quinta-feira, 8 de setembro de 2022

The Queen

"Elisabeth Windsor, Queen of the United Kingdom, passed away. A role model of dedication to people and country. RIP"

A frase acima descreve, em poucas palavras, uma vida grandiosa de alguém que dedicou setenta anos da sua existência à frente dos destinos da Commonwealth. Quando nasci, ela tinha 10 anos e nada a preparava para o destino que viria a ter. Lembro-me bem dos momentos e situações que ditaram a sua vida.

E, não sendo monárquica - porque cresci numa família republicana -, esta forma de organização politica não me incomoda nada porque, entretanto, fui crescendo e aprendendo que são os países que devem escolher a forma como são governados. E, confesso, encontrei muitos príncipes entre os republicanos que conheci.

Então porque eram republicanos? A resposta a esta questão já deu origem a alguns bons livros que li. Mas cá bem no fundo, julgo que grande parte deles não o confessava por receio, medo mesmo, de ferir o "politicamente correto".

A rainha Isabel não poderia nunca ser uma Presidente da Republica. Deu, aliás, uma bela lição de como nós podemos, quando queremos, exercer um cargo para o qual não fomos preparados e exerce-lo de uma forma exemplar.

A rainha Isabel de Inglaterra foi rainha de outros países porque teve a suprema inteligência de nunca os abandonar. Para mim, representou uma rainha a nível mundial e , creio, como tal será sempre lembrada.

Que descanse em paz, ao lado do seu marido, já que sem ele, a viúva, apenas cumpriu os seus deveres de rainha!

HSC

6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Partiu a avózinha do Planeta.
Que repouse em paz.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Subscrevo totalmente as suas palavras.
Que descanse em paz, que bem merece,
porque alguns membros da família
também não lhe deram descanso.
Uma grande MULHER
uma grande RAINHA.
Não será esquecida.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Dalma disse...

Repararam no ar compungido de Camila agora rainha Consorte? Parece-me que lhe adivinhei o pensamento :” com a minha idade em que eu me meti!”
“God save the Queen Consort”

telko disse...

open this site
ittelkom jakarta

Anónimo disse...

Uma mulher do Norte!

Anónimo disse...

🌷