quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vamos ter...

O ilustre Presidente da Comissão Europeia devia encarar a possibilidade de, no futuro, vir a exercer um novo mister. Ou até, quem sabe, fazer uma pequena acumulação.
Explico-me. Há alguns anos, numa entrevista, terá dito que "um dia seria Primeiro Ministro. Só não sabia quando...". A resposta foi inteligente e pré monitória!
Agora, questionado sobre o futuro do Tratado de Lisboa, faz também uma previsão, clara, do futuro europeu, quando afirma que " vamos ter o Tratado de Lisboa. Só não sei quando".
Algo aqui soa estranho. É que o Dr. Durão Barroso sabe sempre tudo o que vai acontecer. Só não sabe quando. O que é verdadeiramente preocupante. Porque, ao contrário dele, todos nós sabemos que o futuro é cada vez mais incerto...
Face a esta forma curiosa de conhecimento e de fazer futurologia, será que Durão Barroso só não sabe quando será Presidente da República?
H.S.C

11 comentários:

Raquel disse...

Helena,

Chamo-me Raquel, sou Portuguesa e moro actualmente em Cabo Verde, vim aqui ter devido a uma entrevista sua no programa “Só Visto” que passou aqui esta semana na RTP África.
Estava o meu marido no seu zapping habitual, quando lhe dei um grito para parar naquele canal, tal e qual como se de o Brad Pitt se tratasse (só para perceber a admiração que tenho por si, pois até nem ligo muito ao Sr. Pitt), e disse-lhe “estás a ver, estás a ver, é esta a senhora de quem te estou sempre a falar, a Helena Sacadura Cabral”, como adorei revê-la!

A minha admiração por si vem talvez desde os meus 14 ou 15 anos, quando acho que ainda nem entendia tudo aquilo que dizia e devo-lhe dizer que sinto ou senti-a muita falta de a ouvir, até que ontem pensei “a Helena Sacadura Cabral, é assim toda para a frentex de certeza que deve ter um blog ou qualquer coisa do género”, pesquisa rápida no Google e pronto, agora sim, vou poder saber tudo aquilo que tem a dizer.
Não imagina a minha alegria!

Pedro Vitória disse...

O futuro é incerto mas há factos futuros e certos e, quando o Durão Barroso disse que ia ser Primeiro_ministro era mais que óbvio que o conseguiria como quando afirma que o Tratado de Lisboa vai entrar em vigor também é mais que óbvio (basta relembrar o que se fez à República da Irlanda) para que isso acontecesse.
Quanto a Durão Barroso afirmar que vai ser Presidente da República, para o fazer é preciso que primeiro o queira mesmo para que isso aconteça.

Anónimo disse...

Salvo seja, mas este homem sabe todas as artimanhas e de certeza que sabe, quando vai ser Presidente da República! Eles definem a política Mundial, com muita antecedência... estamos nas mãos deles, com a ilusão que são eles, que estão nas nossas mãos!...
Impresssionante! nem que para isso, mudem tudo na última da hora!
Quem sabe com escutas?!...

Anónimo disse...

Uma velha e já falecida tia minha costumava fazer “futurologia”, como a acusava meu avô: “saibam bem, vem aí um dia, o fim do Mundo!” Esse meu avô respondia-lhe então: “parvoíce, oh Urbana! (assim se chamava a velha senhora) tudo tem um fim, portanto, dizer que ele – o fim do Mundo – virá, não é adivinhar, é constactar o óbvio!” E a tia ficava danada. No caso vertente, DB (não confundir com BD) poderá querer dizer (se o vier a dizer) que um dia será...outra vez “Presidente”, o que tanto pode ser desta República (a nossa, naturalmente, pois então qual?), como de uma Junta de Freguesia (daqui), como de um Conselho de Administração de uma Empresa, como de outra coisa qualquer. São ambições que se respeitam. Bem vistas as coisas, uma vez ter deixado de ser Presidente da CE, é compreensível que queira manter o título e continuar a presidir a algo novamente. O Homem (no sentido Universal, entendamo-nos, pois não conheço pessoalmente DB) é um animal de hábitos e “uma vez habituado”, neste caso, a “presidir”, é complicado “deixar de”. Assim sendo, não me admiraria que viesse um dia a “tentar a sorte” na direcção de Belém, que até nem fica assim tão longe, pelo menos para quem vive, ou tem casa, em Lisboa (como é o seu, dele, caso). E “mastering” bem a língua de Tony Blair e de Sarkosy é meio caminho andado (não se correm riscos de inglês ou francês técnico, por exemplo), sendo que o outro “meio” lhe adviria dos conhecimentos da “Cena Internacional” que tem de sobeja. Sinceramente HSC, olhe que “temos Homem” para o lugar...agora quando? “Providing” que uma vez em Belém não lhe dê a tentação, digamos, por exemplo, de trocar o lugar, uma vez eleito, para ir, por exemplo, Presidir ás NU...e se volte a pisgar, até haverá muitos a votar no homem. Vai ver, HSC! Não quer isto dizer que a Helena, ou eu, lhe confiemos o voto (“gato escaldado”...). Talvez preferíssemos “confiar-lhe” um veto, quem sabe! E quer-me parecer que não seríamos os únicos.
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

