terça-feira, 3 de abril de 2018

Os pasteis de bacalhau

Não, não sejam já mal intencionados, logo a seguir à Páscoa. O título não é o que pensam...não tem que ver com a canção do Quim Barreiros. Vem de outro motivo, que é gastronómico. Quem me conhece sabe que sou bom garfo e que gosto de cozinhar. A fazer prova do que afirmo, aí estão no mercado seis livros de cozinha desta vossa amiga. Sou, de facto, boa cozinheira e não tenho pinga de modéstia em o afirmar. Devo-o ao meu esforço e a essa alma inspiradora que foi a minha avó Joana, mãe da minha mãe.
A que se deve este intróito? Aos pasteis de bacalhau. Mas àqueles que constituem uma surpresa porque são só bacalhau e sem pinga de gordura. Adoro este prato acompanhado com arroz de tomate malandrinho. Sou daquelas que ainda os faz à antiga, com o bacalhau desfeito num pano e não nessas máquinas chamadas "passe vite", manuais ou eléctricas, que apenas "trituram" os fios do peixe e lhe tiram toda a qualidade. 
Experimentei o prato em muitos restaurantes e tasquinhas, aos mais variados preços e sempre com o epíteto de serem os melhores. Paguei boas notas, por alguns muito bons "bolos de bacalhau" - nos menus finos - e por alguns "pastelinhos de bacalhau" nas tascas por onde andei. 
Mas nada se comparou, até hoje, aos que comi -  já por várias vezes, com a mesma qualidade - e espero continuar a comer, num dos melhores e mais agradáveis restaurantes que conheço em Lisboa, ou seja no JNÇQuois. 
É a segunda vez que aqui falo neste estabelecimento. Sempre por boas razões. Garanto que não tenho ligações financeiras nem familiares. Portanto, não tenho interesses a declarar. E, depois disto tudo, o prato não chega a 20 euros ... num restaurante de luxo, onde somos amavelmente atendidos!

HSC

10 comentários:

Janita disse...

Lembro-me bem do nome desse restaurante já ter aqui sido mencionado. Veja só a coincidência, ser esta a segunda vez que refere esse espaço gastronómico, e eu, que ultimamente nem tenho passado por cá, ter apanhado o Je Ne C'est Quoi, ou lá como é.
Dos pastéis de bacalhau, gosto deles com arroz de feijão e faço-os à moda antiga, mas desfaço o bacalhau no passe-vite manual.
Ah, e deito-lhes muita salsa picadinha.

Foi um prazer voltar ao seu espaço, Dra. Helena.
Desejo-lhe muita saúde, sempre com bom apetite.

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...


Helena
Adoro pasteis de bacalhau quando vou a Lisboa como sempre, aqui também os há mas não são iguais aos daí. Já provei com queijo não me tocaram, o meu pastel de bacalhau é o tradicional onde o fios do bacalhau são bem fininhos e visíveis depois de dentada. Há uns enormes e bem bons quase que fico jantada :). A minha mãe fazia sempre pasteis com arroz de tomate malandrinho era como o meu pai gostava.
Vai fazer lançamento do seu rebento?

Já viu o programa na RTP2 Literatura- Aqui que delicia!
https://www.rtp.pt/play/p3081/literatura-aqui

E o golo do Ronaldo?
Maravilha!

Abraço
Carla

Anónimo disse...

Até podia ter 300 livros. Se forem todos como o blogue culinário, onde se limita a fazer copy-paste das receitas de outrém, fotos incluídas...

Helena Sacadura Cabral disse...

Se o Anónimo lesse bem teria ficado esclarecido. Como não lê não viu a informação de que aquelas receitas são tiradas da net e experimentadas por mim. E algumas até as modifiquei depois de as ensaiar.
Quanto às fotos, lá como aqui , é bem claro que todas as fotos são retiradas da net e adequadas à receita,
Ah! e já que é anónimo nas suas criticas, aconselho-lhe vivsmente ir...ao oculista!

Anónimo disse...


Helena
Fui ver JNÇQuois em fotos claro, é precioso e os pratos parecem divinos!
Gostava de lá jantar o preço que colocou não é caro. Hás vezes deixamos de ir a certos sítios porque temos medo de deixar uma nota preta.

Abraço
Carla

Anónimo disse...

Divinal foi o petisco de pastéis de bacalhau e uma Super Bock black e poder desfrutar de um golo do Ronaldo,á Madjer.
Grande bicicleta do melhor do mundo, Ronaldo ,á imagem de Madjer,igualmente o melhor do mundo e ...PORTUGUESES.
Ah! E ambos do SPORTINGGGGGGGG
É show de Portugal!
Até a Vecchia Signora aplaudiu de pé.De aplaudir o Fair Play italiano.

Anónimo disse...

Tanta sobranceria de quem sabe perfeitamente que só lá pôs a nota que lá está depois de repetidos avisos meus, e mesmo assim só após um comentário num tom mais forte onde lhe lembrei a sua própria responsabilidade enquanto autora. Claro que esse comentário não foi publicado, mas eu ainda tenho um print que fiz dele antes de o submeter à moderação do blogue. Já que aqui não teve lugar, quer que o divulgue por outros meios, onde, seguramente, chegará ao grande público?
O cúmulo da ironia é ver lá um apontamento de que aquele conteúdo pode ser reproduzido desde que citada a origem. Mas qual origem, se ela não é revelada? Ou espera que citem aquelas receitas como sendo suas?
Aliás, eu própria tenho um blogue culinário e estou só à espera de ver ali uma receita minha sem ser citada a origem.
E já que se limita a fazer copy-paste de outros blogues culinários, podia ao menos corrigir os erros ortográficos, gralhas, etc.

P.S. Este comentário também não vai ser publicado, pois não?

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 11.42
É publicado mas não merece resposta.

MPR disse...

Estive ausente com muitos afazeres e parece-me que cheguei tarde demais para a bacalhoada !
Adoro pasteis de Bacalhau !

MPR