terça-feira, 18 de abril de 2017

A pós-verdade

Hoje fala-se muito de pós-verdade. Trata-se de um neologismo que descreve uma situação através da qual se pretende criar e modelar a chamada opinião pública de modo a conseguir que os factos objectivos tenham menos influência ou importância do que o apelo às emoções e às ideologias pessoais.
Na cultura política denomina-se política da pós-verdade - ou política pós-factual - aquela na qual o enquadramento do debate assenta em apelos emocionais, desligados dos detalhes da política pública.
Desta forma insistir-se-á sempre na reiterada afirmação de pontos de discussão nos quais os factos são ignorados.
A pós-verdade assenta, assim, na ideia de que “algo que aparente ser verdade é mais importante do que a própria verdade”.
Todavia, para alguns autores a pós-verdade não passa de uma mentira, uma fraude ou uma falsidade, encobertas com o véu do politicamente correcto da "pós-verdade", a qual ocultaria a tradicional propaganda política. 
Depois desta explicação percebe-se bem a utilidade que a expressão encerra e a razão do seu desenvolvimento como instrumento apologético.
A cada um de nós caberá saber distinguir o grau de confiança que merece uma pós verdade e, sobretudo, descobrir aquilo que ela verdadeiramente esconde...

HSC

1 comentário:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Eu não vou nessa na após-verdade.
Tento sempre tentar perceber os factos,
embora por vezes, seja difícil.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves