quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Duas entrevistas



Ontem assisti a duas entrevistas. Uma ao Prof. Sobrinho Simões que falou de assuntos vários todos eles ligados por esse tema maior que é a educação. A outra ao Procurador Geral da República, Dr. Pinto Monteiro, sobre os temas da Justiça. Ambas tiveram interesse.
Para mim, a primeira, como sempre, confesso, encantou-me. Porque - e cada vez mais corroboro esta minha opinião -, o Professor continua a ser uma das mentes mais lúcidas que o nosso país tem. Lúcido e sem medo de usar as palavras, seja na crítica, seja no elogio. No fundo, é alguém que já não necessita de provar nada a quem quer que seja. A sua carreira fala por si. Mas é a dimensão do homem que está por detrás dela que importa conhecer.
Na segunda, Pinto Monteiro quis mostrar o que de novo tinha acontecido na sua área, nos seis anos em que exerceu as funções de Procurador Geral, e falar das dificuldades que teve de enfrentar, num Ministério Público que lhe era parcialmente adverso.
Para quem esteja longe destes assuntos, a mesa redonda que se seguiu a esta entrevista foi de enorme utilidade, porque permitiu desmontar o que não era inteiramente verdade e já estava esquecido e salientar o que merecia ser apreciado.
Uma frase houve, nesta última conversa, na qual não acredito de todo. É quando ele afirma que "em 23 anos de carreira e em particular nos últimos seis, jamais tinha sido submetido a pressões políticas".
Não pode ser verdade. Até eu, que não sou rigorosamente ninguém, já as tive...

HSC

4 comentários:

rosaamarela disse...

Pois... é como eu costumo dizer "a corrupção está sentada ao meu lado"

Traçados sobre nós disse...

Cara Dra Helena:

Há homens que vejo como mestres. Sobrinho Simões é um deles.

J. Rodrigues Dias

Isabel Seixas disse...

subscrevo, na integra.

Blondewithaphd disse...

Gostava de ter lido/visto/ouvido as entrevistas...