quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prof. Adriano Moreira

Ontém, finalmente, a família ligou a televisão para ver os noticiários nacionais. Já só estamos quatro, dos dez que aqui conviveram quase um mês. E, para minha satisfação, apanhei na Sic Notícias, o Prof. Adriano Nogueira à conversa com Mário Crespo.
Foi uma notabilíssima oportunidade de aprender alguma coisa de política nacional, numa verdadeira missão de serviço público. Quando isto acontece consigo, afinal, vislumbrar o lado nobre do que deveria ser esse exercício. No caso vertente, fiquei absolutamente maravilhada com a lucidez deste Homem a quem a idade parece refinar, ainda mais, a sua espantosa clarividência.
Não se trata de pensar ideologicamente do mesmo modo. Trata-se, sim, de olhar o país com uma clareza sem concessões, de analisar o papel dos partidos, enfim, de pensar a democracia como ela deveria ser ser pensada. Tudo a propósito de um discurso - bem inteligente, por sinal - de Marques Mendes.
É nestas ocasiões que penso no papel que a televisão poderia - e deveria - ter como meio priviligeado de ensinar o que representa a cidadania. Num país como o nosso, tal aprendizagem tornou-se, hoje, a condição básica para o voto consciente. De quem se escolhe e do que se escolhe. O que raramente acontece entre nós...

H.S.C

3 comentários:

olinda silva disse...

Concordo a 100% com este seu post.
Também vi o Prof. Adriano Nogueira depois de ter ouvido o discurso do Dr. Marques Mendes. E Tanto um como o outro, foram brilhantes, digo eu, muito humildemente. Pena é que tenham passado na hora do ópio do povo, as malditas novelas e concursos … o costume!!
Audiências versus informação.
Continuação de boas férias.

Anónimo disse...

Uma pessoa excepcional. E um político à parte. Um Senhor. Tenho grande apreço intelectual por essa figura respeitável, lúcida, clarividente, culta e de uma sobriedade ímpar. Uma bela entrevista, onde quer o entrevistado, quer o entrevistador, estiveram acima da vulgaridade de outras situações semelhantes. Tenho igualmente por Mário Crespo uma enorme consideração e leio com atenção aquilo que escreve. Foi bom ouvir o Professor Adriano Moreira. E gostei daquela (s) sua (s) respostas sobre as “maiorias absolutas”. Concordo. Longe fiquem e por muito, muito tempo. Até os Partidos Políticos se terem reciclado e saberem gerir, democraticamente, este País num quadro político desses. O que ainda não é o caso, hoje.
P.Rufino

Francisco Castelo Branco disse...

Foi muito bom ter ouvido Adriano Moreira. Logo a seguir a Marques Mendes...

Curioso que ambos concordaram nos defeitos do nosso sistema : O sistema eleitoral, a qualidade da nossa democracia e o afastamento dos jovens em relação á politica.

Estava para fazer um post lá no meu blogue, mas ficou para mais tarde. Para um momento mais oportuno, provavelmente para dois meses após o novo governo tomar posse. Seja ele PS ou PSD. Para ver se continuam as vozes descontentes ou houve melhorias.

Mas ficou o registo de duas excelências no nosso panorama politico.
Pena é que a ambos não lhes tenha dado uma oportunidade.

Bem mereciam...