terça-feira, 1 de julho de 2014

O fado e o fadista


Carlos do Carmo é o primeiro português a ganhar um Grammy na categoria "Lifetime Achievement", uma das mais conceituadas e dada aos artistas pelo conjunto da obra produzida ao longo da sua carreira e não pelo êxito alcançado com determinada canção ou álbum.
Nomes como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Miles Davis, Bob Dylan, Billie Holiday, James Brown, Tom Jobim, David Bowie, Leonard Cohen, Johnny Cash ou, neste ano, Kraftwerk, Ney Matogrosso e Los Lobos, já mereceram tal distinção.
O troféu irá ser entregue ao fadista no próximo dia 19 de Novembro , no Hollywood Theater da MGM, em Las Vegas, Estados Unidos da América.
Aos 74 anos de idade, Carlos do Carmo atinge o ponto mais alto da sua carreira iniciada aos 9 anos de idade,  quando gravou um primeiro disco.
São inúmeros os prémios e distinções que, ao longo de meio século, distinguiram a sua arte de respeitar e, ao mesmo tempo, inovar o fado.
Carlos do Carmo seria, com Rui Vieira Nery, um dos maiores defensores do património fadista, tendo ambos protagonizado a candidatura desta modalidade a Património Imaterial da Humanidade, distinção que, em Novembro de 2011, viria a ser atribuída pela UNESCO.
O fadista está de parabéns e o país com ele!

HSC

10 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem
Agora é que o C.C. sempre vaidoso e rei dos petulantes vai inchar como o sapo
Fico à espera do fim da fábula

maria isabel disse...

Parabéns Carlos do Carmo.
Há mais portugueses com valor além dos futebolistas.

Anónimo disse...

Grande Senhor, que só nos honra! E sempre nos representou com a verdade do seu trabalho e o respeito e amor por este país. É o artista e é o homem, que, ainda há pouco, com a serenidade do costume, não esqueceu os nomes dos que perceberam o que ele dizia e permitiram a criação do Museu do Fado, do livro do Rui Vieira Nery e da candidatura do Fado a património da UNESCO.. Já agora, seria simpático que alguma tv negociasse a tempo a transmissão directa da entrega do prémio ao nosso Mestre..

Anónimo disse...

Ninguém de bom senso, discordará da distinção.
Carlos do Carmo é um Senhor, um Cantor, um cavalheiro.
Se, e independentemente dos gostos de cada um, nomes como Kraftwerk e Los Lobos conseguiram ser 'eleitos', o que dizer do nosso Carlos do Carmo?
Que está muitos furos acima dos nomes citados e 'lado a lado' com outros que fazem parte da lista.

Parabéns, Senhor Carlos do Carmo.

Anónimo disse...

Boa noite dra Helena.
Que bom ver o trabalho de mais um português reconheçido mundialmente.
E receber o galardão em vida,melhor ainda.
Parabéns!

Kkkkkkkk

Glória Vieira disse...


Parabéns ao Carlos do Carmo.Que orgulho que eu tenho no FADO e em alguns fadistas. Bem merecido este prémio. Felicidades!

Paulo Abreu e Lima disse...

Prémio muito bem entregue (só não percebo a distinção entre a Academia Latina e a outra: parece uma secção do Resto do Mundo.

De momento ocorre-me uma das músicas que mais gosto:

https://www.youtube.com/watch?v=LhtlfftvI1c

Anónimo disse...


Bom dia Helena!!
Parabéns ao Carlos do Carmo e a Portugal que têm homens que fazem os portugueses reconhecidos no mundo!
Tony Carreira recebeu o prémio de Artista Português mais vendido em todo o mundo, na cerimónia de entrega dos World Music Awards, em Monte Carlo.
Um bem haja a todos!!

Camões

Os reinos e os impérios poderosos,
Que em grandeza no mundo mais cresceram,
Ou por valor de esforço floresceram,
Ou por varões nas letras espantosos.

Teve Grécia Temístocles; famosos,
Os Cipiões a Roma engrandeceram;
Doze Pares a França glória deram;
Cides a Espanha, e Laras belicosos

Ao nosso Portugal, que agora vemos
Tão diferente de seu ser primeiro,
Os vossos deram honra e liberdade.

Carla


patricio branco disse...

tempo de ouvir um homem na cidade e outros fados, alguns com belissima letra de ary dos santos, parabens ao fadista portanto...

Fatyly disse...

Apesar de não ser apreciadora de fado, reconheço desde sempre que é um Sir do Fado e é mais que merecido. Por outro lado fico mais feliz por lhe atribuírem ainda VIVO!