sábado, 20 de agosto de 2022

Autopromoção


Não sou das pessoas que falam muito acerca do que escrevem, embora perceba quem o faça, porque os livros são escritos para serem lidos. Por isso, aqui venho eu dizer-vos que gostaria muito de ver na Feira, neste dia, aqueles que apreciam o que escrevo. Espero-vos muito contente.

Estarei igualmente no Stand da Penguin Random House pelas 16 horas, para quem queira ter os meus livros desta editora autografados.

A todos os que quiserem e puderem ficarei muito grata.

HSC

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Será uma questão de idade?

Durante muito tempo, convencionou-se que nas ligações sentimentais, o homem deveria ser mais velho do que a mulher. Ninguém discutia esse principio, nem mesmo, como no caso dos meus pais, um tinha o dobro da idade da outra.

Os tempos foram correndo e começámos a ter notícia de que, no outro lado do Atlântico, se dava inicio a um processo contrário, em particular no Brasil. Primeiro foram as atrizes, mas depois o movimento alargou-se e  começou a ser natural que tal acontecesse fora do meio artístico. 

Com a ligação especial que os dois países mantêm este posicionamento chegou cá, também. Hoje conheço vários casais nesta situação e a duração do matrimónio não dependeu do fator idade.

Amar tem um lado físico muito importante. A sexualidade é um dos vetores que convém ponderar, antes de uma união se tornar algo de mais sério. Mas essa sexualidade não depende da idade. Depende de um entendimento comum por aquilo que dá prazer a um lado e a outro. E mesmo esse prazer ir-se-á modificando ao longo dos anos. Melhorando nuns casos, piorando noutros. Por causa da idade? Não creio. É a nossa cabeça que comanda os nossos comportamentos. E se ela evoluir, em ambos, da mesma forma  teremos a chance de viver uma sexualidade fecunda e harmoniosa, porque qualquer deles procura cada vez mais, ter maior satisfação.

Claro que a idade traz, também, alguns problemas. Sobretudo, para a mulher cuja fertilidade tem limites. Assim, se para alguém ter filhos for uma prioridade, deve ter em atenção esse ponto. Mas também é verdade, que para os homens a partir de uma certa altura, a virilidade sofre, igualmente, alterações.

Todos nós sabemos isto. Mas não foi isto que impediu o jovem Macron, hoje com 44 anos, de casar com a sua professora, que vai fazer 70 anos, ou seja mais 24 do que ele. 

Escândalo? Na altura, claro que sim, embora se fosse o contrário, ninguém se admirasse. Depois, foi o ataque. O casamento teria sido o disfarce para uma eventual homossexualidade do marido. Depois, depois, habituaram-se e os franceses consideram, agora, que a sua primeira dama tem as mais belas pernas da França.

O amor é demasiado complexo para se adaptar a normas como esta. Como sempre, primeiro estranha-se e depois entranha-se. É mesmo isto que o amor é: algo que se entranha e apodera de nós!

HSC