sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Chocolate


Ontem seis divas da literatura lançaram um livro conjunto com histórias em que o chocolate é a matéria prima principal. Eu tinha sido, no início, abordada para participar. Mas tal não foi possível. Fiquei feliz que o projecto se tivesse podido concretizar sem mim.
No grupo de seis estão duas grandes amigas minhas: a Rita Ferro e a Alice Vieira, dueto de mulheres com quem partilho muita coisa. E, para culminar, outra das narradoras, a Catarina Fonseca, é filha da Alice e do Mário Castrim, que foi um dos meus bons amigos.
Na assistência encontrava-se a nata da nata. Nem cito nomes, tal o peso deles. No meio dessa nata, uma comum amiga, a Rocha, como lhe chamamos para abreviar a importância do apelido, era o meu garante de um jantar supimpa de gargalhada a três.
A Rita, que durante cinco dias deixou de fumar, queria um restaurante onde se pudessem exalar nuvens de fumo. Sugeri um. Iam-me matando porque era caro. Remeti-me ao silêncio, envergonhada. Acabámos num italiano, ótimo, barato e que, numa quinta feira, tinha apenas tres mesas ocupadas.
Foi o derrame total. Em lugar de nos deprimir deu-nos um fôlego surpreendente. Rimos tanto, mas tanto, que dois pombinhos enamorados que estavam numa mesa, foram fazer ninho para outro local. Pior, porque o nosso riso aumentou. Deliciado, sim, estava o empregado que nos servia de olhos esbugalhados!
Se o chocolate daquelas seis histórias souber tão bem aos leitores como a noite nos soube a nós, estou feita. A concorrência aos meus livros será feroz! Sucesso amigas. Merecem!

HSC

5 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

E il dolce è stato mousse al cioccolato ? ; )

Helena Sacadura Cabral disse...

Querida Júlia
La mousse al cioccolato julgo que não entra...
Só vou a meio e ela ainda não apareceu. Mas a Catarina Fonseca arranjou uma "estória" com frango de chocolate que nos pediu que não cozinhassemos...
Guarde-se para o meu de cozinha que sai daqui a uma semana...
Ah!Ah! Isto da concorrência é terrível!

Helena Sacadura Cabral disse...

E este meu de cozinha sabe a quem é dedicado? À nossa Maggie!

Julia Macias-Valet disse...

Are you serious !!??
Fez uma optima escolha Helena, porque a nossa Maggie é uma doçura...e porque na cozinha também nao ha limites para a criatividade.

PS Eu perguntei se tinham comido Mousse de Chocolate no final do vosso jantar...no ristorante ; )

Anónimo disse...

Estar contigo é rir, Helena! Penso que é a melhor coisa quer se pode dizer acerca de uma pessoa, e a mais grata também. Vou dizer-te um segredo: hoje em dia, a nossa Rocha não vai a Lisboa para nada que não lhe exija a profissão, a não ser, excepcionalmente, para estar contigo. Isto diz muito. Comigo é diferente. Saio mais, mas é contigo também que me rio. Salvé, guerreira! O termo «chorar a rir» é mais verdade para os outros; para nós é «rir a chorar», e fico-me por aqui. Um abraço apertado de quem te quer de qualquer maneira. Rir ou chorando. Tua Rita