sábado, 14 de março de 2009

Tempos de Verão

Já aqui contei que passo longos períodos sem ir ao cinema. Depois "engulo" dois ou três filmes de uma vez. Hoje, quando tudo apontaria para uma tarde ao sol no meu terraço ou na praia, decidi enfiar-me numa sala, convencida que seria uma das pouquíssimas espectadoras. De facto, assim foi.
Costumo fazer as minhas escolhas pelos realizadores. Os actores são a segunda opção. A menos que seja um Javier Bardem, um bocado de mau caminho que elimina, de imediato, qualquer outra consideração.
Não queria ver dramas, mas na selecção feita, nem o realizador nem os actores me diziam muito. Havia uma Juliette Binoche, de quem gosto, mas que me não empolga. A preferência saíu, assim, do desejo de descansar a cabeça, de gozar do silêncio de uma sala quase vazia e das estrelas dadas pelos críticos de quem mais gosto. Arrematei, deste modo, o L' HEURE D´ÉTÉ, realizado por um senhor chamado Olivier Assayas e pessimamente traduzido por TEMPOS DE VERÃO. Melhor seria que tivessem deixado o título no singular...
O filme é tipicamente francês no desenrolar dos planos e da história. Diria, até, simples como "bonjour". Uma mãe que tem 75 anos e quer falar com o mais velho dos três filhos acerca do que se passará após a sua morte.
A mãe morre algum tempo depois. A fita irá contar a história das partilhas. Iguais às de tantas famílias que conhecemos. Mas fala, também, de laços familiares. Entre irmãos, pais , filhos e netos.
Curiosamente, o diálogo não é o mais importante. É apenas o veículo de transmissão de como as gerações vão evoluindo. Termina, como eu teria terminado, se escrevesse aquele guião. Um soco no estômago, não pela violência, mas pelo choque emotivo que provoca.
Atrás, alguém dizia que a fita deprimia. Ao contrário, eu senti que ali poderia estar um bocadinho do futuro de todos nós...

H.S.C

1 comentário:

mhmalhoa disse...

"(...)Os actores são a segunda opção. A menos que seja um Javier Bardem, um bocado de mau caminho que elimina, de imediato, qualquer outra consideração.(...)".

Que observação tão bem conseguida!Uma pérola!Delicioso!
Parabéns!!
;-)
mhmalhoa