domingo, 14 de janeiro de 2018

JNCQUOI


À semelhança do que acontece com muita gente, nos fins de semana de inverno gosto de gozar a minha casa, a companhia de amigos ou ler e ouvir música.
Abro ao Domingo duas excepções: a missa e o almoço. Tempo houve em que reunia em casa a família, mas com a morte do Miguel nunca mais fiz isso – era demasiado doloroso – e passei a almoçar fora com o outro filho - ou com amigos, quando ele não está - em sítios bastante diferentes, dado que, fora os hotéis, são poucos os locais agradáveis, quentes e tranquilos para se estar.
Curiosamente, foi esta escassez de locais que me tem levado a descobrir verdadeiras surpresas. Foi, há uns meses, o caso do JNCQUOI, um imenso e muito agradável espaço na Avenida da Liberdade, aberto também ao Domingo.
Parece-lhes um título estranho?! Talvez não, se pronunciarem devagarinho e souberem francês. Trata-se da abreviatura em português do "Je ne sais quoi", que significa algo de semelhante a um "não sei o quê", dito como forma de elogio a algo que apreciamos sem saber exatamente qual a razão principal.
É por isto que falo dele. A comida é excelente e o serviço é rápido, com bastantes empregados, sempre de sorriso afável. O ambiente, moderno e caloroso, acolhe-nos como se a nossa presença fosse sempre esperada e indispensável. Fiquei fã e vou lá com alguma frequência. Mas não sei dizer se é a comida ou o ar que se respira, que mais me atrai.
Hoje descobri o bar que existe no andar de baixo, onde estamos rodeados de estantes de vinhos e de especialidades gourmet. Na próxima vez, se for sozinha, é lá que irei parar, dado que a carta e o ambiente são igualmente aliciantes.
O fundador e CEO é Miguel Guedes de Sousa, que além de filho de uma saudosa amiga minha tem, nesta área, um curriculum de fazer inveja aos maiores.
E, para terminar, se gostam, como eu, de “macarrons”, saem de lá e passam à LADURÉE, mesmo ao lado, e abastecem a vossa casa destes maravilhosos doces.

HSC

8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Registo a sugestão para experimentar quando passar em Lisboa (Junho ou Julho).
Boa semana

alfacinha disse...

Na avenida da liberdade há muitos estabelecimentos distintos e é principalmente o ambiente de preferência " je ne sais pas" Como tenho de formular, do mundo melhor. É com certeza , macarons são deliciosos mas, nada melhor que os pasteis de Belém.
Bom Ano

Silenciosamente ouvindo... disse...

OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.Quando for a Lisboa
passo por lá, espero é que seja acessível à
m/bolsa.

Os meus cordiais cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

Tem toda a razão. Já lá fui jantar e apesar de não ser barato tem a melhor tortilha que já alguma vez comi.

Anónimo disse...

Ora aqui está uma boa sugestão. As vezes acontece-me o mesmo. Gosto de sair e almoçar fora com a família ao Domingo e em Lisboa está quase tudo fechado.
Apreciadora de boa comida como a senhora é, acredito que seja uma experiência a fazer. Irei experimentar.

Paulo Abreu e Lima disse...

Vou lá desde que abriu. Do melhorzinho que Lisboa tem.
Abraço.

Anónimo disse...

É de facto como diz. Excelente e com serviço muito agradável.

Anónimo disse...

🌷