quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prefixos 707...

Muito possivelmente a maioria dos que têm a paciência de me ler não sabe disto. Mão amiga fez-me chegar a informação e eu agora partilho-a convosco.
Os números telefónicos começados pelo prefixo 707, apelidados pela PT de Únicos, não são considerados fixos pelo que são pagos, mesmo para quem tenha um pacote em que a rede nacional seja gratuita. Até aqui a novidade será pequena.
O problema é que estes números são pagos a peso de ouro por quem os utiliza e são facturados ao minuto. Minuto esse, cujo preço é altamente variável. A título de exemplo a linha de apoio ao cliente da Fnac, cobrava 0,3025/minuto. Mas há quem, por serviço idêntico, cobre o dobro...
O pior reside, contudo, noutra questão. É que uma parte significativa dos serviços do Estado está mudar para este tipo de linha, ao mesmo tempo que nos dá música, cara, enquanto esperamos pelo atendimento. É o caso da DGCI, das Novas Oportunidades do MTSS, da EPUL, da Secretaria de Estado das Comunidades, etc, etc.
As seguradoras vão pelo mesmo caminho nos seus serviços de assistência, não bastando ao segurado a aflição que o seu problema lhe possa causar. Para o resolver terá de ligar para um número destes e esperar, a pagar, que a música termine e a operadora apareça.
Tal prefixo é muitas vezes acompanhado da indicação de "chamada local" ou "número azul", o que é falso porque o prefixo 808 é que corresponde a estas chamadas.
Por isso aconselho vivamente quem se sentir lesado a dirigir-se ao site da autoridade competente, a ANACOM, e apresentar reclamação. Só assim se podem acabar com este tipo de iniquidades. Porque é delas que, de facto, se trata!

HSC

12 comentários:

Anónimo disse...

Mais um truque desse patife do “Zangal” para nos extrair dinheiro fácil. Neste triste e patético país tudo é permitido. Tudo, subentenda-se, trafulhices, vigarices, abusos sobre o cliente. Como dizia um velho tio meu, já desaparecido, “esta cambada, rapaz, só ao tiro!”.
P.Rufino
PS: muito útil, esta informação aqui neste Post. Como tive hoje um desaguisado com essa rapaziada, vou “debruçar-me” sobre esta informação para actuar em conformidade.

Tite disse...

Obrigada pelo serviço público amiga Helena.

Lura do Grilo disse...

Basta pedir o bloqueio destes números manhosos

zeliams disse...

Agradeço imenso.
Sabia que estes números eram facturados, mas desconhecia este superfacturamento!
É vergonhoso...

Zélia

Helena Sacadura Cabral disse...

Lura
Se os bloquear depois não consegue falar para certas repartições públicas, como a DGI...
A solução é impedir que estes números sejam utilizados para as áreas de apoio a clientes ou para informações. E para obter isso só reclamando. Se a reclamação valer alguma coisa, claro!

Raúl Mesquita disse...

Muito obrigado, Helena, por nos indicar o site da Anacom. De facto, já há bastante tempo que me dei conta desta falcatrua vergonhosa e da música exasperante ($$$). Na última factura, que é "detalhada", por telefonar para um número 707... para pedir uma informação urgente paguei só por esse telefonema € 21 !!!

Quem se lembra dos nºs 0800... para informações, grátis? Foi sol de pouca dura!

Temos de impedir estas vergonhas e outras, mas, para tal, temos também de combater a nossa inércia. Eu faço-o.

Raúl M.

Anónimo disse...

Há muito boa gente que, infelizmente, anda a dormir...

Deixo aqui este link http://www.artelecom.pt/index.php?p=59

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Voz a 0 db
Muito obrigada pela informação. Mais uma boa achega. Aqui fica a transcrição que deve levar todos a consultarem o link

"A AR Telecom alargou recentemente a sua gama de serviços às famílias portuguesas. Integrando Televisão Digital, Vídeo-conferência, Internet e Telefone sob uma tecnologia de última geração digital, as soluções para o lar oferecem elevada qualidade e estão preparadas para o desenvolvimento de serviços inovadores."

Anónimo disse...

Lamento mas não tem razão: a taxação dos números únicos nacionas, os que começam por 707, são, como poderá confirmar na página da PT, os seguintes:

Tempo incluído
Preço p/ min.
Com origem na rede fixa PT
Preço inicial com tempo incluído:
€ 0,1000 em H.N./H.E.
60 seg. € 0,1000

Com origem nas redes móveis
Preço inicial com tempo incluído:
€ 0,2500 em H.N./H.E.
60 seg. € 0,2500

Com origem em outros operadores da rede fixa
Tempo incluído
Preço inicial: € 0,1000 com tempo incluído
60 seg. € 0,1000

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo
E aqueles que como eu não são clientes PT?

Anónimo disse...

Conviria que este Anónimo se identificasse. Assinasse por baixo. Como fazem outros Anónimos...como eu, por exemplo. Ou estamos perante um representante do "Dr. Zangal"?
P.Rufino

Yggdrasil disse...

Espero que esta informação ainda venha a tempo...

É certo que muitas pessoas são de facto induzidas em erro por referencias incorrectas na divulgação dos numeros, mas isso não é responsabilidade da PT, mas sim das empresas detentoras do numero.

Os numeros começados por 7 são numeros de custo fixo universal, ou seja, custa sempre o mesmo independentemente do operador de onde é originária a chamada ou da localização geográfica da linha, havendo em alguns casos uma distinção de custo entre chamadas com origem em rede fixa e rede móvel, sendo que via rede móvel é mais caro.
No caso do prefixo 707, 0.10eur+IVA via rede fixa e 0.25eur+IVA via rede móvel (à data deste post).

Toda a informação está disponível desde 1999, aquando do ajuste ao plano nacional de numeração, e pode ser obtida na ANACOM.
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=279035
Espero ter ajudado a esclarecer alguma duvida.
Não estou a defender a PT, não são santos naturalmente, mas neste caso em concreto acho que estão a ser incorrectamente crucificados.

Cumps
Vasco Fonseca