segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Congresso e o cante alentejano


Para encerrar os trabalhos do Congresso do PS, Carlos César reservou aos socialistas uma surpresa. Com efeito, a fechar a tarde, o grupo de cante alentejano de Reguengos de Monsaraz entrou na sala e sob o peso do silêncio fez-se ouvir, de pé, o novo Património Imaterial da Humanidade.
Julgo que a maior surpresa terá sido para o PCP...

HSC

15 comentários:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=WiFVza58sp8&feature=player_embedded.
Com os cumprimentos,
MT

Virginia disse...


Não é música que me atraia, acho-a monótona, monocórdica e nada impressiva....

Daí ser-me indiferente que seja património do PS ou do PCP ou do Marinho Pinto :)

bea disse...

...Mas foi uma surpresa boa, Helena:) mesmo para o PCP. Alentejanos e cante são como as flores, todos os lugares lhe assentam.

antónio m p disse...

Com o devido e merecido respeito, acho tão forçada a referência ao PCP neste assunto como a referência de António Costa às fotografias censuradas por Estaline - ele que podia ter referido a fotografia de Freitas do Amaral retirada pelo CDS em 2005.

Anónimo disse...


Bom dia Helena!
Foi cante, que ouvi toda a vida, o meu pai cantava muito bem este cante, era dos que dava voz ao início.
Tenho, a certeza que ficaría muito contente, com este reconhecimento.

Bea, que bonito o que escreveu!

Alentejanos e cante são como as flores, todos os lugares lhe assentam.

Carla

Anónimo disse...

Estou consigo Dra Virgínia.Mas parabéns pelo feito.
Diná

Carochinha disse...

Não me diga que o PCP detém os direitos de autor do Cante Alentejano?!

Helena Sacadura Cabral disse...

António mp
A referência que fiz baseia-se num Alentejo cuja ideologia é de predominância comunista. Levar o cante alentejano - acabado de receber um prémio que o torna património internacional- para o fecho do Congresso Socialista, pareceu-me uma apropriação que me não surpreenderia por parte do PC, mas me surpreendeu e, confesso, até incomodou, por parte do PS.
Mas eu não tenho filiação partidária. E quer o fado quer o cante alentejano, agora, são de toda a Humanidade!

Helena Sacadura Cabral disse...

Carochinha
Eu apenas falei de "surpresa" por parte do PCP. Como aliás o fez o PS, quando anunciou que "tinha uma surpresa".
Que eu saiba os direitos de autor não causam surpresa a ninguém. São devidos e são esperados. Logo, são o contrário da surpresa...

Anónimo disse...

Volta e meia la escreve umas agulhadas na oposição, por vezes de uma forma que me parece precipitada. A sra é que sabe... peço desculpa, eu gosto de a ler, mas este registo nao é o melhor. E depois, cante alentejano é pcp? Luisa

bea disse...

Helena (13:36)

Discordo. O cante não tem partido. Os alentejanos, cada um deles - como cada um dos homens do mundo livre - podem, se querem, optar por um partido político. Que, no Alentejo, esse partido seja maioritariamente o PCP é compreensível. Mas o cante é a profunda e ancestral voz da terra subindo à boca dos homens. Transcende qualquer tentativa de apropriação.

Carochinha disse...

Estava a provocar... mas obrigada pela resposta séria! :)

Não percebo o espanto, nem o seu incómodo, sinceramente, precisamente porque se trata de património nacional, de todos os portugueses, e felizmente agora de toda a humanidade. Porque o Alentejo é uma zona predominantemente de ideologia comunista significa que as músicas tradicionais do Alentejo só fazem sentido em congressos do PCP? Acho que não. Fazem sentido até em congressos do CDS. Eu sou do Minho, de uma família de direita, logo só poderia ouvir fado?! Não faz sentido. Ainda bem que há partidos, que há instituições que quebram com essas "regras" estabelecidas que na minha geração, sinceramente, não fazem qualquer sentido. A música é de todos, do vira ao cante, do fado às concertinas.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caros comentadores
É bom verificar que nem o fado nem o cante alentejano têm ideologias, embora qualquer deles represente uma forma de "mágoa" colectiva.
Antes assim!

Helena Sacadura Cabral disse...

Luisa
Embora não goste do registo, a vantagem de não pertencer a partidos é mesmo essa de poder criticar ou elogiar - já o tenho feito - regime e oposição.
Chama-se a isto liberdade e fazer uso pleno dela. De qualquer modo creio que a maioria das pessoas que me lêem terão compreendido a alusão que fiz. Não creio que a direita - seja ela o que for - cante alegremente Gondola, Vila morena. Ou acha que sim?!

Anónimo disse...

Não sei, eu não sou propriamente de esquerda e acho a 'Grandola Vila Morena' um tema lindíssimo! Não me diga que as pessoas de direita também não gostam de 'E depois do adeus'. Engraçado que nunca tinha pensado que o fado é de direita e o cante é de esquerda. Curioso...
Obrigada
Luísa