domingo, 31 de janeiro de 2010

Uma boa notícia

A minha amiga Carla Hilário Quevedo, que eu leio sempre com muita atenção, publicava há duas semanas, na sua coluna no Sol, uma nota à qual só agora tive acesso porque ando com as leituras atrasadas. E porque me pareceu uma boa notícia, vou partilhá-la hoje convosco.
De entre 194 paises analisados pela equipa do International Living, Portugal encontra-se na 21ª posição no Indice de Qualidade de Vida. Nos vários vectores tidos em consideração naquela avaliação, as nossas piores notações dizem respeito ao custo de vida, à economia e às infraestruturas. Ao contrário do que acontece na liberdade, saúde e segurança, considerados os melhores aspectos da terrinha.
Convém esclarecer que este índice é construído com base em informações variadas que vão dos sites governamentais, à Organização Mundial de Saúde, à revista The Economist e à opinião de colaboradores espalhados pelo mundo. Logo, não estamos nada mal!
Apesar da França ocupar, pelo quinto ano consecutivo, o 1º lugar, da Suiça ser o terceiro e o Luxemburgo o sexto, nem a Carla nem eu trocaríamos de país. É que ambas nascemos aqui e até conseguimos gostar dos defeitos da nossa terra. Se isto não é patriotismo, então não sei o que será?!
HSC

1 comentário:

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena: O seu sentido de humor desarma-me. A nossa " santa terrinha", no meu caso, Lisboa, que julgo ser também a sua, é, realmente, muito bonita... na baixa, no Castelo e nos bairros mais antigos. Mas patriotismo, não, aí, desculpe-me, mas discordo. Gosto de falar bem português, é verdade (quer crer que ontem dei comigo, HORROR!, a escrever, vá lá, só uma, uma palavra em ortografibraseirês!? É que " eles" (os " linguistas") mandam, convencem... É preciso remar contra a maré com uma força... Bem, voltando ao asunto, e com o mesmo humor, gostar de Portugal, gosto, mas prefiro a Ideia. Viver longe, se puder, e conservar Portugal como Ideia platónica (platônica?) Um beijinho, permita-me, Raúl.