segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dia da liberdade de imprensa

Na sequência de uma sessão de autógrafos dos livros que ainda posso escrever, lembrei-me da comemoração do dia da Liberdade de Imprensa. A qual, de acordo com o Relatório Anual da Freedom House, desceu pelo sétimo ano consecutivo e enfrenta tempos mais difíceis com a ameaça da crise económica.
De acordo com o relatório, a Itália e Israel desceram da categoria de "países livres" para "países parcialmente livres", o que é entendido como paradigma do declínio da liberdade de imprensa em países democráticos.
De acordo com o director executivo da Freedom House "a profissão de jornalista está encostada à parede e a lutar para sobreviver, à medida que as pressões dos governos, de outros actores poderosos e da crise económica global crescem". De facto, esta crise gera cada vez mais coacção sobre os media ameaçando o clima de lucros a que estavamos habituados nos últimos anos do século XX.
Em Israel as tentativas oficiais de influenciar a cobertura do conflito de Gaza terão sido uma das principais razões da descida. Já em Itália será o recurso crescente aos tribunais para limitar a liberdade de expressão que, juntamente com a concentração dos meios sob a batuta de Berlusconi, se apontam como os grandes responsáveis da queda verificada.
Não tenho elementos sobre Portugal, mas não estou nada descansada quanto ao seu futuro!

H.S.C

1 comentário:

Ogre disse...

Parece que em Portugal 9 jornalistas foram processados pelo 1ª ministro. Onde é que isso coloca Portugal, livre ou parcialmente livre?
Eu também nãi estou nada descansado quanto ao nosso futuro...

Cuumprimentos