quinta-feira, 27 de abril de 2017

Animais de estimação


Nunca tive animais de estimação. Nem mesmo cães, esses que se consideram os melhores amigos do homem. Mas os telejornais de ontem não só deram conhecimento de que essa amizade por vezes se torna raiva, como lembraram o longo historial da série de acidentes havidos recentemente por investidas de cães contra adultos e crianças.
Nada sei da psicologia dos canídeos. Apenas lembro que a minha querida amiga Madalena Fragoso, foi gravemente ferida por uma cão que estimava há já vários anos. E o dela não era de uma raça potencialmente assassina.
Agora que temos um deputado que defende a natureza e os animais talvez fosse ajuizado pedir-lhe que se ocupe de propor legislação que presida à defesa não só destes últimos, mas, sobretudo, à defesa daqueles que, sem qualquer responsabilidade, se vêem num hospital, em consequência deste tipo de agressões, que se está a tornar cada vez mais frequente.

HSC

11 comentários:

Anónimo disse...

Pois é minha senhora, mas já existe legislação. Os cães têm de andar na rua de trela e os de raça potencialmente perigosa têm de andar com açaime. Não falta legislação. Como também não faltam donos que não a respeitam, infelizmente. Como não a respeitam em outros casos. Matam-se todos os dias pessoas e não é por falta de legislação.
Voltando aos cães, são os melhores amigos do homem sim, mas não se pode facilitar. Eu próprio já fui mordido a apartar os meus cães. São animais, todo o cuidado é pouco.
Já conhecemos a sua pouca empatia por animais, não é obrigada a tê-la, de facto. Mas, não se esqueça que há muito mais mortes provocadas por humanos do que por animais. E já nem falo em acidentes. Quantas mulheres já foram assassinadas pelos companheiros este ano? e só estamos em Abril. E quantas ficaram às portas da morte?
E mortes de crianças pelos humanos? quantas? Por familiares, por abusadores...enfim...muito mais do que por cães, nem sequer há termo de comparação.
Já agora gostava de ver aqui post's sobre animais que foram terrivelmente maltratados por pessoas. Nestes últimos dias os jornais deram várias noticias sobre isso. Desde 'cão idoso que foi atirado de uma ponte, dentro de um saco', a 'ninhadas de cães recém-nascidos metidos vivos em contentores de lixo'. E foram humanos a fazer isto, animais racionais. Casos destes também não merecem referência?

Anónimo disse...


Helena
Vivi um episódio traumático com esta raça e com o presa canário tudo no mesmo dia. O dono passeava com os 2 soltos numa mata perto da minha casa, onde existem muitos desportistas, crianças com os pais.
Já vínhamos de regresso a casa quando os 2 atacam o Óscar o meu cão, foi medonho só os vimos correr ao longe. Assim que chegaram perto de nós começaram a morder o meu cão pareciam piranhas possessos, não respondiam ao dono. Eu gritava como uma louca só via o cão a ser puxado pelos os 2, o dono jogou-se ao chão para tentar salvar o meu cão ficou todo rasgado, sobreviveu por milagre.

Quem anda com estes cães à solta sem trela/açaime é tão perigoso como o cão, deviam ser punidos com multas elevadas das quais o valor devia reverter para os abrigos de animais abandonados. Em caso de ataque o dono condenado a prisão, só assim os donos incumpridores da lei pensassem 2 x quando os soltam.
A lei tem que ser dura e crua, o dono é culpado sem dúvida!


Carla

Amor disse...

Eu tenho um que está muito doente e que amo muito.
Não é agressor. É muito mimalho e adora fazer festas a todos e claro receber.
Concordo em pleno com o 3º parágrafo.

Um beijinho :)
Ana

Dalma disse...

Mesmo tendo uma casa com jardim sempre resisti aos pedidos dos meus filhos. A única coisa em que condescendi foi em termos um aquário com peixinhos vermelhos!
Certamente esse Sr. deputado vai estar ao lado do cão agressor é não dá criança agredida...
Falou-se em proibir esses animais, mas passo a expressão, "ficou tudo em águas de bacalhau", segundo tenho ideia!

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 12:50
Os casos que refere, de maridos que maltratam as mulheres, para mim, inserem-se na mesma lista dos animais, não na dos seres humanos. São casos idênticos e também para eles há legislação. Mas a violência doméstica continua
Quanto às pessoas que matam animais nado mortos sem ninguém se preocupar, não acha que também há quem faça o mesmo com seres humanos e com o consentimento das autoridades?
Que diferença há? E não lhe parece mais grave matar seres humanos com o consentimento da lei?
Temos pela primeira vez na AR um deputado para defender estas causa. Já ouviu uma palavras da sua boca? Já algum jornal o questionou? Isso também não o preocupa?

Isabel Mouzinho disse...

Concordo completamente consigo, Helena. Mas somos, definitivamente, atrasados em tudo. Ainda agora o pude comprovar em França, onde não vi cães na rua que não andassem pela trela, nem praias invadidas por cães a correr como loucos, incluindo por cima das pessoas, como se vê tantas vezes por cá.

Anónimo disse...

Desculpe, não percebeu. Os sacos de animais que têm aparecido nos contentores são animais VIVOS, não são nado mortos. Não percebi a que legislação se refere que permite fazer isso a seres humanos.
E tb não percebi essa implicância com o André Silva. A senhora lá sabe. Ah, é verdade, PAN significa pessoas, animais e natureza.
Tenha uma boa noite.
Pedro (anonimo das 12.50)

Helena Sacadura Cabral disse...

Pedro
Não sei a que implicância se refere com o André Silva. É deputado deve ter uma palavra a dizer sobre este assunto. Se chama de implicância, pretender ouvir o deputado que se ocupa destas matérias é, no mínimo, surpreendente.
Quanto à comparação que fiz quem não a entendeu foi o meu caro comentador. Referia-me ao aborto legalizado. Possivelmente estará de acordo com a lei que o regula.

Anónimo disse...

Dra Helena, desculpe, mas em nenhum momento lhe disse ou demonstrei que a sou a favor do aborto. Não leu no meu comentário rigorosamente nada referente a isso.
Eu disse que há vários animais com poucos dias de vida atirados vivos diariamente para dentro de contentores. Na verdade, tem sido com poucos dias de vida, com anos, idosos, enfim tem sido um ver se te avias de animais vivos dentro de contentores do lixo. Não falei de abortos ou esterilizações. Mas já que falou disso, eu só sou a favor da despenalização do aborto em situações muito específicas, uma delas é quando a gravidez resulta de uma violação.
Pedro anónimo das 12.50, um tipo que respeita pessoas e animais.

Maria Eugénia disse...

Também eu estou admirada perante o silêncio do deputado do PAN. Estes cães não são para qualquer dono. Há legislação específica para estas raças mas não a cumprem. E talvez "endurecer" um pouco mais a actual legislação. Pede a GNR, pede a PSP e pede a Ordem dos Veterinários, por alguma razão é...
Bjs da Maria do Porto

Anónimo disse...

Não se pode ignorar o sofrimento de tantos animais

http://media.rtp.pt/animaisanonimos/videos/a-historia-de-zeus/