Raquel muito obrigada pelas suas doces palavras.
Pedro Vitória acha que depois de sair da Comissão Europeia ele não vai mesmo querer ser PR de Portugal?
P.Rufino o meu voto não apanha ele. Pode falar línguas, conhecer os grandes, saber dos dossiers. Mas falta-lhe algo que considero essencial para representar o meu país. Espero que adivinhe o quê...

Anónimo disse...

Adorei este post. Nada a acrescentar.

P. Rufino gostei imenso da sua analise. A qual deixa aos outros comentadores pouco espaço (ou nenhum) para comentar. Esta tudo dito e super bem.

Julia Macias-Valet

Anónimo disse...

"Eles definem a política mundial com muita antecedência...".
Ó "Fada do bosque" por que é que não diz declaramente que é o CLUBE DE BILDERBERG ?
Falta de coragem?
Grite alto e bom som: eles é que mexem os cordelinhos e mais nada!
Pobre Povo ignorante que caiste nas garras de tal gente.

Anónimo disse...

Anónimo

Falta de coragem tem os anónimos!
Dê lá a cara, quando faz acusações!

Anónimo disse...

Ó Anónimo, (este Ó, também é característica sua)
Pensa que não o estou a topar?! aliás, "M20pinto", ou "Marius herminius". Muda tanto de identidade e não dá a cara, nem nome?! porquê?! quem não deve não teme!
Escorraça os comentadores dos blogues, sente-se só e desiste... pobre JRV, mas pode voltar para o "activismo de sofá", que viram que saiu de lá e já tem mais comentadores, ou jurou perseguir-me, depois desta sua frase?:-" Quanto a si, fada da floresta, por que vc não existe não perderei mais tempo consigo". Depois disto nunca mais me deixou em paz!... Estranho...

Já que tem tanta sapiência, sobre o Grupo Bilderberg e visto que é o único defensor acérrimo, dos métodos deles que conheço, vá discutir o assunto com quem esteja à sua altura! Dou-lhe aqui uns endereços, para atacar os administradores de igual para igual. Ao mesmo tempo, pode ser que os ensine também, ou então lhes chame nomes!

http://paramimtantofaz.blogspot.com/

http://consciencia-verdad.blogspot.com/

http://www.anovaordemmundial.com/

Se quiser mais endereços destes diga que tenho uns 70!
É que isto de atacar os ignorantes, não faz parte da Ética dos sábios...
Atacar sem defender posições e de forma malcriada, já vem de trás. Porque não faz isso no meu blogue?! O Sustentabilidade? trato desses temas por lá, é só pesquisar!

Espero que tenha o azar da administradora deste blogue, a Drª Helena, pesquisar este último endereço, onde todos os seus perfis vão dar, exclusive este último de anónimo... não quis correr esse risco? É que realmente, é de uma pessoa sábia, um blogue assim!



http://m2opinto.blogspot.com/


Só lhe digo uma coisa, quando não se está do mesmo lado, respeita-se o adversário. Além de que a sua característica, é transcrever uma frase, e dizer meia dúzia de barbaridades e bujardas e mais nada!

Anónimo disse...

Fada do Bosque
Fiquei surpreendido com o seu verbo grandiloquente, deste seu último texto.
Parece-me que não terá lido com atenção o texto que escrevi no dia 23 de Outubro, pois pretendia defender exactamente o contrário do que dá a entender na sua prolixa resposta; é preciso denunciar e alertar toda a gente de que o Mundo está sob a gravíssima ameaça que referi.
Sobre o seu equívoco e a propósito,sugiro-lhe a leitura de um excelente conto de Teófilo Braga intitulado "Frei João Sem Cuidados" que conheço desde que aprendi a ler, faz tempo.
Pode encontrá-la facilmente em:
http://enigma.weblog.com.pt/arquivo/184735.html
Saudações

Anónimo disse...

Tão esperto!!!... até mudou de identidade,outra vez, JASPC no post "ai a liberdade".
Afinal, parece que quem nada tem para fazer, é aqui o anónimo, o M2opinto, Marcus Herminius e JASPC!
Os outros é que são todos ignorantes, não é verdade?!