sábado, 29 de abril de 2017

Igreja: Morreu Carreira das Neves (8)


Padre e teólogo franciscano, Joaquim Carreira das Neves nasceu em Caranguejeira, Leiria, em 1934. Morreu hoje, em Lisboa, aos 83 anos de idade. 
Depois da instrução primária, e querendo seguir o exemplo de vida de um tio, missionário em África, entrou para o seminário em Montariol, Braga. Fez noviciado em Varatojo, Torres Vedras, frequentou Filosofia, em Leiria, e concluiu os estudos de Teologia em Lisboa, onde foi ordenado padre em 1958.
Posteriormente, frequentou o Antonianum e o Instituto Bíblico, ambos em Roma, e também o Instituto Bíblico da Flagelação, em Jerusalém. Integrou a Academia das Ciências e em 2005 tornou-se professor jubilado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
A sua presença assídua em programas televisivos deu palco às suas intervenções, mas foi o facto de ter protagonizado um debate com José Saramago, prémio Nobel da Literatura, que o tornou ainda mais popular.
Conheci-o bem, há alguns anos, por causa de uma comum amiga que já não pertence ao número dos vivos. Guardo dele uma imagem complexa. Mas, como foi, sem qualquer dúvida, muito importante para essa minha amiga, julgo que as dificuldades que com ele experimentei se deveram, sobretudo, à pessoa que eu era há 30 anos…
Hoje lamento a sua morte e tenho pena de não ter levado por diante um diálogo que, nestes tempos, seria muito diferente!

HSC

3 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Conhecia-o mais dos programas de televisão.

Dizem que encarou a doença com muita coragem.

Que descanse em paz. Os meus sentimentos à sua

Família.

Cumprimentos,drª. Helena e bom domingo.

Irene Alves

Joaquim Tendeiro disse...

Criei o blog http://surdezprofisional.blogspot.pt com objectivo de denunciar como o Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais – DPRP/ISS – Instituto da Segurança Social, dificulta a vida aos doentes profissionais que sofrem de surdez, quando necessitam de substituir as próteses auditivas.

Acontece que só, consigo visualizar um comentário. Assim, venho por este meio, solicitar a vossa ajuda para a resolução deste problema.

Em Google +, encontram-se dois comentários que esperam ser publicados, não sei como.

Já fiz a experiência, escrevi dois comentários, não aparecem para moderação.

Com os melhores cumprimentos e obrigado, pela vossa ajuda.

joaquimtendeiro22@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde Dra. Helena,
Conheci o Sr. Padre Franciscano Carreia das Neves porque durante muitos anos acompanhei os meus pais à Eucarística Dominical na Capelinha do Hospital de Jesus junto ao Liceu Passos Manuel.
Gostava muito de assistir aí à missa e as suas homílias eram ouvidas com agrado e atenção porque ele sabia fazer-se ouvir, tinha uma voz bem colocada e era um homem muito culto.
Tenho pena que tenha partido e desejo que descanse em paz.
Um Beijinho
FL