sábado, 12 de julho de 2014

Charme



Como é que se define o charme? E porque é que uns têm e outros não? Trata-se de um sinónimo de sedução? De uma forma especial de encanto? Não sei responder, mas sei reconhece-lo.
Ontem, por razões que não vêm ao caso, revi um dos meus filmes de culto. Trata-se de Out of Africa que conta com dois actores - Robert Redford e Meryl Streep - de quem muito gosto, e de África, um continente pelo qual nutro um amor especial e onde tenho raízes.
Qualquer destes interpretes tem aquilo que eu chamo de charme. Refiro, em especial Redford, que encheu o meu imaginário romântico durante muitos e muitos anos. E, mesmo agora, numa sua foto de septuagenário esse charme continua lá, no olhar, na expressão corporal, no cabelo quase todo branco. Por isso digo que é algo que não tem que ver com a idade ou até com a beleza. Está muito para além disso.
Quando era muito novinha, tinha 15 anos, conheci na Faculdade um colega, bem mais velho, por quem me apaixonei de imediato, com a irracionalidade que tem sempre um primeiro amor. Ele tinha justamente esse "quê" que o tornava especial e me lembrava Redford. 
Ainda hoje, quando olho uma nossa fotografia que tenho na minha mesa de trabalho - havíamos de nos conhecer, anos depois, e de viver uma "estória muito especial" - sorrio perante o charme que dele emana. E nem a sua morte apagou, para mim, o fulgor que relembro desses tempos!

HSC

13 comentários:

Anónimo disse...

:-)

Anónimo disse...

Nunca gostei de homens loiros, mas reconheço-lhe o charme.
África Minha é um filme que revejo todos os anos e nunca me deixa indiferente.

Mateso disse...

oncordo plenamente. O charme é algo que vem da alma ,invade o físico e sorri sempre ao e no tempo.

Anónimo disse...

Out of África é uma viagem simplesmente fascinante de tão tocante e maravilhosa.
Hand on hand...like it.

A

patricio branco disse...

actor de charme e de grande inteligencia, bom director tambem, não interessa as brancas ou as rugas que tem, desde o longinquo descalços no parque que se afirmou e se mantem como sério e exemplar profissional

Fatyly disse...

Vejo esse filme vezes sem conta porque África é tão minha e tudo aquilo não me faz esquecer o berço que me viu nascer.
Os dois actores são charmosos e apesar de não ser grande fã (tenho outros outros:)) de Robert, concordo consigo.

Bom domingo

Portuguesinha disse...

Ah, quer viver uma história tipo "As pontes de Madison Country". O ator é outro - mas também o dizem cheio de charme: Clint Eastewood.

Na nossa lembrança o sentimento fica "congelado". Pouco muda. Claro que ainda se recorda dos sentimentos de há muitos anos. E porque não recordar? É bom lembrar de coisas que nos fizeram sentir bem.

Helena Sacadura Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Sacadura Cabral disse...

Portuguesinha
Felizmente para mim, não só recordo bons momentos passados, como Deus me deu a oportunidade de os voltar a viver, numa fase mais madura da minha existência. E não calcula o quanto me sinto grata por tal dádiva!
E, confesso, foi essa nova chance que me fez perceber o quanto se pode "amar melhor" nessa outra altura da nossa vida, já sem peias ou receios de qualquer espécie!

Anónimo disse...

E,este sim!
http://youtu.be/7PuSGJGyu0c

O outro vídeo foi por engano :-(

Ghost

Anónimo disse...

Havia um autor francês, de que não recordo agora o nome, que dizia que o charme acontecia «s'entendre dire oui, sans se poser aucune question»...

Isabel Mouzinho disse...

Goste-se ou não de loiros (e eu prefiro os morenos, claramente) Robert Redford é, além de um "charmeur", um homem bonito. Um caso óbvio de sedução, pois!
Como o filme de que fala. Não conheço ninguém que não tenha "Out of Africa" como filme de culto e que não tenha sido marcado(a) por ele. mesmo os que, como eu, não sentem nenhum tipo de apelo africano.


Mas o charme é difícil de definir (de resto acho que este assunto já apreceu por aqui mais vezes...). Sobretudo nos casos em que não está assciado nem á juventude, nem á beleza, como diz. É apenas aquele "je ne sais quoi" que só alguns têm e sabem usar na perfeição. Ainda bem... (E há tantos, tantos exemplos...) :))

AEfetivamente disse...

Também eu tenho devoção por esse filme - cujos diálogos aprendi e sei de cor. Fui fã desde muito nova do Robert Redford e o filme "Flôr à Beira do Pântano", com a belíssima Natalie Wood, é outro filme de culto.
Trivialidade: O Robert é Leão com ascendente em Aquário( eu sou o contrário) tornando-se extremamente (a fugir para o totalmente) compatível com Sagitário. :)