domingo, 25 de setembro de 2011

O animal que existe em nós


«Por debaixo do verniz civilizacional, todo o homem tem dentro de si um animal à espreita. Infelizmente, se esse verniz for arrancado, o animal vai mostrar a cara. A promessa de concessão de direitos sem a obrigatoriedade de deveres e de recompensas sem méritos foi o que arrancou o verniz na recente eclosão de episódios de vandalismo na Inglaterra.»
«É uma ilusão, senão uma loucura, acreditar que os alemães e os gregos podem pertencer à mesma organização e adequar-se às mesmas normas financeiras. Como impor a mesma moeda, o mesmo sistema e o mesmo modo de vida ao alemão trabalhador, cumpridor das leis, respeitador da hierarquia, e ao grego fanfarrão e avesso às normas?»
«A União Europeia é um objectivo inalcançável, pois foi escolhido pela sua pureza, que exige que todas as diferenças sejam atenuadas, os conflitos superados, e no qual a humanidade deve encontrar-se como sob uma unidade metafísica que jamais pode ser questionada ou posta à prova.»
«Optimismo e utopia em excesso geralmente acabam em nada ou, pior, dão em totalitarismo.».

Este texto foi roubado do blogue FORTE APACHE*, e constitui excertos de uma entrevista concedida por Roger Scruton à revista brasileira VEJA . O seu autor, Pedro Correia, é alguém que respeito muito e sigo com atenção.
O que aqui se diz é importante e faz pensar.

*forteapache.blogs.sapo.pt

HSC

7 comentários:

stiletto disse...

E faz muito sentido (infelizmente).

A União Europeia que se pretende construir parece-me, cada vez mais, uma utopia. As regras têm que se adaptar a cada cultura. Se não se respeita a maneira de ser de cada população não sei como será nem onde vamos parar.

Um Jeito Manso disse...

Concordo.

Dadas as grandes diferenças a todos os níveis e dado que, apesar disso, estamos todos amarrados pela mesma moeda, não sei como é que vamos (nós, países da União Europeia) ultrapassar este enorme buraco financeiro e a enorme crise econónica que se adensa a cada dia que passa, não sei mesmo como é que, sem uma liderança forte, vamos sair disto (em democracia).

Mas, quando penso nisto, sinto uma certa angústia e faço por desviar o pensamento para coisas mais ligeiras. Mas, cá por dentro, ando com esta apreensão.

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena:

A União Europeia não é, na minha opinião, uma uniformização, mas uma união económica, política e monetária (na maioria dos países). Está em crise, não pelas diferenças de costumes, mas porque neste momento há Chefes Políticos que se comportam como não europeus…

Raúl.

Fada do bosque disse...

Nada de novo portanto, e ao totalitarismo voltamos.

Anónimo disse...

Essa conversa está no sentido contrario daquela que diz que se acabarmos com as diferenças entre os povos, também acabamos com as guerras !!!
Assim que unificarmos a lingua, a religião, a comida ,os hábitos ( lazer, desporto, etc) as raças com as misnização , etc . Irradiamos as guerras !!!

O que é que acham desta opinião ??? Também é boa ,não é!!!
O que é que vos parece?
Já estou com o outro!! Há de tudo !

Pôr do Sol disse...

A Mãe Natureza fez-nos todos diferentes.

O Sol decretou tonalidades,cultivos lazeres,a Historia marcou culturas, os hemisférios recursos.

As guerras não acabarão enquanto o homem lutar pelo poder absoluto.

A Globalização não seguiu o sonho e a moeda unica europeia tambem não.
Vamos estando atentos, fazendo a nossa parte para que o futuro dos nossos netos, já não falo no nosso,seja menos mau do que aquele com que todos os dias os profetas da desgraça nos massacram.

aNaTureza disse...

A globalização jamais foi projectada para ser um sonho, mas sim, para o poder ficar na mão de uns poucos.

Estou errada?

Assim, eliminando o poder de uns tantos mais fracotes, é mais fácil ditar regras e fazer com que seja "normal" o que é anti ético e que vai no caminho contrário ao da humanidade como conceito.

Qual sonho? Qual quê?

Temos "olhos" para ver o que acontece todos os dias, perto e longe de nós.