sábado, 21 de setembro de 2019

Está tudo doido!


O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que “lamenta profundamente” ter escurecido o tom da pele para uma festa, em 2001, depois de a revista Time ter divulgando uma fotografia em pleno arranque da campanha eleitoral no país.
A imagem, que mostra Trudeau, então com 29 anos, na companhia de quatro mulheres, foi retirado de um álbum de final de ano de uma escola privada de Vancouver, onde Trudeau ensinava, e foi captada durante uma festa com o tema das Mil e Uma Noites.

                                                  In Observador

Nem sei o que é mais lamentável. Se o pedido de desculpas, se o politicamente correto que as ditou. Isto numas eleições renhidas, como as que, no Canadá, estão a correr.
Lamentável, é o mínimo que posso dizer!

HSC

8 comentários:

Dalma disse...

O Canadá, onde vivi um ano um ano, tem coisas incríveis como essa dos políticos pedirem desculpa por tudo e por nada... até por atitudes de antepassados longínquos! Ao mesmo tempo a Máfia vive livremente em sociedade desde que não se consiga provar que o membro A, B ou C fez algo. Nesse ano que estive em Montreal um mafioso foi assassinado por um “ sniper” dentro da sua casa. Eu que tinha todo o tempo para mim fui espreitar o funeral e senti-me dentro de uma cena de um filme! Foi um acto social com pompa e circunstância relatado em todos os jornais! Foi mesmo a coisa mais fascinante que assisti naquelas terras!

Unknown disse...

Dr Helena o que lhe pergunto

Anónimo disse...

Isto já está a atingir o patamar da demência! Façamos um cordão sanitário à volta desta gente, porque também os há por cá.
Sobretudo estejamos alerta e tenhamos consciência,também, de outros comportamentos perigosos que estão em marcha, bem visíveis na sociedade portuguesa. Com o objectivo de uniformizar,"domesticar" comportamentos, pensamentos, linguagem e o que lhes aprouver. E os efeitos já se fazem sentir, de modo muitíssimo preocupante, na forma como as gerações mais novas tudo aceitam, sem qualquer contestação, de forma acrítica se não mesmo servil.
A título de exemplo, veja-se o caso que está a acontecer na Uni. de Coimbra: decide-se sem discussão, não são ouvidas as pessoas (conhecedoras e especializadas na área) ou entidades que poderiam dar o seu parecer científico sobre a medida tomada. E, só depois, seria levada democraticamente à discussão por todos os interessados, alvos dessa medida, já munidos da ponderação necessária que leva às boas decisões, porque tomada com base no Conhecimento. Muito me espanta que uma Universidade centenária, cheia de pergaminhos, não promova precisamente os valores da Democracia, a par do Conhecimento e do saber científico.
Cumprimentos, Drª Helena!
Gl

Anónimo disse...

Para nós não faz sentido. Se não soubermos da existência desde o séc.XIX, com início nos USA, dos shows chamados «blackface» em que actores brancos (nem sequer existiam actores negros, não era permitido aos negros subirem aos palcos) com a cara pintada de preto ou castanho, ridicularizavam os negros com piadas ofensivas, para divertimento (dos brancos). Já no séc.XX, surgiu uma nova consciência social, os «blackface» foram criticados, considerados lamentáveis e, a pouco e pouco, foram perdendo popularidade.
Penso que seria improvável em Portugal, em espectáculos, fazer piadas ofensivas com chineses, indianos, por exemplo, ou outras minorias, ou mesmo com o saloio, o alentejano (só dentro de limites cómicos, mas não ofensivos).

Anónimo disse...

É tudo politiquice. Trudeau pediu desculpa por causa dos VOTOS, só por isso.
Hoje vivemos na era do número: audiências, votos, ganhar debates, etc.
Só isso conta, tudo são interesses contabilizados, não interessa se é verdade ou mentira. Os políticos andam à procura de alguma coisa que possa prejudicar os adversários, vale tudo. Os políticos falam de tudo e de nada. Por exemplo, em relação às carnes vermelhas, quem deve falar sobre isso são os cientistas, os investigadores, os nutricionistas, não os políticos e os produtores de carne. Nesse sentido as campanhas são de uma conveniente desinformação e MANIPULAÇÃO.

Anónimo disse...

Deixe lá! Tenho a certeza de que daqui a uns anos, o mesmo Trudeau virá fazer de novo o "mea culpa" sobre esta sua recente atitude, dizendo que não se tinha apercebido de que estava a ceder aos novos populismos e a ser manipulado...
É tudo uma questão de tempo!!! Ou dos tempos.

Anónimo disse...

O Minstrel Show (blackface) existiu até finais dos anos 1970.

Anónimo disse...

Mas são os conservadores que usam as fotografias (já são 3) em que Trudeau, quando tinha vinte e tal anos, e mais novo ainda, surge com a cara pintada de preto, como arma política contra Trudeau. Afirmam até que o pedido de desculpas dele não foi verdadeiro. A verdade é que a votação em Trudeau está em queda, dada a importância deste tema negativo na cultura canadiana, e isso não é politicamente correto nem incorreto, mas deriva do passado e dos sentimentos de um país. A ser politicamente correto, neste caso, é dos conservadores, mas os votos que se desviam de Trudeau, não vão para os conservadores, mas para a abstenção e para partidos mais à esquerda do Partido Liberal de Trudeau.