segunda-feira, 20 de maio de 2019

Fatima Lopes


Tenho particular apreço por certas mulheres que conheci na televisão. Na informação sou fã da Clara de Sousa, da Cristina Esteves e da Teresa Dimas.
No entretenimento sou fã da Fátima Lopes e da Cristina Ferreira. Com cada uma delas, por razões diferentes, tenho uma ligações sentimentais que se não explicam, mas que têm por base o profissionalismo com que exercem as suas funções. 
Nos homens o José Rodrigo dos Santos e o Pedro Pinto são os que melhor me informam e o Manuel Luis Goucha quem mais me diverte e está entre aqueles que mais respeito.
Hoje quero apenas referir a Fátima, porque li a excelente entrevista que concedeu ao Mauro Gonçalves do jornal on line Observador. Quem a conhece, como eu, "sente-a" viva e pragmática em tudo o que afirma. 
Conheço-a há perto de 20 anos e, em nenhuma altura, a senti vedeta ou afectada pelos sucessos ou insucessos. É uma mulher bem resolvida, que não quebra perante as dificuldades, que não se vitimiza nem se considera especial. 
Aconselho vivamente a leitura dessa longa conversa, porque nela faz uma análise muito objectiva do actual panorama televisivo. Mas, sobretudo, ensina-nos que sucessos e fracassos todos podemos ter. O que não podemos nem devemos, é baixar por esses factos, a qualidade daquilo que fazemos. Tem toda a razão!

HSC

7 comentários:

Janita disse...

No dia 13 deste mês de Maio, em que a apresentadora completou o seu quinquagésimo aniversário, tive o grato prazer de a poder acompanhar, durante algum tempo, no seu programa «A Tarde é Sua».

Achei tão terno o desvelo com que a Helena cobriu as pernas da Fernanda Serrano, com parte da ampla saia do seu vestido azul.:)
Que cena linda!

Todo o programa foi imensamente enternecedor. De facto, Fátima Lopes é uma grande Mulher.

Cumprimento-a com apreço, Helena.

Pedro Coimbra disse...

A prova que não se coloca em bicos dos pés é um português que vive em Macau desde 1995 não saber de quem se trata.
Até hoje.
Agora fui pesquisar e já sei quem é.
Boa semana

Anónimo disse...

Fatima Campos Ferreira e uma referencia na minha opiniao. Excelente profissional e discreta com a sua vida pessoal (uma mulher do Norte, claro!)

Cristina Ferreira foi beber a fonte das apresentadoras americanas e dos livros de bolso de auto-ajuda... conta-lhes a historia da menina pobre, cria um bocado de historia, mito, transferencias milionarias, repete isso tantas vezes que a mentira passa a ser verdade! Como e que alguem com aquela postura e voz pode estar ha tantos anos a apresentar um programa de TV?

Teresa Guilherme e um caso interessante, uma mulher de garra... mas a quantidade de lixo que trouxe para a TV em Portugal ajudou imenso a tornar uma grande parte da classe media portuguesa estupida e distraida com reality shows.

Por isso nem vejo televisao ha 10 anos (ainda bem que ha Netflix)

Janita disse...

Anónimo [das 19:33, para o caso de aparecer mais algum ]

O senhor/a não vê televisão há dez anos nem presta atenção aos textos que lê e se dispõe a comentar.(mal)

Faz referência a três profissionais do sector audio visual da nossa praça e nem uma palavra sobre a apresentadora aqui referida/homenageada, pela autora do blogue.

Dizer mal do trabalho alheio, é tão fácil, não é?

Peço-lhe desculpa, Dra. Helena.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Drª. Helena vi a homenagem no dia dos anos
da Fátima Lopes, porque também muito a admiro.

Agradeço a informação sobre a entrevista que já
fui ler.

Parece que Fátima Lopes presentemente não está
a ser devidamente tratada pela TVI.Andam desorientados.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

Não aprecio, muito afetada e cheia de si, mas gostava muito dela quando apareceu, tinha uma ingenuidade e uma frescura tocantes. Tudo isso se foi.

Maria Eugénia disse...

Acrescentaria da RTP o jornalista Vítor Gonçalves. Faz umas entrevistas muito boas!
Bj da Maria do Porto