Com este Abril, para mim desolador, conto os dias até ao 1 de Maio, data em que o meu filho Miguel faria sessenta anos. Esta semana é duríssima de passar, porque sempre sonhei que seria uma data a celebrar. Por ele que os fazia e por mim que estava viva e assistia. Não quis o destino que assim fosse. Os amigos sabem, a familia sabe, mas ninguém sabe como proceder.
A vida tem destas dificuldades. Queremos ajudar a suavizar o sofrimento de alguém, mas não encontramos o caminho certo para o fazer. No meu caso concreto, são sete dias mais ou menos silenciosos e a única quebra que faço é talvez o que escrevo neste blogue.
Creio que todas as coisas importantes que acontecem na nossa existência carecem, no imediato, de um profundo silêncio interior. Só quando este está verdadeiramente terminado é que o espírito se abre ao quotidiano e nós estamos capazes de falar sobre aquilo que nos silenciou.
Ao longo da minha vida terei tido cinco ou seis momentos destes. O penúltimo terá sido quando decidi deixar o Banco de Portugal para começar uma nova carreira, que nada tinha de seguro, mas que correspondia a um sonho muitas vezes adiado. Nessa altura precisei, também, de um período silencioso, de uma espécie de caminhada interior ou, melhor, de uma peregrinação intima da qual jamais me arrependi.
São tempos essenciais para, afinal, tentarmos ficar de bem com a vida!
HSC
25 comentários:
🌷
Xi❤ apertadinho
Believe
https://youtu.be/x463zoWpiVI
Ghost
Em pensamento estou consigo.
Um bj.
Irene Alves
Se eu pudesse dava-lhe um grande beijinho e um abraço apertadinho. Como não o posso fazer, deixo aqui, pelo menos, o meu beijinho.
Anabela
Se eu pudesse dava-lhe um grande beijinho e um abraço apertadinho. Como não o posso fazer, deixo aqui, pelo menos, o meu beijinho.
Anabela
Às vezes o silêncio é o melhor «remédio», mas venha sempre aqui. Precisamos de si. Beijinhos e muita força.
O seu silêncio é também, na sua essência, um acto de muita coragem.
Beijinho e abracinho, querida e corajosa Helena.
Não é suposto um filho partir antes dos pais.
Não posso imaginar a dor que isso representa.
Fica na nossa memória a bonomia do seu filho Miguel e o profundo respeito que ele incutia mesmo em quem não concordava com os seus ideais.
Lembro-me de a ouvir dizer ao Herman, numa entrevista há já alguns anos, que não admitia discussões porque era a mãe e não abdicava desse seu estatuto e responsabilidade.
E lembro-me de uma entrevista do seu filho Paulo, também com o Herman, na qual ele afirmava que notava haver uma enorme falta de pais.
Esse é o melhor reconhecimento que podemos ter - o respeito dos nossos filhos.
Fique bem.
Um grande, grande beijinho.
Maria F.Silvestre
Helena
O silêncio dá-nos o que o ruído não dá.
O silêncio diz muito, é preciso ouvi-lo.
Os Amigos
Os amigos amei
despido de ternura
fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria —
por mais amarga.
Eugénio De Andrade
Abraço forte
Carla
Força, Helena.
Senhora,o tempo com vida tem luz...
https://youtu.be/DzpgnY54WmU
Ambrósio.
Conheci o seu filho Miguel num dia da Europa numa visita à escola onde lecciono. Veio discursar para os alunos e foi brilhante!
Depois, à volta de uma mesa, num momento de confraternização, lembro-me de lhe ter admirado a luz que irradiava, a inteligência e o sorriso franco de quem estava presente naquilo que fazia.
Para um mãe é sempre ternurento um elogio às crias! Este é sincero! Ele era brilhante!
E a presença da ausência é sempre muito difícil de viver.
Um beijinho
Em silêncio... com todo o respeito
Zé
Helena... Se me permite. Coincidência ou não... Hoje a caminho de casa falei disso mesmo com o meu marido...dizendo que cada vez acredito mais que as coisas não acontecem por acaso. Tive vários obstáculos... De doença... Um cancro e mais umas "questões de saude" (para abreviar) chatas mas acredito que nada é por acaso. Hoje sou mais atenta, sou mais feliz (não é cliché) e evoluí (enquanto ser humano).
Você é uma referência para mim... uma inspiração. É uma mulher inteligente, pragmática, sensivel que sabe viver a vida, encarar a vida de frente e adaptar-se.
Bem haja! Irei certamente comprar mais um dos seus livros que me ajudam continuar a caminhar com um sorriso e a acreditar que o amanhã será sempre melhor. (De uma jovem😁 de 40anos)
Helena, estou a vê-la no programa do Herman! Tão linda! Neste momento está a falar dos seus filhos... A gargalhada do Miguel... Maravilhoso.
Que agradável surpresa.
Beijinhos
Helena
Gostei tanto de a ver ontem, e mais de a ouvir :)
A psicanalise não é mágica mas para mim foi, sentia-a de essa forma foi dar respostas à criança que babita em mim, estou-lhe grata.
Acho que vai gostar de ler estas entrevistas.
http://anabelamotaribeiro.pt/jose-tolentino-mendonca-73288
http://anabelamotaribeiro.pt/isabel-soares-s-mario-soares-73596
Abraço forte
Carla
Não venho escrever nada que tenha a ver com este seu post específico.
Vim dar-lhe os parabéns. Vi-a ontem no Você na Tv. Sempre bonita, com os seus belíssimos olhos e com essa força que nos alucina.
Costumo gostar de algumas coisas que aqui escreve e costumo gostar menos de algumas outras coisas que aqui escreve. Mas, tenho a dizer-lhe, obrigado. Obrigado por a Helena ser assim.
Pedro
Beautiful image the building You chose well for the theme.
Your blog is very nice,Thanks for sharing good blog.
สมัคร gclub
Helena
Que delicia, tive vontade de fazer algumas coisas que o Goucha leu no seu livro.
É uma musa e das grandes.
Está radiante!
http://www.tvi.iol.pt/vocenatv/videos/nada-nos-acontece-por-acaso/5ae9965a0cf248c46ec58cd2
Abraço
Carla
Gostei muito de a ver hoje, numas imagens na TVI.
Gosto do seu corte de cabelo e da cor.
Podia atualizar a sua foto aqui? É uma mera sugestão.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves
Senhora,a Lovely Day...
Just fly...
https://youtu.be/HmQq6yLe2ww
Ambrósio
Minha querida Helena, hoje não podia deixar de vir aqui dar-lhe um beijinho especial.
Abraço-a.
Helena
Li a sua entrevista na revista Cristina, obrigado por ser assim desnudada nas palavras.
Não sei se viu a entrevista com Fátima Lopes e Judite Sousa, se puder oiça. Senti que a Judite precisava de falar com alguém como a Helena, pense nisso.
Continue a desbravar mentes com as suas palavras, desbravar mentes faz bem a tudo, e mal quando não conseguimos colocar em ação o pensamento.
Abraço
Carla
Enviar um comentário