinear.
De facto, parece não haver grande dúvida de que o próximo governo será de maioria PS. Mas tudo aponta para que essa maioria não seja absoluta, sendo portanto expectável que o partido ganhador tenha de "suportar" alianças ou coligações. O mais natural é que elas não se façam à esquerda, pelo que restarão os partidos de direita. Nestes, para o mal ou para o bem, haverá também eleições internas. Presumo que os actuais presidentes se re-candidatem. Mas reeleitos ou não, o problema da escolha do parceiro vai depender da "grandeza" dos resultados de Seguro, admitindo que será ele ainda o candidato a PM. 
Perfilam-se, então, consoante a natureza dos resultados eleitorais, uma aproximação ao PSD ou ao CDS. Ou, quem sabe, até a ambos. E aqui é que o sentido do humor que me caracteriza não pode deixar de me fazer sorrir - riso amarelo, diga-se de passagem - ao pensar o que serão essas negociações depois de tudo o que até agora foi dito quer pelo governo quer pela oposição.
Na Alemanha, Angela Merkel levou dois meses a formar governo. E por cá, como será?!

HSC

15 comentários:

HBC disse...

Por cá, cara Helena, vários anos... tal como qualquer processo na justiça.
Sempre com amizade.

João Menéres disse...

O Passos Coelho tem boa figura e palavra fácil, mas o partido perde se ele fôr eleito para Secretário Geral !
O PS também não vai longe com o sacristão...
Vejo no CDS mais coerência, sem dúvida ( apesar do irrevogável ! ).
No fundo, foram estes três partidos que assinaram o acordo com a Troika...

Que vai levar tempo a entenderem-se, oh se vai !...

Melhores cumprimentos.

Professora disse...

Depois de ter visto o Prof Freitas de Amaral e o Dr. Basílio Horta virarem do CDS para o PS, acredito em tudo... Ou em nada.

Luísa Moreira

maria isabel disse...

Por cá devemos andar todo o 2014 tal como aconteceu em 2013.Penso que entre aprova orçamento e não aprova orçamento passou-se o ano todo.Penso que para o ano será igual, para não variar.Afinal já estamos habituados a fazer as coisas devagar e por tentativas,porque na verdade não existem grandes cérebros.Estou vendo ,estou vendo como dizia o cego.

João Menéres disse...

Vindo da Casa da Lapa, tomei conhecimento tardio que hoje é o dia do seu aniversário.
Como tal, permita que aqui lhe transmita os meus sinceros parabéns e os votos de muitos anos futuros com saúde e que possa manter esse espírito são que todos os dias nos oferece.

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

João Menéres,
A figura do Secretário-Geral no PSD, se é que ainda existe, é menor. O líder do PSD é, ou designa-se, Presidente do Partido.
Quanto ao resto, o que aqui a autora do Blogue refere, logo se verá. Passos deverá ser reeleito em 2014, Presidente do PSD, Portas continuará até o ano 3.000 líder do -seu - CDS/PP e após os resultados eleitorais, em 2015, Passos demite-se da Presidência. Portas, mesmo derrotado e com menos votos (talvez de 12% para uns 7%), continuará à frente do CDS. O CDS/PP é Paulo Portas. Sem ele o partido desaparece. Quanto a Seguro, estamos conversados. O homem é uma nódoa. O País vai continuar muito mal. Está e assim continuará, com essa liderança do PS.
Jaime Teixeira

Virginia disse...

Não acredito em nenhum dos partidos, apesar de me considerar de direita. A questão está nas pessoas que os dirigem, nas suas políticas sem classe, na sua falta de competência, ética e amor ao país. Refiro-me aos três, venha o diabo e escolha.

Bom Domingo, Helena.

rmg disse...


Por cá será rápido porque , a realidade ultrapassando a ficção , basta começar a não haver dinheiro porque ninguém o empresta .

O que os políticos dizem hoje uns dos outros pouco conta , a memória dos povos sempre foi curta mas agora não é nenhuma.

RuiMG

ERA UMA VEZ disse...

Se o Mandela conseguiu o "impossível" estes têm de conseguir o "possível"
Ou então não venham falar de humanismo, patriotismo e cristianismo...(apenas de egoísmo)

Hoje dia 8 lembro com ternura, o baptizado da minha menininha.

E o aniversário desta" menina" com quem foi tão fácil fazer amizade. Parabéns Helena.Muitos anos de Vida e Alma!!!

São disse...

A senhora ainda consegue ter um sorriso amarelo, eu neste momento nem isso...e quando vejo o futuro dependente destas cabeças iluminadas (quer no actual governo quer na oposição) e vejo o país a cair aos bocados , tenho é vontade de chorar ( coisa que nem é muito o meu género)

Bom resto de domingo .

Em tempo:
Concordo de todo com o seu voto: que a herança de Madiba seja respeitada.

Fatyly disse...

Sinceramente não sei o futuro mas o povo é tão idiota que irá voltar a votar PS? Porque todos falam, vacitinam e contradizem-se? bolas que é de dar em doidos!

Já que percebe mais política do que eu, pergunto e se o povo não votasse ou votasse em branco, como ficariam? Na mesma? Não acredito ou estarei enganada.

Apenas o que sei é que vamos ter um ano pesado pois é só notícias de que tudo aumenta... e será um país cada vez mais pobre e desempregado à conta de uma dívida que não fizeram, cujos autores continuam numa impunidade que me revolta as entranhas.

TERESA PERALTA disse...

Ahahah Helena!! O seu riso amarelo!?. O meu será vermelho, com uma pitada de desprezo por gente oportunista que "não tem vergonha na cara" e que vai mudando de discurso conforme a ocasião... Mais valia tentarem uma certa contenção e tolerância (como a Helena já aqui referiu imensas vezes) necessárias a certos lugares políticos.
Abraços para si Helena.


Anónimo disse...

Sei que não tem nada a ver com o coteúdo do post mas como estou sem pc aproveito para lhe dizer

PARABÉNS menina Drª Helena!

Muitas Felicidades
Um beijinho
Vânia Batista

João Menéres disse...

JAIME TEIXEIRA

Foi lapso da minha parte falar em Secretário Geral.
As minhas desculpas.

HOPE disse...

Eu daria uma sugestão,aquando das eleições:que tal votarmos nas mães dos politicos?já que nos filhos parece não dar certo...
Cumprimentos e embora atrasados os meus parabéns,continue como é e faça o favor de ser feliz
Tuxa Duarte