terça-feira, 13 de outubro de 2009

Finalmente, uma mulher!

Finalmente uma mulher consegue o Nobel da Economia. Chama-se Elinor Ostrom e tem 76 anos. Partilhado com um homem - Oliver Williamson - mas, mesmo assim, distinção única para o género a que pertence.
Como mulher e como economista não posso deixar de me regozijar.

H.S.C

5 comentários:

Anónimo disse...

Este ano a Academia Nobel está muito benemérita com as mulheres. Esperemos que o Mundo, até agora governado por homens, comece a mudar!
O que mais me espantou, foi realmente a economia... uma área vista como território quase exclusivamente masculino... Que bom!

Anónimo disse...

Gostava de saber mais sobre ela.
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

Prometo contar.

Helena Sacadura Cabral disse...

Aqui vai. Trata-se de uma economista política com um MBA em ciência política tirado em 1954 na Universidade de UCLA..
Em 1973 funda um workshop em Teoria e Análise Políticas na Universidade de Indiana, no qual conta com a colaboração do marido.
Os seus principais estudos são na área dos recursos naturais onde a sua abordagem se distingue pela enfatização dada à acção do homem sobre os eco sistemas.
Este é o que no momento conheço sobre a senhora que antes deste Nobel já havia recebido vários prémios importantes.

Ângela Ookami disse...

Ex.ª Senhora Dr.ª Helena Sacadura Cabral.

Somos alunas do 12ºano da Escola Básica 2/3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo e no âmbito da disciplina de Área de Projecto, estamos a desenvolver o tema geral “A Primeira República Portuguesa e os seus valores”, sendo um dos pontos a explorar a Emancipação Feminina em Portugal.

Vimos por meio deste blog, e usando este seu artigo sobre a primeira mulher a conseguir um Nobel da Economia, convidá-la a estar presente no dia 25 de Fevereiro de 2010 na nossa escola para debater a evolução da Emancipação Feminina em Portugal, sendo que a Senhora Doutora se destacou neste campo por ter tido a coragem de enfrentar todos para concretizar o seu objectivo, licenciar-se em Economia tornando-se a primeira portuguesa a consegui-lo.

Com os melhores cumprimentos, muito gratas pela sua atenção.

Aguardamos uma resposta o mais breve possível. Gostaríamos de lhe solicitar que se possível respondesse para o seguinte e-mail: marianah_3@hotmail.com

Miranda do Corvo, 5 de Novembro de 2009

Ana Carvalho
Ângela Costa
Mariana Simões
Tânia Carvalho