Análise séria e acutilante, humorada ou entristecida, do Portugal dos nossos dias, da cidadania nacional e do modo como somos governados e conduzidos. Mas também, um local onde se faz o retrato do mundo em que vivemos e que muitos bem gostariam que fosse melhor!
sábado, 31 de março de 2012
Uma separação
sexta-feira, 30 de março de 2012
Previsões do BdP
O Boletim Económico do Banco de Portugal reviu ontem em baixa as previsões para a economia nacional, a qual se admite que recue 3,4% este ano e que estagne no próximo.
O factor que mais contribui para a revisão em baixa foi a crise da zona euro, que pode deixar marcas mais profundas que as esperadas no comércio externo português
De facto as exportações são, em simultâneo, a maior esperança e o maior risco da economia portuguesa. O Banco de Portugal (BdP), admitiu ontem uma baixa na sua previsão para as vendas ao exterior.
Portugal tem tido nas exportações, o seu grande suporte e é com elas que terá de contar para que em 2012, a economia não recue ainda mais.
Este ano, "as exportações deverão manter um contributo determinante para sustentar a actividade, ainda que se anteveja um significativo abrandamento face ao crescimento robusto observado em 2011", diz o BdP, explicando que tal se deve à "deterioração marcada das perspectivas de evolução da procura externa".
quinta-feira, 29 de março de 2012
Mais outro corte
"A agência de notação financeira Moody’s cortou nesta quarta-feira o ratingde cinco bancos portugueses, quatro em um nível e outro em dois níveis, e confirmou o rating atribuído a duas instituições bancárias: o BCP e o Montepio".
terça-feira, 27 de março de 2012
Doentio ou ignóbil?
Devo confessar que, muito tempo, fui uma admiradora do casal Strauss-Khan e Anne Sinclair, considerando que acabariam no Eliseu, nas próximas eleições. Como foi possível que tudo isto se tivesse passado e só agora viesse a público?
Como é que um homem com as suas qualidades intelectuais e, parece, tão doentia pulsão, não se submeteu a tratamento?
E como é que Anne Sinclair ignorava tudo, sendo casada com ele há tantos anos? Dá que pensar.
segunda-feira, 26 de março de 2012
As excepções são a regra...
domingo, 25 de março de 2012
A morte
quinta-feira, 22 de março de 2012
Ódio
terça-feira, 20 de março de 2012
Como disse?!
Numa entrevista conjunta com o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair, que se mostrou incomodado mas não fez comentários, a Presidente da Libéria e Nobel da Paz Ellen Johnson Sirleaf defendeu uma lei que criminaliza a homossexualidade. “Gostamos de nós da maneira como somos”, disse.
E eu, confesso, mesmo tendo em atenção os costumes e tradições do país, sinto-me muito desconfortável com a ideia de que uma mulher nobelizada possa fazer tal afirmação. Aqui está um caso em que mais valia estar calada!
HSC
sábado, 17 de março de 2012
A traição do mestre
sexta-feira, 16 de março de 2012
A rotatividade na banca...
Fernando Faria de Oliveira, actual ‘chairman’ da CGD, vai substituir António de Sousa à frente da Associação Portuguesa de Bancos.
quinta-feira, 15 de março de 2012
É a nova revolução, pá!
Mas foi eleito em que condições? E actualmente há satisfação dos portugueses em relação ao poder que foi eleito? E se houver outras eleições haverá satisfação? Não!”, respondeu aquele que foi um dos protagonistas da revolução de 25 de Abril de 1974.
No seu entendimento, “quando há perda de soberania, perda de independência nacional, as Forças Armadas têm de actuar”.
Ficamos esclarecidos. A Otelo a reforma não lhe assenta. Precisa de acção. E, pelos vistos de algum tratamento específico.
Ele sai-nos com cada herói...
HSC
quarta-feira, 14 de março de 2012
A luz que nos alumia
O Partido Socialista numa tirada de rasgo disse, a propósito da saída do Secretário de Estado da Energia que a "demissão é descoordenação do ministro da Economia".
A mim parece-me que o governo anda às escuras e que a "oposição está fundida" como hoje diz diz Ferreira Fernandes na sua crónica. Haja paciência para estas escuridões...
HSC
sábado, 10 de março de 2012
Um Sábado em família
O Artista
quinta-feira, 8 de março de 2012
A seriedade da Lusoponte
Não posso deixar de me perguntar o que se deve chamar a uma empresa que recebe em Agosto a mesma importância em duplicado e a não devolve de imediato.
Antes, em anos anteriores, como naquele mês não se pagavam portagens, a Lusoponte recebia uma compensação paga pelo governo.
Este ano os passageiros perderam o citado benefício e pagaram portagens. Logo, não haveria lugar a qualquer compensação. Mas, por um qualquer erro dos serviços, o pagamento foi realizado e a empresa aceitou-o sem hesitar.
O que é que se chama a tal comportamento?!
HSC