segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O modelo SS

Hoje, por motivos profissionais, estive meia hora ao telefone, o que é raro em mim porque detesto passar muito tempo com o malfadado e impessoal aparelho nas mãos. Gosto de conversar "olhos nos olhos" e a máquina não me permite tal. Mas reconheço que elas são indispensáveis para quem trabalha e para quem delas necessita como meio de mitigar a solidão. Eu prefiro pessoas.
Mas este colega acaba sempre por transformar uma conversa técnica seca num diálogo gostoso. E assim tendo nós começado com os recibos verdes e a parafrenália de mudanças que se fala vêm aí, acabámos filosoficamente a abordar a capacidade de tomar decisões. 
Contava ele que fora confrontado com alguém que tendo respondido a um anuncio para juniores, se apresentou com 17 anos de trabalho. Já era estranho. Feita a seleção, a pessoa foi escolhida. Quando se lhe comunicou a decisão, disse que precisava de uma semana para pensar, porque não queria dar um passo maior que a perna. 
Calculam a surpresa que esta resposta causou. E foi aí que o meu colega referiu que usou o modelo SS, as iniciais de "ou sabe, ou salta". Ou seja, quem responde a um anuncio de trabalho e é escolhido, ou diz sim ou dá lugar ao seguinte.
Confesso que gosto de pensar antes de agir, mas se isto se tem passado comigo, dificilmente controlaria uma gargalhada. Para esta alma, decidir é responder a anúncios. E assim continuará, sempre com medo de não ser capaz. Percebe-se, finalmente, porque é que tendo 17 anos de vida profissional, responde a um anuncio de juniores...

HSC

3 comentários:

Anónimo disse...

SS - por momentos levei um susto! Mas depois dei uma gargalhada e pensei que há sempre uma raposa do deserto neste Portugal soalheiro.

Dr Zé

Pedro Coimbra disse...

Difícil é não apanhar com um idiota de vez em quando.

PSICANALISTA disse...

SS ? Cruzes canhoto !
A Helena quase me provocou um fulminante AVC !!!